• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Como as varejistas se preparam para lucrar na Black Friday

Lojas de bens duráveis focam na venda de televisores em meio à Copa do Mundo

Por Talita Nascimento, Estadão Conteúdo

21/11/2022 | 4:58 Atualização: 21/11/2022 | 7:50

Varejistas acreditam que consumidor quer produtos relacionados à Copa do Mundo | Foto: Envato Elements
Varejistas acreditam que consumidor quer produtos relacionados à Copa do Mundo | Foto: Envato Elements

Com a Black Friday, muitas varejistas apostam na data para compensar o terceiro trimestre fraco em vendas. Apesar de ocorrer no mesmo período que a Copa do Mundo, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) mostra que os desejos do consumidor neste ano não obedecem apenas a paixão pelo futebol. Ainda assim, quem vende bens duráveis acredita que os clientes vão deixar a sala de estar mais equipada para assistir aos jogos.

Leia mais:
  • Vai comprar na Black Friday? Veja dicas para aproveitar as ofertas
  • Como curtir Copa, Black Friday e fim de ano sem se endividar
  • Copa costuma ter efeito positivo nas ações do campeão, diz Santander
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A camisa da seleção avançou mais de 1.700% no desejo dos consumidores em 2022 em relação ao ano passado. Mas essa variação elevada se deve ao fato de que em 2021 a intenção de compra era muito baixa, com nota 5 na pesquisa do Ibevar. Agora, às vésperas do mundial de futebol, atingiu a intenção máxima de compra: 100.

No caso das TVs, a intenção de compra teve avanço bem mais modesto, com alta de 1,7% (saindo da nota 88, para 90). O mesmo ocorreu com os smartphones, para os quais a intenção de compra cresceu 0,5%, mantendo a nota 93.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Enquanto isso, outros itens, sem relação alguma com a Copa, viram a intenção de compra subir mais agressivamente. O desejo por uma máquina de lavar nova aumentou 18% (de 84 para 100); por drones, 20% (de 67 para 80); e por ar condicionado, 58% (de 63 para 100).

As estratégias das varejistas para atrair público nesse cenário de Black Friday em meio à Copa do Mundo varia. Para a rede MadeiraMadeira, a expectativa é triplicar o movimento em suas lojas físicas (que funcionam como um catálogo palpável e sem estoque: as guideshops). Hoje são 100 unidades dessas espalhadas pelo País – inauguradas em um tempo recorde de 18 meses.

No mês de novembro, a MadeiraMadeira prevê um crescimento de pelo menos 30% no fluxo. Para a semana da Black Friday, a mais intensa para o varejo, a expectativa é de mais de 90 mil clientes circulando ante os 45 mil semanais em períodos normais. A empresa espera ainda um crescimento de, no mínimo, 25% sobre os mais de R$ 40 milhões vendidos na Black Friday de 2021.

Para entender o que os consumidores estavam procurando para a casa durante as pré-promoções do varejo, a companhia fez um levantamento em uma base de mais de 36 milhões de buscas. Os dados mostraram que guarda-roupas foi o item mais procurado na plataforma durante o período, com mais de 6,2 milhões de buscas.

Publicidade

Além disso, a rede entendeu que, com a proximidade da Copa do Mundo, os clientes investiriam especialmente na renovação da sala para assistir aos jogos. A categoria de móveis para sala, como sofás e poltronas, também ficou entre as mais buscadas, representando cerca de 3 milhões de pesquisas.

A MadeiraMadeira já previa esse movimento e espera vender, por exemplo, mais de 9 mil itens de estofados somente durante a semana da Black Friday.

Bens duráveis

Nas varejistas de bens duráveis, a aposta também é na sala de estar, mas com foco na venda de televisores. O Magazine Luiza vendeu mais de 1 milhão de aparelhos de TV na última Copa e quer vender um número maior neste ano. Para isso, lançou uma campanha de Black Friday adiantada para televisões.

Publicidade

As ofertas da sexta-feira de promoções que se estendem por todo o mês são espalhadas por diversas categorias de produtos, mas só as TVs ganharam campanha própria. A Via, que também adiantou as promoções de Black Friday, se diz preparada para o evento e fez campanha prometendo PIX nos gols do Brasil no mundial para os clientes que atenderem às exigências da promoção.

A Americanas também faz promoções para a data, mas a gestão da companhia afirmou a investidores que a demanda por bens duráveis segue em patamares parecidos com o que foi visto no terceiro trimestre. A empresa informou, porém, que está ampliando sua presença no interior do País para a data de promoções. Só neste mês de novembro, serão mais 11 novas lojas físicas inauguradas em sete Estados brasileiros e no Distrito Federal – a maioria delas em cidades distantes dos grandes centros.

