• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

The Economist: Quanto vale uma celebridade?

O Cameo, um serviço online que oferece vídeos personalizado de famosos, está cuidando disso

Por E-Investidor

07/03/2021 | 5:00 Atualização: 07/03/2021 | 11:25

Steve Wozniak, cofundador da Apple e um dos nomes famosos presentes no Cameo (Foto: Aly Song/Reuters)
Steve Wozniak, cofundador da Apple e um dos nomes famosos presentes no Cameo (Foto: Aly Song/Reuters)

(The Economist) – “O autor deste artigo merece um bom aumento”, diz Bret “The Hitman” Hart, um lutador profissional dos anos 1990. “Ele é o melhor que há, que já houve, e melhor dos que virão,” acrescenta, como diz o seu antigo bordão. O seu correspondente pagou a Hart a quantia de US$150 para cantar as suas virtudes.

Leia mais:
  • Por que as lições do episódio “Big Short” voltaram a ser relevantes
  • 12 TED e TEDx Talks para inspirar investidores e empreendedores
  • Atletas S.A: Como três atletas explicam a gestão financeira de suas carreiras
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hart é um das 10 mil celebridades do Cameo, um serviço on-line em que qualquer pessoa pode pedir a um famoso que filme breves mensagens. A sua popularidade cresce à medida que as celebridades buscam novas fontes de renda e os consumidores confinados vão em busca de maneiras de gastar dinheiro. No ano passado, eles pagam cerca de US$ 100 milhões por vídeos de 1,3 minutos, mais do que nos três últimos anos juntos. Os talentos no site variam de Jack Nicklaus, jogador de golfe (US$ 1000 por clip), e Vicente Fox, ex-presidente do México (US$ 300), e Barkley, o Cachorro (US$ 5).

O Cameo, como o Uber, é um mercado de duas faces. Mas a maioria dos usuários do Uber não se importam com a marca do carro que aparecer, desde que seja limpo, seguro e os leve ao seu destino. No Cameo, a relação emocional entre um fã e um astro é o que importa. “O preço que o mercado dará depende do valor que está sendo criado para um cliente em potencial”, diz Jill Avery, professora da Escola de administração de Harvard que estudou como os influenciadores online se atribuem um preço. Mas é difícil de calcular algo como “valor” quando se trata de emoção.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como as celebridades imaginam os seus valores? Uma das maneiras é por um simples cálculo de custo-oportunidade. Steven Galanis, o presidente do Cameo, lembra que falou a um jogador de basquete a respeito de um contrato anual de US$ 25 milhões. Para uma semana de trabalho de 40 horas com um descanso a cada quinze dias, isto significa US$ 208 por minuto. “Se ele cobrasse US$ 100 e participasse por dois ou três minutos poderia ganhar mais dinheiro no Cameo”, diz Galanis.

Entretanto, a maioria das celebridades é freelancer. Elas poderiam tentar duas estratégias, diz Jill Avery. Uma é a “redução do preço” – começando alto e depois ir baixando o preço à medida que a demanda cai. A outra é a “penetração do preço”, começando baixo para maximizar o volume. As celebridades frequentemente usam ambas, dependendo de quanto tempo elas têm.

Outro método é testar o mercado. Este é surpreendentemente pouco usado. Embora as celebridades possam alterar os seus preços à vontade, somente cerca de 30% fizeram isto pelo menos uma vez, e menos de 10% fizeram mais de cinco vezes.

São alegados os motivos menos racionais, também. Snoop Dogg, um rapper famoso por fumar grandes quantidades de maconha, insistiu em cobrar US$ 420, número associado à cultura da erva. Ele não conseguia atender à demanda e, por fim, aumentou a sua taxa para US$ 1.000. Outros cobram um prêmio sobre os possíveis rivais ou, como manda o ego, atribuir-se um preço alto. Mas a realidade acaba falando mais alto.

Publicidade

Galanis lembra de uma personalidade da TV que começou com US$ 60 e achou que a demanda ficou inelástica até US$ 99. Mas quando elevou o seu preço para US$ 125, a demanda caiu pela metade. O valor, como a fama, são os fãs que decidem.

