• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Conheça a estratégia de “não fazer nada” e ainda ganhar com isso no mercado

Tempo e caixa são aliados do investidor em momentos de juros em patamares extremos, incertezas ou até mesmo em tempos de muito consenso

Por Vitor Miziara

14/05/2024 | 8:02 Atualização: 14/05/2024 | 8:02

Receba esta Coluna no seu e-mail
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

Não estou aqui para mostrar uma estratégia ou uma operação que pode deixá-lo rico do dia para a noite, mas para mostrar para você que, às vezes, não fazer nada também funciona como uma estratégia ou tomada de decisão.

Leia mais:
  • Vibra dá "calote" em CRIs e abre precedente perigoso no mercado imobiliário
  • Onde investir para proteger o patrimônio se o conflito Irã-Israel aumentar?
  • Por que os gringos estão indo embora do Brasil e qual o impacto no dólar?
Cotações
08/04/2026 12h38 (delay 15min)
Câmbio
08/04/2026 12h38 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Está mais do que provado, inclusive com prêmio Nobel na área de “finanças comportamentais”, que muitas das vezes o prejuízo que o investidor tem em operações financeiras ocorre do seu comportamento inquieto, quando se encontra ansioso com a possibilidade de ficar de fora enquanto todos estão fazendo a festa.

Na psicologia isso se chama “Sentimento de Pertencimento”, que é o de querer fazer parte da sociedade ou de participar de alguma ação em conjunto com outras pessoas, de estar presente e pular da ponte junto.

Publicidade

Uma das principais perguntas que recebo de clientes, amigos, familiares e praticamente todos com quem converso sobre o mercado é o “E agora, compro o que?”. Muitas das vezes este investidor não está pensando no longo prazo, nem se é o momento de entrar ou não. Está apenas preocupada em colocar o dinheiro em algum lugar.

  • Saiba mais: Qual investimento da renda fixa rende 12% ao ano

Gosto de revisitar esse assunto quando vemos a Selic muito baixa ou muito alta. O fator que mantém a cabeça “sã” para não fazer nada é o mesmo nos dois casos: tempo.

Quando estamos com a taxa de juros baixa e o dinheiro parado no caixa, como por exemplo em um Certificado de Depósito Bancário (CDB) de liquidez diária rendendo praticamente zero, ficamos nervosos de não ver p recurso alocado, mas ao mesmo tempo dá uma tranquilidade porque os juros estão baixos, então, não estamos deixando de ganhar nada grande. E ainda há tempo para pensar e escolher onde alocar o dinheiro – muitas vezes ele acaba em ativos com mais risco em busca de um retorno maior.

No cenário atual, o tempo também serve como aliado, já que com juros em 10,50% ao ano dá para ficar tranquilo com o dinheiro rendendo quase 1% ao mês sem precisar correr e tomar nenhuma decisão em relação aos investimentos. No meu Instagram (@vmiziara) vou colocar uma tabela mostrando alguns comparativos com investimentos versus tempo e você verá quão interessante parece ser permanecer parado.

Tempo e caixa são aliados fortes do investidor quando há juros altos ou muito baixos, muita certeza ou muita incerteza no mercado. Sim, você não leu errado: muita certeza. São aqueles momentos em que há um consenso tão generalizado de que o algum movimento vai ocorrer que todo mundo fica inquieto querendo participar – o famoso “FOMO”, sigla para o termo em inglês “Fear of Missing Out” que, em tradução livre significa “medo de ficar de fora”.

Não fazer nada em tempos de incerteza

No Brasil há um consenso de que o mercado de ações vai subir forte quando e se o Banco Central baixar os juros certo? Não sei, pode até ser, mas o tempo e o caixa me remuneram muito bem nesse momento para eu ter que desalocar meu investimento seguro e que rende quase 1% ao mês para correr para o mercado acionário em busca de mais retorno. Será que vale?

Publicidade

Ansioso significa aflito, agoniado, angustiado, estressado, nervoso, irrequieto e por aí vai. Você se identificou com algum desses sintomas quando você estava com dinheiro parado em conta para investir?

Deixar dinheiro em conta hoje é um investimento. Sair de um investimento seguro, com renda fixa na conta caixa envolve um custo alto para se arriscar em mercados mais voláteis e que parecem fazer pouco sentido durante tempos de incertezas econômicas, principalmente por que nosso “receio” e segurança estão sendo muito bem remunerados.

Quando não sei o que fazer e sendo brasileiro que sou (leia-se rentista), aproveito o tempo que o mercado me deu – e super bem remunerado – para pensar. Perder eu sei que desse jeito eu não vou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • dinheiro
  • estratégias
  • Investimentos
  • mercado
  • Taxa Selic
  • taxas de juros

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    Dividendos viram ‘colchão’ na Bolsa: veja as carteiras recomendadas para abril

  • 3

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 4

    As maiores pagadoras de dividendos de 2026: quem lidera e quais podem sustentar retornos de até 17%

  • 5

    BB aposta em crédito sustentável sob pressão por resultado financeiro: 'Estamos construindo relações de longo prazo', diz VP

Publicidade

Quer ler as Colunas de Vitor Miziara em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Imagem principal sobre o Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Logo E-Investidor
Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Imagem principal sobre o Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Logo E-Investidor
Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Imagem principal sobre o Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Logo E-Investidor
Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Últimas: Colunas
Bilhões de dólares em jogo: setor digital vira refém de impasse em Brasília
Erich Decat
Bilhões de dólares em jogo: setor digital vira refém de impasse em Brasília

Disputa entre Palácio do Planalto e cúpula do Senado começa a produzir efeitos concretos sobre a capacidade do Brasil de atrair investimentos em tecnologia

06/04/2026 | 14h00 | Por Erich Decat
Páscoa: renovar a vida também passa pelo dinheiro
Ana Paula Hornos
Páscoa: renovar a vida também passa pelo dinheiro

Mudar de vida é um desejo comum, mudar a forma de lidar com o dinheiro, nem sempre

04/04/2026 | 06h00 | Por Ana Paula Hornos
Os diversos tipos de capital para a bioeconomia na Amazônia
Fernanda Camargo
Os diversos tipos de capital para a bioeconomia na Amazônia

Não basta dinheiro, negócios sustentáveis dependem de lideranças locais, formação de equipes, capacidade de gestão, sucessão, governança e execução

03/04/2026 | 08h00 | Por Fernanda Camargo
Investir em saúde é investir no futuro
Carol Paiffer
Investir em saúde é investir no futuro

Da prevenção ao bem-estar, saúde se consolida como um investimento estratégico que gera oportunidades de mercado

03/04/2026 | 07h00 | Por Carol Paiffer

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador