Comportamento

12 TED e TEDx Talks para inspirar investidores e empreendedores

Apresentações gratuitas na internet envolvem inovação, negócios e finanças

12 TED e TEDx Talks para inspirar investidores e empreendedores
Palestra de Audrey Choi, CEO do Instituto Morgan Stanley de Desenvolvimento Sustentável (Vídeo/Reprodução)
  • As palestras ministradas nos eventos TED - TEDx Talks são bons exemplos de materiais de qualidade disponíveis gratuitamente na internet. As apresentações envolvem diversos assuntos, incluindo, é claro, inovação, negócios e finanças
  • Separamos 12 palestras com menos de meia hora a fim de inspirar investidores e aqueles que já empreendem ou que desejam empreender

(Murilo Basso, especial para o E-Investidor) – Quando entrevistamos especialistas no E-Investidor, uma dica é comum em praticamente todas as conversas: quem deseja empreender e inovar deve estar em constante atualização. Nesse sentido, estudar é fundamental. E estudar não significa, necessariamente, investir em cursos longos e pagos. Há muito material de qualidade disponível de forma gratuita na internet.

As palestras ministradas nos eventos TED – TEDx Talks são um bom exemplo. As apresentações envolvem diversos assuntos, incluindo, é claro, inovação, negócios e finanças.

Abaixo, separamos 12 palestras com menos de meia hora a fim de inspirar os investidores e aqueles que já empreendem ou que desejam empreender.

1. Audrey Choi – “Como lucrar enquanto faz a diferença”

CEO do Instituto Morgan Stanley de Desenvolvimento Sustentável, Audrey Choi também atuou na equipe do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Em sua apresentação no TED, Choi explica que os proprietários de quase metade de todo o capital global são indivíduos, que teriam o poder de fazer a diferença e fomentar uma verdadeira mudança no mundo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na visão da especialista, o mercado de capitais poderia se tornar um catalisador para mudanças sociais. “Hoje, temos mais oportunidades do que nunca para fazer escolhas. Então, mude sua perspectiva. Invista na mudança que você quer ver no mundo”, diz Choi.

2. Nathalia Arcuri – “O poder do não e o dinheiro”

Jornalista e apresentadora, Nathalia – ou Nath – ficou mais conhecida por seu canal Me Poupe!, criado em 2013 e que acumula mais de 5 milhões de inscritos no YouTube, no qual ela aborda a temática das finanças de forma acessível. Não é exagero afirmar que o Me Poupe! é, hoje, o mais conhecido e acessado canal do gênero no Brasil.

No TEDxDanteAlighieriSchool de 2016, a influenciadora aborda em que medida as pequenas ações podem fazer toda a diferença no futuro financeiro de alguém, bem como a importância da disciplina e de dizer “não”.

É importante, segundo a jornalista, saber dosar os gastos. Com dicas práticas, Nathalia mostra de que forma é possível ter uma vida financeira equilibrada.

3. Julie Burstein – “4 lições em criatividade”

É impossível empreender sem criatividade. Levando isso em consideração, a palestra da escritora, radialista e consultora é um prato cheio. Ela conta que após anos criando e comandando programas de rádio semanais, ela se tornou especialista em liderar ambientes VUCA (na sigla em inglês), marcados pela Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar de à primeira vista serem taxados como negativos, esses espaços costumam abrir caminhos para novas ideias.

Em sua apresentação, Julie debate com pessoas que têm a criatividade como principal ferramenta de trabalho, discutindo quais lições elas podem ensinar sobre criação em meio a desafios, dúvidas e perdas. Para isso, ela conversa com a cineasta Mira Nair, o escritor Richard Ford, o escultor Richard Serra e o fotógrafo Joel Meyerowitz.

4. Denise Damiani – “Por que é tão difícil falar de dinheiro?”

Engenheira e consultora, Denise se dedica a promover o empoderamento feminino por meio da inteligência financeira. Durante o TEDxSaoPaulo de 2015, levantou a questão: ao mesmo tempo em que pensamos em dinheiro e embasamos várias decisões importantes de nossas vidas nele, por que, mesmo assim, ainda é tão difícil falar sobre o assunto?

Publicidade

É esse o ponto que Denise busca desvendar a partir da abordagem sobre as dificuldades que as famílias têm de conversar sobre dinheiro e que problemas as mulheres ainda encontram para investir. Dois anos antes, ela já havia se apresentado no TEDx Women Jardins, quando compartilhou sua trajetória profissional e atuação com foco no desenvolvimento de liderança feminina.

5. Eduardo Amuri – “Dinheiro: outro modo de usar”

Colunista e autor dos livros “Dinheiro Sem Medo” (2017) e “Finanças Para Autônomos” (2018), Eduardo tem como objetivo compreender a relação dos indivíduos com o dinheiro e em que medida a inteligência financeira pode ser utilizada para transformar vidas.

Para Amuri, quando se aborda a questão não se fala apenas sobre dinheiro, uma vez que envolve projetos, planos, dúvidas e angústias. Como ter uma relação melhor com o dinheiro, já que ele exerce um papel crucial na vida de todos? O que o especialista defende é que é mais do que possível ter um relacionamento saudável com o dinheiro.

6. Paul Piff – “O dinheiro nos torna ruins?”

O psicólogo social Paul Piff parte de um experimento inusitado para demonstrar como as pessoas se comportam mal quando (pensam que) estão ricas: trata-se de uma partida manipulada de Banco Imobiliário na qual um jogador é escolhido aleatoriamente para ser o mais rico.

Conforme vai vencendo, o participante com mais dinheiro se torna mais agressivo, zomba dos colegas e faz questão de se vangloriar a respeito de sua “riqueza”. O objetivo é demonstrar como isso também se aplica à sociedade. Normalmente, quem é mais rico tende a praticar menos a empatia e a pensar mais em si. Com sua apresentação, Piff quer provocar as pessoas a refletirem a respeito.

7. Don Tapscott – “Como o Blockchain está mudando o dinheiro e o mundo dos negócios”

Um dos assuntos mais quentes no mundo dos negócios diz respeito ao Blockchain, sem dúvida. Apesar de a palavra parecer alienígena para alguns, a tecnologia tem potencial para transformar o dinheiro, o mundo dos negócios, os governos e a sociedade como um todo. Considerado uma das principais autoridades quando o assunto é o impacto da tecnologia nos negócios e na vida cotidiana, o canadense Don Tapscott é pesquisador, palestrante, consultor especializado em estratégia corporativa e transformação organizacional e autor de 16 livros, sendo “Wikonomics” o mais conhecido.

Publicidade

Em sua apresentação no TED, Tapscott quer desmistificar o Blockchain, tecnologia criadora de confiança, que ele defende que representa nada menos do que a segunda geração da Internet.

8. Linda Hill – “Como gerir a criatividade coletiva”

Professora da Harvard Business School, Linda Hill estuda a genialidade coletiva, que se relaciona à maneira como grandes empresas e líderes fomentam a criatividade dos seus. Coautora de “Collective Genius: The Art and Practice of Leading Innovation”, a professora apresenta no TEDxCambridge seu estudo sobre algumas das companhias mais criativas do mundo a fim de criar uma série de táticas e ferramentas para manter a fluidez das ideias.

Na visão de Linda, o gerenciamento tradicional não é o melhor caminho se seu objetivo é incentivar a inovação e a criatividade em sua empresa – aqui, o trabalho em equipe seria fundamental em detrimento da “genialidade individual”.

9. Ricardo Bellino – “Ninguém é f#dido por acaso”

Empreendedor serial, o carioca Ricardo Bellino compartilhou no TEDxFortaleza de 2019 um pouco de sua trajetória de sucesso, que começou aos 21 anos, quando pensou em trazer ao Brasil a mega agência de modelos norte-americana Elite Models.

Na época, ele não falava inglês e não tinha dinheiro para a empreitada, mas mergulhou de cabeça mesmo assim. Com os que assistem à sua palestra compartilha ensinamentos valiosos sobre como alcançar o sucesso na vida – deixando claro que não existe sucesso sem felicidade.

10. Dambisa Moyo – “O crescimento econômico estagnou. Vamos resolver isso”

A economista e autora de análises macroeconômicas e assuntos globais zambiana Dambisa Moyo afirma que o crescimento econômico é o grande desafio dos tempos atuais. Se não houver crescimento econômico, há o aumento das instabilidades política e social, o progresso humano fica estagnado e as sociedades entram em declínio.

Para Dambisa, porém, sozinho, o capitalismo não vai promover o crescimento que a sociedade precisa. Também não vai resolver a tragédia social que vemos hoje, pois fomenta a corrupção e cria desigualdades de rendimentos.

Publicidade

No TEDGlobal&Geneva, em dezembro de 2015, a economista analisa o panorama econômico contemporâneo e apresenta a seguinte sugestão: devemos começar a pensar no capitalismo como um espectro, para que possamos misturar o melhor de diversos modelos se quisermos promover o crescimento.

11. Tim Jackson – “Dose de realidade para a economia”

Professor de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Surrey, no Reino Unido, Tim Jackson é diretor do Centro para a Compreensão da Prosperidade Sustentável (CUSP, na sigla em inglês), consórcio multidisciplinar de pesquisa internacional que tem como objetivo compreender as dimensões econômica, social e política da prosperidade sustentável. Foi ainda pioneiro no conceito de gestão ambiental preventiva.

Em sua palestra, o economista propõe um desafio audacioso em relação a princípios econômicos consagrados, explicando como a sociedade poderia parar de alimentar crises e investir no futuro – tudo isso enquanto o mundo encara problemas como a mudança climática e uma crescente desigualdade.

12. Dan Ariely – “Temos controle sobre nossas decisões?”

O professor de psicologia e economia comportamental Dan Ariely, autor de “Positivamente Irracional”, estudou a forma com que macacos se comportam e observou como os seres humanos podem usar os erros que cometem a seu favor.

Em sua palestra, ele busca demonstrar como não somos assim tão racionais quando tomamos decisões, já que muitas vezes cometemos os mesmos erros sem que nos demos conta disso. Segundo Ariely, temos menos poder sobre nossas decisões do que pensamos. Para demonstrar sua tese, ele lança mão de ilusões visuais clássicas e os resultados contra-intuitivos de sua pesquisa, que são, muitas vezes, chocantes.

 

Web Stories

Ver tudo
<
Como identificar uma nota falsa?
Quanto custa comer na melhor pizzaria da América Latina, que fica em SP?
D.O.M: saiba quanto custa comer em um dos 100 melhores restaurantes da América Latina
Como receber pensão vitalícia na união estável?
Quanto Madonna já ganhou na loteria?
Quanto custa comer no 2º restaurante mais caro do mundo? Descubra
Golpes eletrônicos: confira 7 golpes digitais para roubar o seu dinheiro
Ataque cibernético: relembre 7 sabotagens que afetaram o mercado financeiro
Como investir em IA para ganhar dinheiro?
5 passos para planejar a independência financeira dos seus filhos
Como identificar as notas antigas do real que saíram de circulação?
Reforma tributária: quais alimentos terão imposto zerado ou reduzido? Confira lista
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos