Milhas se popularizaram como forma de baratear as viagens. Foto: Envato
A executiva Cristina Yoshida já era uma acumuladora assumida de milhas aéreas antes de de tornar diretoria de negócios da TudoAzul em 2023. Comocontamos aqui, agora a diretora do programa de fidelidade da Azul (AZUL4) tem a meta de dobrar o faturamento da divisão em relação aos resultados de 2019, o último antes da pandemia da covid-19.
Para os viajantes, Yoshida também tem muito a contribuir. Isso porque um bom uso dos pontos acumulados com o cartão de crédito pode ajudar a encontrar passagens aéreas mais baratas, a fazer reservas de hotéis a tarifas menores, a conseguir descontos em lojas on-line – boas vantagens para quem está planejando uma viagem. Nesta reportagem, mostramos quais são os 5 melhores cartões para ganhar milhas em 2023.
“Já viajei para Maldivas duas vezes, reservei hotéis na Europa, Ásia e Caribe e fiz passeios entre cidades em viagens internacionais só com os pontos que acumulei”, conta. Com base em sua experiência – como turista e como profissional –, a diretora do TudoAzul dá algumas dicas para consumidores aproveitarem melhor os planos de fidelidade. Confira:
Planeje sua viagem e pague mais barato
Um dos grandes aliados das viagens mais baratas é a antecedência. As companhias aéreas geralmente disponibilizam assentos para venda com até 1 ano antes da data da viagem e é bom ficar de olho. “Quanto antes o cliente reservar, mais chances de encontrar passagens mais baratas em pontos”, diz a executiva.
Use os pontos para outras facilidades
Além das passagens aéreas, é possível utilizar os pontos para adquirir outras facilidades no voo. No caso da TudoAzul, e de outros programas, as milhas também podem ser trocadas por bagagem extra, marcação de assento, upgrade de cabine, hotéis, passeios, traslados, aluguel de carro, ingressos e até pacotes de viagens.
A Tarifa Congelada
Não tem os pontos suficientes para comprar a passagem ainda, mas viu uma tarifa barata? É possível garantir os assentos no voo pelo preço por meio da Tarifa Congelada. O produto do TudoAzul permite adquirir a passagem com um prazo de 11 meses para juntar os pontos e realizar o pagamento.
Concentre os pagamentos no cartão de crédito
Um dos métodos mais eficazes para acumular milhas é concentrar o pagamento das contas e despesas do dia a dia em um ou poucos cartões de crédito. De preferência, aqueles que possuírem bons programas de fidelidade. “Não importa se é o pagamento de uma conta de R$ 5 ou R$1 mil, além de poder organizar melhor suas despesas, a atitude rende mais pontos no seu dia a dia”, destaca Yoshida.
Atenção às parcerias
Para atrair clientes, os programas de fidelidade têm oferecido cada vez mais benefícios e parcerias. “Hoje existe uma variedade de parcerias no mercado que permitem acumular pontos desde uma compra de roupas, artigos de ginástica, utilitários domésticos e eletrônicos. Tudo gera pontos”, diz.
Na dúvida, antes de fechar uma compra de e-commerce, verifique se a loja em questão tem alguma parceria com o programa de fidelidade para que o produto gere milhas.
Ganhe status dentro do programa de fidelidade
No TudoAzul, é possível subir de status dentro do programa para ganhar mais descontos. São quatro níveis: cliente Básico, Topázio, Safira e Diamante, em ordem de “hierarquia”. Como? Voando mais, transferindo pontos dos bancos, comprando pacotes ou sendo um assinante do Clube TudoAzul. Mesmo que você utilize outros programas, vale checar a escala de status para obter mais vantagens, é o caso de Smiles e LatamPass, por exemplo.
Avalie a assinatura paga
A última dica de Cristina Yoshida é avaliar a assinatura paga do programa. Ser membro do TudoAzul é gratuito, mas, para quem quiser aumentar os pontos e benefícios recebidos, é possível fazer parte do Clube TudoAzul, um programa de assinatura, pago, que permite descontos extras.