Comportamento

Falsa herdeira de NY que inspirou série da Netflix volta à cena com novos esquemas para ganhar dinheiro

A russa busca se reinventar como influenciadora após roubar cerca de US$ 275.000 em meados de 2017

Falsa herdeira de NY que inspirou série da Netflix volta à cena com novos esquemas para ganhar dinheiro
Anna "Delvey" Sorokin. (Foto: Getty Images)

Depois de enganar a elite de Manhattan, seria fácil presumir que a reputação e a carreira de Anna “Delvey” Sorokin seriam impossíveis de recuperar — no entanto, a falsa herdeira já está de volta com vários novos empreendimentos.

A fraudadora de Nova York foi condenada e ganhou fama depois que um perfil de uma revista de Nova York foi transformado na série Inventing Anna (Inventando Anna, no Brasil), da Netflix, em que detalhou seus vários golpes e sua prisão subsequente. Ela acaba de receber a permissão de circular livremente a 75 milhas de sua casa no East Village.

Agora, armada com um número de Seguro Social, Sorokin está pronta para trabalhar na New York Fashion Week, que começa em 6 de setembro.

Apesar de sua falta de experiência no setor, a ambiciosa russa de 33 anos conseguiu convencer designers promissores a produzir seus desfiles por meio de sua empresa de relações públicas (RP) com nome arqueado, OutLaw Agency, de acordo com vários veículos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A vigarista que virou executiva de RP também tem uma carreira promissora como influenciadora e grandes planos para um império de mídia, completo com seu próprio livro de memórias, reality show e podcast.

Seu banimento de dois anos nas redes sociais (parte de sua prisão domiciliar) só chegou ao fim em 16 de agosto, mas Sorokin já acumulou mais de 1,1 milhão de seguidores somente no Instagram. “Sou grata por poder controlar minha própria narrativa novamente”, ela disse ao The Daily Mail. “Cometi erros, mas cresci e estou com uma mentalidade diferente agora”, afirmou. “Quero seguir com o resto da minha vida. Espero que as pessoas vejam que mudei e que não sou a mesma pessoa, e que me deem a oportunidade de seguir em frente”.

No entanto, ela usou seu novo alcance na fama da mídia social para brincar com seu passado criminoso. “Eu posso saber uma coisa ou duas sobre mentira”, Sorokin sorriu para a câmera enquanto anunciava o reality show The Anonymous no Instagram. “Confie em mim, eu nunca mentiria para você”, disse ela.

“Gaslighting (forma de abuso psicológico em que o abusador usa mentiras para colocar a culpa na vítima) pode ser uma ótima maneira de progredir”, ela provocou em uma segunda participação especial que promove o novo programa dos EUA.

Não está claro quanto Sorokin ganhou com sua parceria nas redes sociais. A Fortune entrou em contato com Sorokin para comentar.

Anna Delvey Sorokin também tem um livro de memórias e sua própria série documental. Tendo sua vida exposta na imprensa, em vários documentários e na Netflix, agora ela quer esclarecer as coisas — e, claro, ganhar algum dinheiro no processo.

Falsa herdeira terá livro de memórias e documentário

Ela disse ao The Mail que ainda está trabalhando no livro de memórias que começou enquanto estava atrás das grades.

Publicidade

“Eu sou a única pessoa que pode contar minha história. Ninguém mais estava comigo o tempo todo, quando todas essas coisas estavam acontecendo”, Sorokin disse anteriormente à publicação.

Ela também assinou um novo documentário que continuará de onde Inventing Anna parou e a mostrará depois da prisão, cortesia da Bunim/Murray Productions de Surviving R Kelly. De acordo com o The Mail, ela também está lançando um talk show para produtoras.

Enquanto isso, um reality show filmado dentro de seu apartamento no East Village chamado Delvey’s Dinner Club também está em andamento para ajudá-la a se livrar do rótulo de vigarista.

Leia mais: Golpistas usam famosa marca de televisão em pirâmide financeira no Paraná

Em entrevista ao Page Six, o advogado de defesa criminal de Sorokin, Duncan Levin, revelou o que esperar: “Vai lidar com sua arte e design e vai lidar com ela como pessoa e como uma artista talentosa.”

Publicidade

“Estamos no caminho de várias oportunidades realmente interessantes e estamos apenas procurando lugares onde ela terá uma chance justa e onde as pessoas estejam dispostas a dar a ela essa oportunidade de falar por si mesma e contar sua história”, explicou Levin.

No ano passado, a falsa herdeira também lançou seu próprio podcast, The Anna Delvey Show, enquanto estava em prisão domiciliar, que tentou explorar “as noções preconcebidas de infratores de regras” e “noções cansadas do que é certo e errado”, de acordo com sua descrição oficial.

A história de Anna “Delvey”

As várias tentativas de Sorokin de se reinventar como uma influenciadora vêm anos depois que ela foi condenada por furto qualificado e roubo de cerca de US$ 275 mil, enquanto se passava por uma herdeira alemã em Nova York.

Sorokin passou meses enganando bancos, escritórios de advocacia, hotéis, uma empresa de jatos particulares e muito mais antes de ser presa em 2017.

Ela foi condenada de 4 a 12 anos de prisão estadual e liberada mais cedo, no início de 2021, antes de ser levada sob custódia do ICE por ultrapassar o prazo de validade do visto. Em outubro de 2022, Anna “Delvey” Sorokin foi finalmente liberada em prisão domiciliar.

*Tradução livre da história foi publicada originalmente no Fortune.com

Publicidade