Comportamento

Com problemas para se reunir com os colegas no novo trabalho? Eis algumas dicas

Em tempos de pandemia e home office, como se conectar na empresa

Com problemas para se reunir com os colegas no novo trabalho? Eis algumas dicas
(Foto: Envato Elements)
  • Estou interessado em saber o que posso fazer para me integrar no novo ambiente de trabalho num momento em que os meios normais para encontrar e conhecer as pessoas, como reuniões presenciais, pausas para o café, almoços, ou um mero encontro nos corredores, não são mais disponíveis

(Karla L. Miller/The Washington Post) – Vou começar em breve um emprego novo em que todos estão trabalhando remotamente por causa da pandemia. O emprego que estou deixando também era remoto, e assim não estou preocupado com o trabalho propriamente, mas com o aspecto de criar relações com os novos colegas.

Estou interessado em saber o que posso fazer para me integrar no novo ambiente de trabalho num momento em que os meios normais para encontrar e conhecer as pessoas, como reuniões presenciais, pausas para o café, almoços, ou um mero encontro nos corredores, não são mais disponíveis. Sou uma pessoa tímida e não me considero um grande comunicador, mesmo em situações independentes da pandemia.

Pergunta – No momento, meu plano é chegar diretamente às pessoas fazendo um rápido telefonema de caráter social ou um bate-papo por vídeo. Vocês teriam outras ideias para criar essas relações num momento em que estamos todos trabalhando em casa?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Resposta – Normalmente acho a ideia de abordar aleatoriamente pessoas estranhas por meio de encontros sociais forçados algo grosseiro e desagradável. Mas até um ano atrás, a ideia era a mesma no caso de passar metade do dia sorrindo às cegas para minha minúscula webcam quando o gato de um colega surgia diante da câmera.

O fato de ser novo no pedaço lhe dá a cobertura perfeita para tropeçar nos nomes e fazer muitas perguntas, a pandemia ofereceu a todos nós uma desculpa perfeita para não só adotar esse comportamento incômodo, mas também criar vínculos.

“Se nos colocarmos no mesmo patamar de igualdade, sabendo que todo mundo está com dificuldade e perguntar às pessoas o que elas estão fazendo… isto imediatamente abre espaço para se conversar sobre algo mais real”, diz Susan McPherson, especialista em comunicações e autora do livro The Lost Art of Connecting: The Gather, Ask, Do Method for Building Meaningful Business Relationships, a ser lançado no próximo mês.

Em sua empresa de consultoria, 100% remota, ela incentiva os novos contratados a manter um encontro de 10 minutos com cinco colegas na sua primeira semana de trabalho – e insiste junto aos funcionários antigos para se empenharem em acolher amigavelmente o novo colega.

Os chefes podem também criar uma comunidade entre suas equipes adotando e encorajando o uso de ferramentas como o Donut, resposta da Slack ao bebedouro virtual, e envolvendo todos nas reuniões de planejamento e eventos do escritório, o que McPherson tem feito com seus funcionários.

Publicidade

Aproveitando essas oportunidades, “o objetivo é tomar conhecimento de um fato não relacionado com o trabalho sobre uma pessoa e estar disposto a relatar um fato sobre você próprio que também não tem relação com o trabalho”;

McPherson observa que perguntar a uma pessoa qual a sua série preferida na Netflix, ou o mais recente artigo que gostou, a resposta dela vai dizer muito sobre os interesses e a personalidade dela, sem ter sido feita uma indagação muito pessoal.

Mas se a sua timidez prevalecer, ou está entrando num ambiente de trabalho que não está realmente em sintonia com a vibe virtual – excesso de trabalho e muito pouco tempo – você ainda assim pode procurar conhecer os colegas à maneira antiga.

Crie relações. Peça ao seu novo supervisor e membros da equipe permissão para assistir a reuniões por vídeo fora do seu grupo de trabalho imediato para conhecer rostos e nomes. Eles podem até tirar um minuto para apresentá-lo durante as reuniões.

Esta é uma boa ideia para ajustar sua conversa, mostrar habilidades que podem não estar muito claras a partir da função que você exerce.

Publicidade

Espreite – mas apenas para fins de trabalho. Se o seu escritório usa algum tipo de plataforma de mídia social interna, use-a para monitorar o que vem ocorrendo à sua volta.

Conectar-se com os colegas no LinkedIn ou outra plataforma externa relacionada ao trabalho é uma boa ideia – mas mantenha à parte as suas atividades na mídia social que não envolvem trabalho no momento e lembre destas regras para fazer contato: certifique-se de que existe consentimento, utilize o canal apropriado, respeite o contexto da sua relação e assegure-se de que sua causa justifica o contato.

Cultive fontes. Sempre há alguém no escritório que conhece os pontos de apoio em qualquer departamento, quem pode lhe dizer quais são as melhores pessoas para contatar – ou evitar, quando precisa que algo seja feito. Busque e faça amizade com essa pessoa (Mas fique cauteloso se as fofocas de caráter pessoal predominam em detrimento das informações produtivas).

E, como na vida real, dê tempo. Um bom trabalho e uma curiosidade genuína o levarão longe e suavizarão a transição para um mundo de volta às pausas para o café sem a tela em frente.

(Tradução de Terezinha Martino)

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos