Negócios

Bolha da Gamestop é velha mania do mercado financeiro com toque de modernidade

O rali é agora uma controvérsia política, que pode gerar investigação

Bolha da Gamestop é velha mania do mercado financeiro com toque de modernidade
Loja da GameStop em Nova York. Foto: REUTERS/Shannon Stapleton
  • A história das bolhas financeiras nos diz que o cálculo e a rivalidade são a chave para explicar o rápido aumento e queda dos preços dos ativos
  • O que é sem igual é que o rali da GameStop foi liderado por negociantes inexperientes lutando contra investidores experientes

(Alex Royt/The Washington Post) – A elevação do preço das ações da varejista de videogames GameStop, impulsionada pelo Reddit esta semana, atingiu o pico de US$ 492 na tarde de quinta-feira, 28, antes de começar a cair rapidamente. O rali é agora uma controvérsia política, com a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez e o senador republicano Patrick Toomey, entre outros, pedindo uma investigação da plataforma de negociação Robinhood, que parou de permitir que os negociantes comprassem as ações. Surpreendentemente, a GameStop é agora a ação mais negociada do mundo.

Isso é produto de uma bolha, a especulação sobre a alta do preço de uma ação no mercado, e que provavelmente não durará muito. O que há de novo na história são os próprios especuladores: uma multidão da Internet fez um ataque ao mercado financeiro, elevando o preço das ações contra a vontade de fundos de hedge que apostavam no declínio e eventual falência de um gigante do varejo.

O que exatamente está acontecendo com o preço das ações da GameStop? A história das bolhas financeiras nos diz que o cálculo e a rivalidade são a chave para explicar o rápido aumento e queda dos preços dos ativos. A especulação é um hábito tão antigo quanto as finanças em si, mas os investidores inexperientes que buscam prejudicar os fundos de hedge têm um objetivo: eles também procuram enfraquecer um sistema financeiro injusto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Durante a década de 1630, a República Holandesa, em seu auge como potência marítima, importou bulbos de tulipas de regiões da Europa Central. A crescente demanda por bulbos, originalmente um item de luxo reservado aos mais ricos, tornava-os cada vez mais atraentes, criando um frenesi especulativo. O psicólogo e escritor de meados do século XIX Charles Mackay observou que “o forte desejo por possuir bulbos logo atingiu as classes médias da sociedade e comerciantes e lojistas, mesmo com poucos recursos, começaram a competir entre si na raridade dessas flores e nos preços absurdos que pagavam por elas.”

Ninguém queria perder o que parecia ser uma chance de lucros excepcionais. As pessoas queriam superar seus vizinhos e acumular mais dinheiro. Essa rivalidade resultou na desintegração do mercado de bulbos de tulipas, a infame Mania das tulipas de 1636, talvez uma das primeiras e mais conhecidas bolhas. O mercado mostrou-se volátil devido à queda na oferta de bulbos em decorrência da Guerra dos Trinta Anos. Isso tornava as tulipas ainda mais escassas e mais desejáveis.

Os comerciantes e intermediários, em vez de comprarem eles mesmos os bulbos, compraram “contratos de opções”. Esses contratos, que prometiam a entrega de um lote de bulbos em um momento futuro a um preço fixo, aumentaram ainda mais o preço das tulipas. O historiador Earl Thompson argumenta que os cidadãos holandeses começaram a comprar contratos de opções para especular sobre o aumento do preço dos bulbos de tulipas nos mercados de Amsterdã, com o intuito de serem mais bem-sucedidos do que os vendedores de bulbos e entre si. Eles esperavam comprar os bulbos por esses preços fixos e depois vendê-los com lucro.

Infelizmente, o colapso do mercado em fevereiro de 1637 significou que os preços, na verdade, caíram abaixo dos níveis do contrato de opção e o Parlamento holandês foi incapaz de fazer cumprir os contratos com os preços fixos originais e compensar os vendedores de bulbos, levando a uma queda significativa na economia holandesa. Embora as pessoas tivessem ganhado muito dinheiro negociando bulbos no início do ciclo, aqueles que ficaram com contratos de opções não cumpridos após o colapso do preço não tiveram a mesma sorte.

O que tornou as ações da GameStop tão acessíveis na terça-feira foram os contratos de opções semelhantes aos usados durante a Mania das tulipas. Plataformas de negociação sem comissão, como a Robinhood, permitiram que negociantes inexperientes despejassem suas economias em uma aposta peculiar de um pacote de ações. Mas esses investidores não eram ingênuos, como alguns os estão retratando. Eles simplesmente esperam que venha atrás deles alguém que suporte o impacto do colapso.

Publicidade

Na Grã-Bretanha durante a década de 1840, por exemplo, multidões de investidores inexperientes compraram ações de mais de mil empresas ferroviárias que tinham acabado de surgir, causando uma bolha. Mas os historiadores Gareth Campbell e John Oliver mostraram que, embora as ações provocassem uma queda indesejada devido ao grande número adquirido e as promessas se mostrassem irrealistas, é improvável que os investidores não soubessem dessa possibilidade.

Em vez disso, os investidores ricos esperavam altos retornos, enquanto os inexperientes esperavam retornos mais baixos correlacionados ao que eles podiam pagar para investir. Nenhum deles desejava ser o perdedor ou o último a vender depois que a bolha do preço dos ativos sucumbiu ao que ficou conhecido como a Crise de 1847. Os investidores conheciam o risco, mas pensaram que poderiam evitá-lo.

O pânico levou à falência as companhias ferroviárias, ameaçando o colapso dos bancos que as haviam financiado. O Parlamento britânico, tendo aprendido com as crises financeiras anteriores, respondeu ao estouro da bolha impondo uma regulamentação mais rígida sobre a indústria ferroviária, ao mesmo tempo em que resgatava o setor financeiro. O Banco da Inglaterra usou suas reservas e forneceu liquidez aos bancos que enfrentavam uma corrida às suas agências.

Assim como na Mania das tulipas ou com os especuladores ferroviários da década de 1840, os investidores do Reddit atuais usaram contratos de opções para obter uma vantagem sobre a próxima pessoa na fila.

O que é sem igual é que o rali da GameStop foi liderado por negociantes inexperientes lutando contra investidores experientes, algo que raramente, ou nunca, vemos abertamente. Fundos de hedge como o Melvin Capital, que buscavam lucrar com o fim da GameStop, são os pilares do sistema financeiro. Os investidores do Reddit pareciam motivados pelo desejo de expor a ganância interna enquanto se beneficiavam pessoalmente.

Publicidade

É improvável que esses negociantes estejam tentando salvar a GameStop e mudar a sorte da empresa. Em vez disso, eles querem tomar as decisões, arrancar o poder do insider trading das elites financeiras e usá-lo. Um usuário do Reddit com o nome de SuperSexyStocks, ex-estudante de economia, escreveu no WallStreetBets: “quando vi a revolução da GME, peguei o pouco dinheiro que tinha para pagar a faculdade e comprei 100 ações da GME. Esta é nossa chance de revidar contra aqueles que nunca nos levaram a sério. Ou forjamos a história econômica ou perdemos tudo, estou disposto a correr esse risco. ”

Incontáveis memes surgiram zombando e ridicularizando a situação. A popular conta de meme financeiro do Instagram Litquidity mostrou um meme com o artista Drake, aprovando a “tomada de capital”, enquanto desdenhava a tomada de um lugar com nome semelhante, o Capitólio, invadido por apoiadores de Trump em 6 de janeiro.

Outra conta, beyond_woke_and_problematic, mostrava uma foto dos participantes armados do motim no Capitólio ocupando o telhado de uma filial da GameStop, como se fossem Jordan Belfort, o corretor da bolsa interpretado por Leonardo DiCaprio no filme O Lobo de Wall Street, jogando dinheiro pelos ares. Nesse caso, tratava-se de uma insurreição financeira que ridicularizou – ao mesmo tempo que fez os preços das ações dispararem.

Olhando além dos memes, é importante lembrar o conceito de risco moral. Frequentemente ouvimos preocupações de que as elites financeiras são encorajadas a fazer investimentos mais arriscados devido à enorme dívida pública e privada usada para sustentar o setor financeiro. Os resgates do Tesouro dos EUA e do Federal Reserve dos últimos anos evitaram o colapso, mas não ofereceram nenhuma mudança estrutural significativa no funcionamento de nosso sistema bancário ou de crédito. Estamos vendo no rali da GameStop os maus hábitos – não a riqueza – escorrendo, à medida que os negociantes inexperientes desejam impor o mesmo tratamento dos insiders, imitando sua tentativa de burlar o sistema.

Essa bolha pode ser incomum, mas, como outras bolhas, revela a necessidade de uma mudança estrutural que possa canalizar melhor os investimentos e proteger a economia. Os legisladores agora parecem sérios sobre, para começar, regulamentar as plataformas de negociação. Mas o rali da GameStop oferece uma oportunidade para uma regulamentação mais impactante do sistema financeiro. Muitas vezes, aqueles que estão no topo do sistema financeiro podem enfrentar situações difíceis enquanto as pessoas comuns arcam com o custo de seu comportamento arriscado. Se a história nos ensina algo a respeito de bolhas, é que os mercados são feitos – e destruídos – por mãos humanas. /TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos