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Comportamento

Análise de crédito com uso da IA: como isso impacta o consumidor?

A tecnologia pode aumentar a precisão nas decisões de instituições financeiras e beneficiar o consumidor

Análise de crédito com uso da IA: como isso impacta o consumidor?
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

Em um cenário de inadimplência crescente, o uso de inteligência artificial (IA) na análise de crédito se apresenta como uma ferramenta estratégica para aumentar a precisão nas decisões de instituições financeiras e, ao mesmo tempo, beneficiar o consumidor.

Dados do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Serasa referentes ao mês de julho de 2024 mostram que são necessárias ações para ajudar no processamento de análise de crédito, pois houve um leve crescimento no volume de endividados.

O relatório indica que 72,66 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência e há 136 mil novos negativados no último mês, o que corresponde ao aumento de 0,22% em relação ao período anterior. A maior parte dessa população é composta por pessoas que tem entre 41 e 60 anos (35,1%), seguidos pelos que tem de 26 a 40 anos (34,1%), acima de 60 anos (18,9%) e entre 18 e 25 anos (11,9%).

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A faixa etária em que se concentram os endividados é um grupo que, em teoria, possui independência financeira consolidada e é consumidora. Desse modo, a IA se apresenta como uma tecnologia que amplia o acesso ao crédito para uma parcela maior da população. Instituições financeiras podem integrar múltiplas fontes de dados e, assim, oferecer uma visão mais detalhada dos solicitantes de crédito, o que agiliza e aprimora o processo para tomar decisões.

O impacto da IA na análise de crédito se reflete também no poder de compra do consumidor. Segundo Adriano Romero, diretor da unidade de Digital na Evertec + Sinqia, ao permitir que mais pessoas tenham acesso ao crédito, a tecnologia estimula também o crescimento econômico, uma vez que impulsiona o consumo e estimula novos negócios.

“A personalização das ofertas de crédito com base em análises detalhadas dos perfis dos consumidores aumenta a eficácia das operações financeiras, resultando em maior segurança e rentabilidade para as instituições”, aponta o executivo.

Outro ponto estratégico da IA é o monitoramento contínuo das operações possibilitado por ferramentas de data intelligence. Isso garante que as instituições financeiras possam acompanhar a evolução das análises e concessões. A abordagem promove maior governança e precisão nas auditorias, assegurando a saúde da carteira de crédito.

“Diante dos desafios atuais, a adoção de soluções baseadas em inteligência artificial na análise de crédito é uma estratégia crucial para promover a inclusão financeira e, consequentemente, impulsionar o crescimento econômico”, acrescenta Romero.

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