• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Nova febre da internet, Clubhouse atrai influenciadores do mundo das finanças

Os influencers de finanças compartilham suas impressões sobre o app de conversas por voz. Veja 8 dicas deles

Por E-Investidor

12/02/2021 | 3:00 Atualização: 12/02/2021 | 8:46

Nathalia Arcuri, especialista em finanças, CEO e fundadora da Me Poupe! (Foto: Marcelo Spatafora/Divulgação)
Nathalia Arcuri, especialista em finanças, CEO e fundadora da Me Poupe! (Foto: Marcelo Spatafora/Divulgação)

(Davi Medeiros, especial para o E-Investidor) – Com mais de seis milhões de usuários ativos no mundo todo desde seu lançamento, em março de 2020, o aplicativo Clubhouse entrou nos holofotes nas últimas semanas e se tornou a nova sensação da internet em 2021.

Leia mais:
  • Conversa de Musk com CEO da Robinhood favorece app Clubhouse
  • Empresa é confundida com rede social utilizada por Elon Musk e papéis sobem
  • ‘Alguém gravando vídeos no YouTube vai ganhar do Luis Stuhlberger ou do Rogério Xavier? Não faz sentido’
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Depois que o bilionário Elon Musk apareceu na nova rede social para falar sobre a GameStop, no início de fevereiro, os downloads do app de conversas por áudio dispararam, levando o seu valor de mercado a US$ 1 bilhão e tornando-o um dos mais populares do momento — inclusive entre os influenciadores de finanças.

Se antes era preciso assistir a conteúdos gravados para acompanhar especialistas em investimentos, agora é possível participar de uma conversa ao vivo com eles — daí o sucesso da plataforma. “É como uma mistura do LinkedIn com aquele bate-papo das antigas”, afirma o financista Fabrizio Gueratto, colunista do E-Investidor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Diferentemente das lives no Instagram e no YouTube, a interação no Clubhouse é aberta: em vez de escolher um entre milhares de comentários para responder, o moderador — ou speaker,como é chamado — conversa normalmente com os outros usuários que estão dentro da mesma sala. 

“A revolução é que você tem acesso a grandes especialistas que utilizam o aplicativo como uma ferramenta poderosíssima de conteúdo”, diz Gueratto. Para os ouvintes, é a oportunidade de estar em uma mesa de debate com influenciadores top de linha. Para estes, é a chance de mostrar desenvoltura ao vivo e provar que sua autoridade nas outras redes é merecida.”

Sensação de exclusividade 

Uma das características que explicam a empolgação em torno do Clubhouse é a exclusividade do primeiro acesso. Não basta fazer o download do aplicativo na loja do celular, é necessário receber um convite de alguém que já esteja na plataforma. O problema é que, por enquanto, somente usuários do iPhone podem fazer parte da rede de conversas, embora os criadores do app já tenham afirmado que estão preparando uma versão para Android.

Para Nathalia Arcuri, especialista em finanças, CEO e fundadora da Me Poupe!, é importante se atentar a eventuais gastos desnecessários que podem partir do desejo de pertencimento. “Quem não usa iOS não precisa se sentir um extraterrestre nesse momento, muito menos comprar um celular novo só por isso”, afirma.

Arcuri, que já reuniu 700 pessoas simultaneamente em sua “sala da liberdade financeira” no app, destaca que continua válido consumir conteúdo em outras plataformas e que não vale a pena ser imediatista, já que o Clubhouse veio para ficar.

Publicidade

De qualquer forma, o formato do aplicativo deve se tornar mais acessível nos próximos meses. Isso porque o Facebook está desenvolvendo um produto semelhante, informou o The New York Times na última quarta-feira (10). O jornal norte-americano não deu detalhes sobre a nova ferramenta de Mark Zuckerberg.

Falar de si mesmo é armadilha

“Não seja egocêntrico. Para o influenciador de finanças Hulisses Dias, dono do canal Tio Huli, no YouTube, esta é a principal dica para criar uma comunidade relevante no Clubhouse. “Uma cultura que vejo de forma clara é a de não falar de si mesmo, mas de ideias”, afirma.

Para evitar cair na armadilha da autopromoção, como ele define, uma boa prática é adotar o costume de fazer perguntas para os seguidores. Exemplo disso é a sala do “como”, na qual os influenciadores colhem dúvidas dos ouvintes sobre determinado assunto. “A proximidade com o usuário é um grande diferencial, então é muito importante ouvir além de falar”, diz Hulisses, que já alcançou 14 mil inscritos na plataforma.

Dicas para quem busca aprendizado 

Para os usuários que ingressam no Clubhouse buscando insights sobre um assunto específico, o melhor caminho para começar bem é seguir os influenciadores já conhecidos de outras redes sociais, aconselha o educador financeiro William Ribeiro, do canal Dinheiro Com Você, no YouTube.

“Filtre as salas que você deseja ouvir, porque os assuntos são diversos e há vários debates acontecendo ao mesmo tempo”, afirma. Outra prática que pode ser vantajosa é levantar a mão e fazer perguntas, como em um debate presencial. Para Ribeiro, é da interação entre os participantes que saem as ideias e inspirações mais interessantes na plataforma.

Já Nathalia Arcuri aconselha tentar entender, de forma rápida ao entrar sala, se o tema principal da conversa está realmente sendo discutido. “Se o título é ‘como ganhar o primeiro milhão’ e a pessoa está falando sobre seu próximo curso, trata-se provavelmente de propaganda enganosa e é uma grande perda de tempo”.

Vício é improdutivo

Embora não seja incomum o uso compulsivo de redes sociais, o Clubhouse pode ser especialmente viciante pelo fato de não permitir gravação. Por se tratar de um bate-papo ao vivo, sair da sala pode significar perder reflexões importantes, o que leva usuários a gastarem várias horas do dia no aplicativo.

Publicidade

Para Gueratto, esta não é uma boa ideia. “Não adianta passar o dia inteiro adquirindo conhecimento no Clubhouse e não colocá-lo em prática”, afirma. O ideal, para não desperdiçar tempo, é usar o app por no máximo duas horas por dia ou ao menos reduzir o tempo ativo em outras redes sociais para equilibrar o uso.

Veja as 8 dicas dos influenciadores de finanças

  • Não contrair gastos desnecessários para ingressar na plataforma; 
  • Escolher bem o conteúdo e as salas;
  • Ser crítico ao tema da sala: é mesmo o que o título promete? 
  • Fazer perguntas pertinentes ao assunto que está em debate;
  • Usar a plataforma para o compartilhamento de ideias, não simplesmente para autopromoção; 
  • Se for o host, ouvir, além de falar;
  • Evitar o vício;
  • Não se deixar levar por propagandas enganosas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Influencer
  • Nathalia Arcuri
Cotações
14/05/2025 6h04 (delay 15min)
Câmbio
14/05/2025 6h04 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 5 apps para ganhar dinheiro extra em 2025
Logo E-Investidor
5 apps para ganhar dinheiro extra em 2025
Imagem principal sobre o INSS libera pedido de reembolso para descontos indevidos; saiba como solicitar
Logo E-Investidor
INSS libera pedido de reembolso para descontos indevidos; saiba como solicitar
Imagem principal sobre o Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2862 de hoje, terça-feira (13)
Logo E-Investidor
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2862 de hoje, terça-feira (13)
Imagem principal sobre o PIS 2025: calendário já está disponível; veja quem recebe
Logo E-Investidor
PIS 2025: calendário já está disponível; veja quem recebe
Imagem principal sobre o Ainda há R$ 9,1 bilhões esquecidos nos bancos. Veja como descobrir se você tem valores a receber
Logo E-Investidor
Ainda há R$ 9,1 bilhões esquecidos nos bancos. Veja como descobrir se você tem valores a receber
Imagem principal sobre o Novo nome para o Nubank? 3 consequências que a instituição corre caso mude seu nome
Logo E-Investidor
Novo nome para o Nubank? 3 consequências que a instituição corre caso mude seu nome
Imagem principal sobre o 4 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito
Logo E-Investidor
4 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito
Imagem principal sobre o Veja o que levou o Ibovespa a atingir o maior nível da sua história
Logo E-Investidor
Veja o que levou o Ibovespa a atingir o maior nível da sua história
Últimas: Comportamento
Justiça proíbe fintechs de bloquearem celulares de clientes por inadimplência em empréstimos
Comportamento
Justiça proíbe fintechs de bloquearem celulares de clientes por inadimplência em empréstimos

Bloqueio era feito por meio de aplicativo, instalado nos aparelhos após contratação de empréstimos

12/05/2025 | 17h00 | Por Jenne Andrade
Por que os mais ricos estão deixando de comprar mansões, carros e roupas de luxo
Comportamento
Por que os mais ricos estão deixando de comprar mansões, carros e roupas de luxo

Estudo global revela que os jovens estão procurando por algo um pouco mais profundo do que roupas caras

10/05/2025 | 07h00 | Por Emma Burleigh, da Fortune
23 milhões apostaram em 2024 e Anbima faz alerta para tendência de vício em bets
Comportamento
23 milhões apostaram em 2024 e Anbima faz alerta para tendência de vício em bets

Tem mais gente gastando dinheiro em apostas do que investindo em boa parte dos produtos financeiros do País

08/05/2025 | 12h16 | Por Luíza Lanza
Pagamentos por aproximação chegam a 67% das transações no Brasil, mostra Visa
Comportamento
Pagamentos por aproximação chegam a 67% das transações no Brasil, mostra Visa

Em países como Chile e Costa Rica, o uso do cartão por aproximação chega a superar 90% das transações

02/05/2025 | 12h17 | Por Altamiro Silva Junior
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador