• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

The Economist: Quanto vale uma celebridade?

O Cameo, um serviço online que oferece vídeos personalizado de famosos, está cuidando disso

Por E-Investidor

07/03/2021 | 5:00 Atualização: 07/03/2021 | 11:25

Steve Wozniak, cofundador da Apple e um dos nomes famosos presentes no Cameo (Foto: Aly Song/Reuters)
Steve Wozniak, cofundador da Apple e um dos nomes famosos presentes no Cameo (Foto: Aly Song/Reuters)

(The Economist) – “O autor deste artigo merece um bom aumento”, diz Bret “The Hitman” Hart, um lutador profissional dos anos 1990. “Ele é o melhor que há, que já houve, e melhor dos que virão,” acrescenta, como diz o seu antigo bordão. O seu correspondente pagou a Hart a quantia de US$150 para cantar as suas virtudes.

Leia mais:
  • Por que as lições do episódio “Big Short” voltaram a ser relevantes
  • 12 TED e TEDx Talks para inspirar investidores e empreendedores
  • Atletas S.A: Como três atletas explicam a gestão financeira de suas carreiras
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hart é um das 10 mil celebridades do Cameo, um serviço on-line em que qualquer pessoa pode pedir a um famoso que filme breves mensagens. A sua popularidade cresce à medida que as celebridades buscam novas fontes de renda e os consumidores confinados vão em busca de maneiras de gastar dinheiro. No ano passado, eles pagam cerca de US$ 100 milhões por vídeos de 1,3 minutos, mais do que nos três últimos anos juntos. Os talentos no site variam de Jack Nicklaus, jogador de golfe (US$ 1000 por clip), e Vicente Fox, ex-presidente do México (US$ 300), e Barkley, o Cachorro (US$ 5).

O Cameo, como o Uber, é um mercado de duas faces. Mas a maioria dos usuários do Uber não se importam com a marca do carro que aparecer, desde que seja limpo, seguro e os leve ao seu destino. No Cameo, a relação emocional entre um fã e um astro é o que importa. “O preço que o mercado dará depende do valor que está sendo criado para um cliente em potencial”, diz Jill Avery, professora da Escola de administração de Harvard que estudou como os influenciadores online se atribuem um preço. Mas é difícil de calcular algo como “valor” quando se trata de emoção.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como as celebridades imaginam os seus valores? Uma das maneiras é por um simples cálculo de custo-oportunidade. Steven Galanis, o presidente do Cameo, lembra que falou a um jogador de basquete a respeito de um contrato anual de US$ 25 milhões. Para uma semana de trabalho de 40 horas com um descanso a cada quinze dias, isto significa US$ 208 por minuto. “Se ele cobrasse US$ 100 e participasse por dois ou três minutos poderia ganhar mais dinheiro no Cameo”, diz Galanis.

Entretanto, a maioria das celebridades é freelancer. Elas poderiam tentar duas estratégias, diz Jill Avery. Uma é a “redução do preço” – começando alto e depois ir baixando o preço à medida que a demanda cai. A outra é a “penetração do preço”, começando baixo para maximizar o volume. As celebridades frequentemente usam ambas, dependendo de quanto tempo elas têm.

Outro método é testar o mercado. Este é surpreendentemente pouco usado. Embora as celebridades possam alterar os seus preços à vontade, somente cerca de 30% fizeram isto pelo menos uma vez, e menos de 10% fizeram mais de cinco vezes.

São alegados os motivos menos racionais, também. Snoop Dogg, um rapper famoso por fumar grandes quantidades de maconha, insistiu em cobrar US$ 420, número associado à cultura da erva. Ele não conseguia atender à demanda e, por fim, aumentou a sua taxa para US$ 1.000. Outros cobram um prêmio sobre os possíveis rivais ou, como manda o ego, atribuir-se um preço alto. Mas a realidade acaba falando mais alto.

Publicidade

Galanis lembra de uma personalidade da TV que começou com US$ 60 e achou que a demanda ficou inelástica até US$ 99. Mas quando elevou o seu preço para US$ 125, a demanda caiu pela metade. O valor, como a fama, são os fãs que decidem.

(Tradução de Anna Capovilla)

© 2021 The Economist Newspaper Limited. Direitos reservados. Publicado sob licença. O texto original em inglês está em www.economist.com

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Cameo
  • Comportamento
  • Quanto vale uma celebridade?
  • Uber
Cotações
13/11/2025 0h21 (delay 15min)
Câmbio
13/11/2025 0h21 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    BB no fundo do poço no 3T25: as previsões pessimistas de lucro em queda de 66% e até R$ 19 bi de provisão contra calote

  • 2

    Ibovespa antecipa rali de fim de ano e embala projeções até eleições 2026; entenda os gatilhos que ameaçam novos recordes

  • 3

    Visa dá mais um passo para o uso de stablecoins como meio de pagamento

  • 4

    Natura tem resultado fraco e ações lideram quedas na Bolsa com recuo de 15%; veja o que fazer agora

  • 5

    Dona da Bolsa, B3 ganha tração com renda fixa e redução de custos no 3T25; ações sobem 4,36%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Veja 3 cidades europeias para brasileiros viverem, sem gastar muito
Logo E-Investidor
Veja 3 cidades europeias para brasileiros viverem, sem gastar muito
Imagem principal sobre o 13º salário: como fica o pagamento em casos especiais e afastamentos?
Logo E-Investidor
13º salário: como fica o pagamento em casos especiais e afastamentos?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja calendário de pagamento de novembro de 2025
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja calendário de pagamento de novembro de 2025
Imagem principal sobre o Lucro do FGTS: quando o trabalhador pode sacar o valor?
Logo E-Investidor
Lucro do FGTS: quando o trabalhador pode sacar o valor?
Imagem principal sobre o Como investir no Dow Jones do Brasil? Entenda
Logo E-Investidor
Como investir no Dow Jones do Brasil? Entenda
Imagem principal sobre o CadÚnico: dados desatualizados podem fazer você perder o Bolsa Família
Logo E-Investidor
CadÚnico: dados desatualizados podem fazer você perder o Bolsa Família
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como funciona a frequência escolar obrigatória
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como funciona a frequência escolar obrigatória
Imagem principal sobre o 13º salário: quando a segunda parcela será paga em 2025?
Logo E-Investidor
13º salário: quando a segunda parcela será paga em 2025?
Últimas: Comportamento
Como aproveitar a Black Friday 2025 e ainda reduzir seu impacto ambiental
Comportamento
Como aproveitar a Black Friday 2025 e ainda reduzir seu impacto ambiental

Especialistas explicam papel do planejamento financeiro na busca por escolhas mais éticas

11/11/2025 | 08h00 | Por Luísa Giraldo
Acima do Black: os novos cartões de luxo que disputam o público de altíssima renda
Comportamento
Acima do Black: os novos cartões de luxo que disputam o público de altíssima renda

Mastercard e Visa investem em experiências para público que quer menos ostentação e mais exclusividade

09/11/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Quer entrar no clube dos milionários de Nova York? Prepare o bolso e muitos zeros na conta
Comportamento
Quer entrar no clube dos milionários de Nova York? Prepare o bolso e muitos zeros na conta

Estudo revela quanto é preciso ganhar por ano para estar entre os 5% mais ricos da cidade e mostra como o custo de vida afasta a maioria dos nova-iorquinos desse grupo

07/11/2025 | 17h25 | Por Jessica Coacci, da Fortune
Canetas emagrecedoras lideram lista de produtos mais desejados da Black Friday 2025
Comportamento
Canetas emagrecedoras lideram lista de produtos mais desejados da Black Friday 2025

Produto já vendeu mais de R$ 3 bilhões no ano, mas protagonistas de edições anteriores também se destacam, inclusive os usados

07/11/2025 | 08h29 | Por Guilherme Matos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador