Comportamento

BBB 23: prêmio já perdeu metade do valor; veja o impacto da inflação

Reality show estreia nesta segunda-feira (16); valor de R$ 1,5 milhão estagnou em 2010

BBB 23: prêmio já perdeu metade do valor; veja o impacto da inflação
Tadeu Schmidt apresenta o BBB 23. Foto: Globo/Paulo Belote
  • "Desde 2010, o vencedor do BBB leva para casa um prêmio que compra menos do que o vencedor anterior pôde comprar", explicam os especialistas da Warren
  • Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a variação percentual dos preços de bens e produtos no Brasil, o prêmio de R$ 1,5 milhão tem uma defasagem inflacionária acumulada de 114,68% nesses 13 anos
  • O apresentador Tadeu Schmidt informou nas redes sociais que o prêmio pode subir a depender do desempenho dos participantes

O Big Brother Brasil (BBB) estreia nesta segunda-feira (16) na TV Globo com 22 participantes que irão disputar o prêmio fixo de R$ 1,5 milhão.

Nas primeiras quatro edições, era pago R$ 500 mil ao vencedor. Depois, o valor subiu para R$ 1 milhão. E, há 13 anos, o valor estagnou em R$ 1,5 milhão. “Isso significa que, desde 2010, o vencedor do BBB leva para casa um prêmio que compra menos do que o vencedor anterior pôde comprar”, explicam os especialistas da Warren em estudo publicado na internet no dia 14 de janeiro de 2022, com o título “O prêmio do Big Brother Brasil deveria valer o dobro — e a culpada é a inflação”.

Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a variação percentual dos preços de bens e produtos no Brasil, o prêmio de R$ 1,5 milhão tem uma defasagem inflacionária acumulada de 114,68% nesses 13 anos. É o que aponta Thiago Martello, educador financeiro e especialista de investimentos da Martello Educação Financeira. Veja nesta matéria se o vencedor do BBB precisa pagar Imposto de Renda.

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Na prática, o prêmio pago pelo BBB deveria ser de R$ 3,22 milhões para que o vencedor pudesse comprar os mesmos itens que o vencedor do BBB 10, Marcelo Dourado, conseguiria na época. Vale lembrar que o IPCA é formado por uma cesta de produtos que representa o consumo médio de uma família brasileira.

Na visão de Martello, essa elevação no valor final do prêmio não ocorreu porque o programa já é “um sucesso absoluto” e, mesmo com diversas polêmicas, muitos brasileiros seguem se inscrevendo. Tanto que as inscrições para a edição deste ano encerraram em menos de 24 horas. “Além disso, muitos querem ir para aparecer”, afirma o especialista.

O apresentador Tadeu Schmidt informou nas redes sociais que o prêmio pode subir a depender do desempenho dos participantes. No entanto, o valor não foi informado pela TV Globo até o momento.

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