(Tradução de Anna Capovilla)

© 2021 The Economist Newspaper Limited. Direitos reservados. Publicado sob licença. O texto original em inglês está em www.economist.com

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Cameo
  • Comportamento
  • Quanto vale uma celebridade?
  • Uber
Cotações
23/12/2025 9h46 (delay 15min)
Câmbio
23/12/2025 9h46 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem regras padronizadas, Pix Parcelado confunde e pode sair caro; veja os riscos

  • 2

    Axia (AXIA3;AXIA6): o que muda para o investidor com a criação de nova classe de ação

  • 3

    Ibovespa oscila mais em anos eleitorais – e 2026 pode ser pior, dizem especialistas

  • 4

    O mercado de criptomoedas de US$ 300 bilhões que pode mudar a forma como seu dinheiro circula

  • 5

    Por que a Geração Z está “desistindo” da casa própria e mudando sua relação com trabalho e dinheiro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA 2026: veja o calendário de pagamento em São Paulo
Logo E-Investidor
IPVA 2026: veja o calendário de pagamento em São Paulo
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja números que o Gemini escolheria para ganhar R$ 1 bilhão
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja números que o Gemini escolheria para ganhar R$ 1 bilhão
Imagem principal sobre o Loteria Federal de Natal: qual a probabilidade de premiação?
Logo E-Investidor
Loteria Federal de Natal: qual a probabilidade de premiação?
Imagem principal sobre o Lotofácil 3569: VEJA NOVO HORÁRIO; prêmio será de R$ 1,8 milhão hoje (22)
Logo E-Investidor
Lotofácil 3569: VEJA NOVO HORÁRIO; prêmio será de R$ 1,8 milhão hoje (22)
Imagem principal sobre o Saiba quando novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago
Logo E-Investidor
Saiba quando novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (22/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (22/12)
Imagem principal sobre o FGTS: moradores de Itirapina (SP) podem solicitar saque calamidade até 2026; veja prazo
Logo E-Investidor
FGTS: moradores de Itirapina (SP) podem solicitar saque calamidade até 2026; veja prazo
Imagem principal sobre o Mega-Sena: quando voltam os sorteios tradicionais da loteria?
Logo E-Investidor
Mega-Sena: quando voltam os sorteios tradicionais da loteria?
Últimas: Comportamento
Por que a Geração Z está “desistindo” da casa própria e mudando sua relação com trabalho e dinheiro
Comportamento
Por que a Geração Z está “desistindo” da casa própria e mudando sua relação com trabalho e dinheiro

Com imóveis cada vez menos acessíveis, jovens gastam mais do que economizam, reduzem esforço no trabalho e recorrem a investimentos arriscados, apontam pesquisas acadêmicas nos EUA

21/12/2025 | 05h30 | Por Sydney Lake, da Fortune
Bolha de IA? Harari, Burry e Dalio, gurus do Vale do Silício, explicam como veem a euforia que domina as bolsas
Comportamento
Bolha de IA? Harari, Burry e Dalio, gurus do Vale do Silício, explicam como veem a euforia que domina as bolsas

Disparada dos investimentos no setor divide nomes influentes das finanças globais, que discordam sobre o risco de um estouro iminente

18/12/2025 | 09h34 | Por Isabela Ortiz
Era pós-Buffett avança: Berkshire nomeia novo CFO e analistas alertam para mais saídas
Comportamento
Era pós-Buffett avança: Berkshire nomeia novo CFO e analistas alertam para mais saídas

Após quatro décadas, CFO histórico deixa o cargo e reforça a transição de poder na Berkshire, às vésperas da saída de Warren Buffett

17/12/2025 | 17h31 | Por Sheryl Estrada, da Fortune
Hábitos financeiros de gerações Z e Alpha: mais gastos com vestuário e uso recorde das “caixinhas” do Nubank
Comportamento
Hábitos financeiros de gerações Z e Alpha: mais gastos com vestuário e uso recorde das “caixinhas” do Nubank

Pesquisa do banco digital mostra aumento de poupanças definidas como “Presentes de Natal”, “Amigo Secreto” e “Parcelas Ano Novo”; veja como os jovens consomem

17/12/2025 | 10h00 | Por Camilly Rosaboni

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador