Descomplica, invista!

Vitor Miziara é sócio da Performa Ideias, empresa de análise de mercado. Atua desde 2008 no mercado financeiro com experiência em gestoras, assessoria, análises e mais. Além de empreendedor, atua como investidor ativo em empresas e no ramo imobiliário, sempre em busca de valorização e renda passiva. Entusiasta do mercado, ele discorre sobre cenários e investimentos, sem evitar assuntos polêmicos e críticas abertas.

Escreve quinzenalmente, às terças-feiras.

Vitor Miziara

O que realmente importa na temporada de resultados?

Saiba qual a estratégia que utilizo para saber a hora de comprar e vender empresas

Quando uma empresa não paga suas dívidas, quais são as medidas a serem tomadas? Saiba mais sobre calote em empresa (Fonte: Pexels)

Logo que entrei no mercado financeiro, ficava procurando notícias sobre lucros e prejuízos das empresas pra poder operar e tentar ganhar algum troco na temporada de resultados.

Lia que era esperado lucro, comprava e perdia. Vendia a descoberto (apostando na baixa) empresas que iam dar prejuízo, aí às vezes as empresas subiam até 10% e eu perdia também. Fui atrás de experiencia, conversando com os profissionais de cabelo branco.

Entre várias conversas e exemplos, uma me marcou e uso até hoje para explicar algo muito importante, um dos conceitos mais relevantes do mercado e que você também vai entender.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Na conversa, meu chefe me explicou da seguinte maneira: “Imagina que toda quarta-feira tem futebol e você chega às 23h em casa. Um dia, você conta para sua mulher que vão adiantar esse jogo e vai dar pra chegar às 21h, querendo agradá-la com o novo horário. Mas é lógico que dá errado: você fica bebendo  com os amigos e chega às 22h. Antes do que chegava, mas depois do horário que falou que chegaria. O resultado? Vai ficar tão brava quanto quando você chega às 23h”.

O que aconteceu nesse exemplo é exatamente o que acontece na temporada de balanços: expectativa x realidade!

Não importa uma empresa dar lucro se for menor do que o mercado estima. Mesma coisa o contrário: um prejuízo menor que o esperado pode ser muito positivo. O mercado se posiciona sempre antes, não depois. Por isso o que importa é o resultado esperado, e não apenas o resultado.

Eu gosto sempre de operar contra a expectativa: se esperam lucro, eu vendo; se esperam prejuízo, eu compro. Por que? Por que em “chances” temos sempre 2 contra 1: o resultado pode sempre vir em linha e pior que esperado contra um melhor do que o esperado. O “em linha” é exatamente o que o mercado esperava e pode estar no preço.

Basicamente, se uma empresa espera um lucro forte eu prefiro estar fora ou vender antes pois pode vir abaixo do esperado, em linha ou melhor que esperado. No caso, temos 2 chances que vão bater no preço e apenas uma que pode surpreender pra alta. Mesma coisa no inverso.

Operar resultados não é fácil, representa risco e são operações de forte volatilidade e muitas vezes sem explicação, com alguém aparecendo só depois para explicar os movimentos, os famosos “engenheiros de obra feita”.

Em relação aos resultados, vou divulgar o esperado pelo mercado no meu Instagram @vmiziara e para quem me solicitar por e-mail no vitor@criteriainvest.com.br – espero ajudar ao máximo a ter uma nova forma de enxergar e entender esse movimento tão importante.