O que este conteúdo fez por você?
- Nos últimos cinco anos, o custo da energia elétrica no Brasil aumentou em 47%, o que contribuiu para que o país subisse no ranking mundial
- De acordo com o estudo, do total do custo pago pelos consumidores no Brasil, apenas 53,5% são efetivamente utilizados para a geração, transmissão e distribuição da energia
O Brasil tem a segunda conta de energia elétrica mais cara do mundo, de acordo com um levantamento feito pela plataforma de cupons de descontos CupomValido.com.br, com dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Segundo a pesquisa, o País fica atrás somente da Colômbia no custo da eletricidade.
Leia também
O custo da energia elétrica no Brasil aumentou 47% nos últimos cinco anos, o que contribuiu para que o País subisse no ranking mundial, sendo seguido por Turquia (3.º), Chile (4.º) e Portugal (5.º). Do outro lado do ranking, os cinco países que pagam mais barato pela energia elétrica são Noruega, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça – primeiro ao quinto lugar, respectivamente.
O CupomValido.com.br analisou o custo de 200 kWh (Quilowatt-hora, medida do setor de energia) ajustado pela renda per capta de cada nação.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com o estudo, do total do custo pago pelos consumidores no Brasil, apenas 53,5% são efetivamente utilizados para a geração, transmissão e distribuição da energia. Os 46,5% restantes do valor da conta são compostos por taxas, furtos, impostos e ineficiências.
Em relação ao furto de energia, há a estimativa de que só neste ano as perdas já somam mais de R$ 5,4 bilhões.