Comportamento

Por mais retorno, investidores compram imóveis para alugar no Airbnb

Empresas também recorreram a essa alternativa pelo boom de viagens após a pandemia

Por mais retorno, investidores compram imóveis para alugar no Airbnb
Investidores em busca de retornos no mercado imobiliário dos Estados Unidos estão criando portfólios de casas para serem alugadas no Airbnb (Foto: Gajus-Images/Envato)
  • Investidores estão criando portfólios de casas para serem alugadas no Airbnb.
  • Esses planos de compra de pools gigantescos de imóveis para locação constituem uma mudança em termos da experiência do consumidor com o Airbnb e se assemelha mais a uma temporada em um hotel

(Patrick Clark, WP Bloomberg) – Investidores em busca de retornos no frenético mercado imobiliário dos Estados Unidos recorreram a uma nova estratégia: criar portfólios de casas para serem alugadas no Airbnb.

Um registro recente revela que a ReAlpha, com sede em Dublin, Ohio, pretende aplicar US$ 1,5 bilhão, incluindo dívidas, na aquisição de imóveis para locação de curto prazo numa escala sem precedentes. O dinheiro será suficiente para comprar aproximadamente cinco mil casas, disse em uma entrevista o diretor executivo Giri Devanur.

Encorajados pelo boom de viagens após a pandemia e buscando melhores retornos do que conseguem no caso de hotéis e edifícios de apartamentos, outras companhias vêm apostando nas estratégias empregadas por empreendedores menos organizados que criaram pequenos portfólios de imóveis para locação de curto prazo, contribuindo para a ascensão da Airbnb em uma década.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Esses planos de compra de pools gigantescos de imóveis para locação constituem uma mudança em termos da experiência do consumidor com o Airbnb e se assemelha mais a uma temporada em um hotel. Mas isso ocorre quando a enorme queda nos estoques de casas tem levado a um aumento dos preços para o comprador médio e também os investidores de Wall Street.

“O modelo de negócio já foi comprovado e agora a oportunidade é buscar escala”, disse Scott Shatford, CEO da AirDNA, que fornece dados e análises para o setor. “As pessoas não sabem como fazer uso do capital de modo suficientemente rápido”.

Devanur, que abriu o capital da empresa de software empresarial Ameri100, disse que deseja dar acesso ao investimento imobiliário permitindo que pessoas regulares adquiram uma fração da propriedade nas locações de curto prazo no aplicativo da sua companhia.

A ReAlpha pretende usar software de inteligência artificial para avaliar as listas de casas e tomar decisões rápida sobre o quanto pretende pagar. A companhia visa mercados como Austin, Dallas e Miami, onde poderá adquirir 100 a 500 residências. E vem analisando maneiras de comprar imóveis a preços com descontos quando a moratória da hipoteca federal terminar.

“Temos conversado com vários bancos em que podemos comprar centenas de propriedades de uma vez. Conseguimos analisar milhares de propriedades em um minuto. No nosso caso, tudo é através da tecnologia”, disse Devanur.

Publicidade

A ascensão do Airbnb na última década inspirou uma geração de empreendedores que adquire, mobilia e administra imóveis para aluguel de férias em pequena escala. Mas grandes empresas surgiram, focadas com frequência na administração de imóveis, mas não na sua propriedade. Em alguns casos elas rotulam suas ofertas, criando operações de alojamento similares às do Courtyard by Marriott ou Hampton Inn.

Por outro lado, os investidores de risco apoiam empresas que locam apartamentos de proprietários de prédios e os convertem numa categoria nova de hotel. Uma dessas empresas, a Sonder, deve abrir seu capital por meio de uma fusão com uma companhia ainda em estágio de desenvolvimento no final deste ano.

Mas ser proprietário de casas para locação de curto prazo em locais remotos é problemático, exigindo o envio de faxineiros e pessoal de manutenção para locais distantes. E embora as locações de longo prazo protejam os proprietários de escritórios, apartamentos e armazéns contra choques econômicos, o setor hoteleiro não desfruta dessa proteção.

Adquirir casas não é fácil num momento em que os estoques são baixos, elevando os preços dos imóveis, e investidores como Blackstone Group Inc., e outros, aplicaram bilhões de dólares na compra de imóveis unifamiliares para locação.

O foco dos investidores nesse campo da locação de curto prazo é em casas diferentes daquelas visadas por compradores regulares ou os proprietários de imóveis de Wall Street, mas o capital que entra no setor imobiliário residencial vindo de todos os cantos tornará os imóveis mais caros para aquisição.

Publicidade

Para o Airbnb, a chegada ao mercado de investidores mais ricos e mais sofisticados é uma bênção, mesmo que contradiga os esforços da empresa para se promover como uma alternativa para viajantes experimentarem novos lugares como residentes locais. Os grandes investidores representam uma fonte potencial de novos catálogos e podem oferecer um produto que atraia as pessoas que gostam da regularidade confortável dos hotéis.

O crescente apetite por imóveis para locação de curto prazo atrairá dezenas de bilhões de dólares, disse Sean Breuner, cuja empresa, Avant Stay, administra propriedades que oferecem serviços de concierge e também opera uma corretora para ajudar investidores na sua busca por imóveis.

“É a última classe de ativo remanescente com algum rendimento”, disse Breuner. “Acreditamos que existe uma enorme possibilidade de se institucionalizar”.

(Tradução de Terezinha Martino)

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos