Comportamento

Dia da Cerveja: 3 razões para olhar a bebida como oportunidade de investimento

Dia é comemorado nesta sexta-feira (5), saiba mais sobre a data

Foto: Envato Elements
  • O último levantamento do MAPA, publicado em 2021, apresentando os dados de 2020, apontou que naquele período haviam 1.383 cervejarias registradas
  • O mercado de cervejas no Brasil é bem consolidado, tendo Ambev, Heineken e Petrópolis possuindo mais de 90% de participação de mercado
  • Na Copa do Mundo de 2018, por exemplo, houve um crescimento de 20% no consumo de cerveja no mês da disputa do mundial

O Dia da Cerveja, instituído em 2007 em Santa Cruz, na Califórnia (EUA), é comemorado na primeira sexta-feira de agosto, que neste ano calhou de ser no dia 5. A comemoração foi criada por quatro amigos fãs da bebida e com três propósitos: estar com amigos para saborear a cerveja; celebrar aqueles que fabricam e os que a servem; ter o sentido de união mundial com outros que comemoram, com cervejas de todas as nações e culturas.

Pensando nisso, o E-Investidor resolveu listar três razões para enxergar a bebida à base de malte e lúpulo como oportunidade de investimento.

Novos negócios

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) costumava publicar anualmente um estudo chamado Anuário da Cerveja em que divulgava o crescimento dos registros das novas cervejarias no Brasil.

O último levantamento, publicado em 2021, apresentando os dados de 2020, apontou que naquele período haviam 1.383 cervejarias registradas, sendo a primeira vez que todos os Estados possuíam ao menos uma.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De lá para cá, a sensação é que o número de novas cervejarias aumentou, mas o crescimento desacelerou devido à pandemia do novo coronavírus, segundo Douglas Salvador, CEO do Clube do Malte, que ressalta que não teve acesso a dados oficiais após a última divulgação.

Conheça aqui a história da Julia Fraga, a mulher à frente do movimento das cervejas artesanais em São Paulo. E nesta outra reportagem, os atletas profissionais do surfe e do skate que criaram marcas próprias de cervejas.

“Uma estratégia de investimento é o equity crowdfunding – espécie de financiamento coletivo –, que recentemente passou por atualizações nas regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Nosso negócio está sendo construído com um conceito muito forte de comunidade e por isso o crowdfunding foi e continua sendo muito estratégico para a gente”, afirma.

De acordo com Salvador, na primeira captação, em 2019, o Clube do Malte levantou R$ 1,5 milhão e, a partir daí, deu início a um projeto de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) com benefícios exclusivos para os investidores e assinantes.

O crowdfunding, além de trazer investimentos para o negócio, ajuda de diversas formas: no consumo dos produtos, na divulgação e na busca por novos seguidores nas redes sociais. Hoje, mais da metade dos investidores do Clube do Malte são clientes recorrentes dos produtos.

Mercado

O mercado de cervejas no Brasil está ocupado, principalmente, por Ambev, Heineken e Petrópolis, juntas com mais de 90% de participação. Mas o cenário da pandemia afetou o consumo, que se concentrou no canal off-trade (pontos de venda como supermercados e lojas de varejo em geral) e agora, passado o pior momento da pandemia, houve forte recuperação do canal on-trad (bares, restaurantes, casas noturnas e clubes).

“Em 2022, houve forte recuperação de volume. A Ambev divulgou um aumento anual de 8,5% no volume de cerveja vendido no Brasil no segundo trimestre e a Heineken mostrou que o volume vendido no Brasil cresceu entre 20% e 23% no primeiro semestre. Por outro lado, existe potencial de consolidação das cervejarias artesanais”, diz Lucas Pogetti, sócio da RGS Partners.

A XP Investimentos e o Bradesco BBI, aliás, anunciaram suas recomendações de preços-alvos para a Ambev.

O segundo semestre parece ser um momento propício para se investir no setor, isso porque entre novembro e dezembro haverá a Copa do Mundo do Catar. Na última edição da Copa do Mundo, houve um crescimento de 20% no mês da disputa do mundial.

Consumo

Dados divulgados pela Ambev em 28 de julho revelaram que no segundo trimestre de 2022 a cervejeira teve um recorde de venda de Chopp Brahma nos últimos 12 anos no segundo trimestre. Os números superaram as vendas durante as Copas do Mundo da Rússia e a edição do evento esportivo no Brasil, em 2014. O resultado impulsionou a receita da divisão Cerveja Brasil, crescendo 22,7% para R$ 7,9 bilhões.

Por fim, com tantas variedades de marcas, as melhores opções de custo-benefício para o dia da cerveja, segundo Salvador, são as marcas que equilibram qualidade e preço, como Vedett, Baden Baden, Dado Bier, Blue Moon, além das importadas Delirium, Chimay, Pilsner Urquell, 1795, Brewdog, Erdinger e Paulaner.

Para quem mora na Capital paulista, essa reportagem lista 20 endereços para comemorar o Dia da Cerveja.