Moda

Nas varejistas de moda, as expectativas em relação às vendas variam, já que os jogos do Brasil costumam tirar público das ruas e, consequentemente, afetam os negócios.

Publicidade

Ainda assim, elas se preparam para a data. Na campanha de Black Friday deste ano da C&A, um dos destaques é o aprimoramento do WhatsApp como canal de vendas e atendimento.

A ferramenta, que já é responsável por mais de 50% das vendas on-line da companhia, agora pode ser usada para tirar dúvidas, fazer sugestões, comentários e até reclamações. A adequação integra o canal de relacionamento ao cliente ao WhatsApp. Para isso, a C&A contratou mais de 100 pessoas que estarão totalmente dedicadas ao atendimento digital via WhatsApp da companhia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Copa
  • Futebol
  • Varejo
  • Vendas
Cotações
19/08/2025 18h19 (delay 15min)
Câmbio
19/08/2025 18h19 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Economista renomado diz que é “temporada de pânico” nos mercados; veja as projeções

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 4

    Queda do dólar: entenda a desvalorização, até onde a cotação pode chegar e o impacto na liderança da moeda americana

  • 5

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como as bolsas de Nova York afetam o Ibovespa?
Logo E-Investidor
Como as bolsas de Nova York afetam o Ibovespa?
Imagem principal sobre o Qual é a data do próximo pagamento do INSS? Veja o cronograma de agosto
Logo E-Investidor
Qual é a data do próximo pagamento do INSS? Veja o cronograma de agosto
Imagem principal sobre o 7 vilões da conta de luz que pesam no bolso durante a bandeira vermelha
Logo E-Investidor
7 vilões da conta de luz que pesam no bolso durante a bandeira vermelha
Imagem principal sobre o Homens também têm direito à pensão alimentícia paga pela ex-mulher?
Logo E-Investidor
Homens também têm direito à pensão alimentícia paga pela ex-mulher?
Imagem principal sobre o Aposentadoria sem idade mínima? Entenda quando isso é possível
Logo E-Investidor
Aposentadoria sem idade mínima? Entenda quando isso é possível
Imagem principal sobre o Quanto ganha o grupo dos 1% mais ricos do Brasil?
Logo E-Investidor
Quanto ganha o grupo dos 1% mais ricos do Brasil?
Imagem principal sobre o Reavaliação do BPC 2025? Veja o que mudou para quem recebe o benefício
Logo E-Investidor
Reavaliação do BPC 2025? Veja o que mudou para quem recebe o benefício
Imagem principal sobre o Este é o valor ideal para economizar aos 20 anos; veja se você já atingiu
Logo E-Investidor
Este é o valor ideal para economizar aos 20 anos; veja se você já atingiu
Últimas: Comportamento
Moedas mais negociadas em julho: procura do brasileiro por viagem barata e neve coloca surpresa em ranking
Comportamento
Moedas mais negociadas em julho: procura do brasileiro por viagem barata e neve coloca surpresa em ranking

Dólar, no entanto, segue na liderança pelo 10º mês consecutivo, na frente de euro e libra esterlina

14/08/2025 | 13h09 | Por Manuela Miniguini
Esta é a carta que Warren Buffett enviou aos seus gerentes por mais de 25 anos: “Podemos nos dar ao luxo de perder dinheiro, mas não a reputação”
Comportamento
Esta é a carta que Warren Buffett enviou aos seus gerentes por mais de 25 anos: “Podemos nos dar ao luxo de perder dinheiro, mas não a reputação”

Texto circula nas redes sociais, meses antes da aposentadoria do magnata do comando da empresa de US$ 1 trilhão, a Berkshire Hathaway

09/08/2025 | 07h40 | Por Jessica Coacci, da Fortune
Dia dos Pais: 49% dos brasileiros querem dar presente, mas promoções decidem compra; veja quanto vão gastar em 2025
Comportamento
Dia dos Pais: 49% dos brasileiros querem dar presente, mas promoções decidem compra; veja quanto vão gastar em 2025

Intenção de compra é maior no Nordeste, enquanto no Sudeste os gastos devem ser os maiores, diz pesquisa

02/08/2025 | 04h55 | Por Raphael Leites
“Jamais imaginaria isso quando escrevi o livro”; veja o que autor de ‘Psicologia Financeira’ diz sobre criptomoedas
Comportamento
“Jamais imaginaria isso quando escrevi o livro”; veja o que autor de ‘Psicologia Financeira’ diz sobre criptomoedas

Morgan Housel diz que mercado de ativos digitais ilustra perfeitamente o conceito central de seu best-seller; confira

30/07/2025 | 15h55 | Por Igor Markevich
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador