Comportamento

Carros, bacon e roupas: o que impulsionou a inflação dos EUA em 2021

Os problemas da recuperação econômica se intensificam com as diversas ondas de covid-19 no país

Carros, bacon e roupas: o que impulsionou a inflação dos EUA em 2021
Crédito: Pixabay
  • Os gastos com alimentos, que correspondem a cerca de 14% do índice de preço ao consumidor, subiram 6% em dezembro, em comparação com 2020
  • Além disso, a disparada dos preços dos carros no último ano foi uma consequência da escassez de componentes que afetou as montadoras em todo o mundo
  • O fato é que a inflação americana terminou 2021 em níveis alarmantes

(Alex Tanzi) – A inflação americana terminou 2021 em níveis alarmantes e um de seus principais impulsionadores reflete os problemas da recuperação econômica enquanto o país é atingido por diversas ondas de covid-19.

Os gastos com alimentos, que correspondem a cerca de 14% do índice de preço ao consumidor, subiram 6% em dezembro, em comparação com 2020, liderados por carnes como bacon – para quase 19%.

A disparada dos preços dos carros no último ano foi uma consequência da escassez de componentes que afetou as montadoras em todo o mundo. Os veículos com motores novos e antigos, com um peso superior a 8% no índice de preço ao consumidor, tiveram uma alta recorde de 20,9% no mês passado.

E como as variantes causadoras da covid-19 continuaram a prejudicar as cadeias de suprimentos, as despesas com certos móveis e utensílios de cozinha registraram altas recordes para os americanos – muitos deles ainda estão passando muito mais tempo em casa do que antes da pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Milhões voltaram aos escritórios também, apesar de a variante Ômicron em dezembro ter feito muitos empregadores voltarem atrás nos planos de retorno aos locais de trabalho. Isso talvez explique a disparada nos preços do vestuário – a inflação das roupas masculinas está em uma alta recorde.

Os aluguéis subiram 4,2% no mês passado, o maior aumento desde fevereiro de 2007. Os economistas esperam que os aluguéis, ao contrário de muitos outros preços, acelerem neste ano. // TRADUÇÃO POR ROMINA CÁCIA

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos