O que este conteúdo fez por você?
- Veículos da imprensa britânica como o jornal The Times e a BBC têm divulgado uma estimativa não-oficial de gastos que chega à casa de 100 milhões de libras (R$ 626 milhões)
- O valor seria quase o dobro do que foi gasto com a coroação da rainha Elizabeth II. Segundo o jornal norte-americano The New York Times, naquele evento foram gastos 1,573 milhão de libras, mais de 50 milhões de libras em valores atuais
A coroação de Charles III como rei do Reino Unido aconteceu no último sábado (6) e, apesar das tradicionais vestes, peças preciosas e mobilização, foi considerada mais simples que a de sua sua mãe, Elizabeth II, em 1953. Além da cerimônia solene, a celebração contou um fim de semana de shows e feriado nesta segunda-feira (8).
Leia também
A decisão por uma celebração mais simples ocorreu em meio a críticas dos britânicos sobre a fortuna acumulada pela família real. Diferente da solenidade de posse de sua mãe, que durou cerca de três horas, a coroação de Charles teve duração de duas horas. Antes do início do evento, britânicos protestavam contra a monarquia nas ruas de Londres.
O país passa por um momento de crise, com aumento do custo de vida, inflação elevada e greves de diversas categorias profissionais. O Fundo Monetário Internacional (FMI), projeta uma diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,3% para o país.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A carruagem utilizada para a procissão de Charles foi a mesma do Jubileu de Diamante de sua mãe, fabricada em 2012 para marcar os 60 anos de reinado de Elizabeth II. Durante a cerimônia completa, também foram utilizados os objetos sagrados que compõem a “Coronation Regalia”, algumas das valiosas Joias da Coroa que são utilizadas nas coroações de monarcas.
Os gastos totais da cerimônia e festividades não foram divulgados. No entanto, por se tratar de um evento de Estado, ao menos parte da verba vem do governo britânico. De acordo com a BBC, os custos serão partilhados pela realeza, com recursos como o do Fundo Soberano.
Veículos da imprensa britânica como o jornal The Times e a BBC têm divulgado uma estimativa não-oficial de gastos que chega à casa de 100 milhões de libras (R$ 626 milhões).
O valor seria quase o dobro do que foi gasto com a coroação da rainha Elizabeth II. Segundo o jornal norte-americano The New York Times, naquele evento foram gastos 1,573 milhão de libras, mais de 50 milhões de libras em valores atuais. A diferença entre os gastos é que a grande parte do valor atual teria sido direcionada para as despesas na segurança do evento.
- Coroação de Charles III impulsiona turismo; veja quanto deve movimentar
Publicidade