- Aumento do preço de bebidas é reflexo da alta dos custos com logística e matérias-primas incluindo vidro, álcool e açúcar
- Oferecendo uma solução para apreciadores de cerveja com a complexidade e combinação com diferentes sabores, as cervejas artesanais têm tomado espaço no coração dos brasileiros. De acordo co mo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas em 2020
- Clubes de assinatura oferecem oportunidade para quem deseja aproveitar o sabor e a refrescância da bebida favorita do brasileiro
Além do que é visto no noticiário, os brasileiros sentem na pele o aumento de preços desde produtos básicos àqueles mais nichados. Um dos produtos afetados pelo aumento do custo é a cerveja, considerada por muitos uma paixão nacional.
Leia também
Responsável por 60% do market share do mercado de cervejas brasileiro, a Ambev (ABEV3) anunciou o aumento no preço dos produtos a partir de outubro. Ainda neste mês, outra notícia deixou consumidores ainda mais preocupados: a falta de garrafas.
Na categoria cerveja, o índice de ruptura da Neogrid que mede a falta de produtos nos supermercados brasileiros passou de 11,9% para 15,3% de agosto para setembro. O fenômeno é reflexo do aumento do consumo. Na pandemia, os brasileiros passaram a beber mais em casa e os restaurantes, pela limitação de funcionamento, usaram menos as garrafas retornáveis.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com o retorno das atividades, a oferta é afetada. Além disso, com inflação dos últimos 12 meses acumulada em 10,25%, não deve ser de grande surpresa se os valores crescerem ainda mais.
Além das cervejas, outras bebidas mais sofisticadas como Campari e Aperol já anunciaram aumento para 2022. Na divulgação do balanço do terceiro trimestre, empresa responsável pelas marcas, Davide Campari-Milano N.V. listada na Bolsa de valores de Milão com o ticker CPR, divulgou que o aumento do preço é reflexo da alta dos custos com logística e matérias-primas incluindo vidro, álcool e açúcar.
Artesanais caíram no gosto do brasileiro
Nessa onda de aumento do consumo de bebidas em casa, as cervejas artesanais caíram no gosto dos fãs de cervejas mais elaboradas e que combinam diferentes sabores. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas em 2020, um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior.
Além da Lager, mais conhecida e apreciada pelos brasileiros, outros modelos tomam espaço nas prateleiras de supermercado, mesas de bar ou mesmo em casa. Para muitos, provar o sabor alemão nas Weissbier, encontrar toques frutados em uma India Pale Ale (IPA) ou uma American Pale Ale (APA) ou ainda o aroma de café em uma Stout é uma verdadeira experiência.
Pensando nesse nicho das cervejas artesanais, os clubes de assinatura ajudam na hora de economizar e ainda oferecem o conforto da compra on-line. Além disso, focam na proposta de “beber melhor”, segundo explica Douglas Salvador, CEO do Clube do Malte. A plataforma funciona como um loja virtual que atende cerca de 2,2 milhões de usuários por ano no Brasil todo.
Publicidade
Segundo Salvador, a criação de um clube é mais do que um indicador de crescimento do mercado, mas uma forma de expandir o contato entre os próprios consumidores desde a forma de consumir até a troca de conhecimento por meio de aulas e conteúdos audiovisuais e escritos.
“Ao olhar as gôndolas de supermercados, vemos diversas opções de cervejas artesanais como resultado de uma evolução do mercado. Mas há 10 anos nós já começamos a pensar em formas de oferecer uma carta ainda mais diversificada e com preços mais acessíveis para a nação cervejeira”, explica Salvador.
Economia na hora de comprar cerveja artesanal
Como solução para a economia na hora de comprar rótulos nacionais e internacionais de cerveja artesanal, o Clube do Malte lançou o Beer Premium, com R$ 9,90 mensais, os clientes passam a ser ter acesso a preços exclusivos para compras de cervejas avulsas ou em kits focados em tipos, harmonização, origem ou exclusividade. Os kits vão de R$ 34,90 até R$ 169. Já os planos de assinaturas mensais custam de R$ 24,90 a R$ 58,25.
Outra assinatura disponível no mercado é o Cerveja Box, com preços mensais de R$ 44,99 até R$ 199,99. Unindo uma viagem intergaláctica e os sabores da cevada, malte e lúpulo, o The Beer Planet oferece pacotes de R$ 49,90 a R$ 84,90.
As possibilidades não param por aí. Mais alternativas de assinaturas com rótulos nacionais e internacionais de diferentes origens são o Beer Bier, com kits mensais de R$ 84,90 e o Clube Bar do Celso, que oferece planos mensais de R$ 53 a R$ 99.
Publicidade
Os diferentes nomes realizam entregas para todo o Brasil. Para o consumidor, vale a pena pesquisar qual estilo e pacote funciona melhor para não deixar de aproveitar a bebida e o brinde.