Comportamento

Educação financeira é maior ferramenta para se conectar ao público

Tema é o mais abordado em estratégias de comunicação para questões sociais, diz pesquisa

Investir em educação financeira é maior ferramenta do mercado para se conectar ao público, segundo pesquisa | Foto: Envato
  • Em consulta a 73 empresas associadas da Anbima - que apresentam um patrimônio líquido e total de ativos de aproximadamente R$ 1,2 trilhão -, verificou-se que o incentivo à educação é o tema mais abordado pelas companhias quando se trata de estratégias de comunicação para questões sociais (47%)

As empresas dos mercados financeiro e de capitais do Brasil encontraram na educação financeira uma ferramenta de comunicação capaz de criar uma conexão cada vez maior com seu público, segundo a pesquisa inédita “A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Em consulta a 73 empresas associadas da Anbima – que apresentam um patrimônio líquido e total de ativos de aproximadamente R$ 1,2 trilhão -, verificou-se que o incentivo à educação é o tema mais abordado pelas companhias quando se trata de estratégias de comunicação para questões sociais (47%).

Em segundo lugar, está a defesa do meio ambiente (14%). Para facilitar o acesso a esse tipo de conteúdo, 80% das corporações do segmento deverão aumentar seus investimentos em comunicação digital.

Aposta forte no digital

A pesquisa também destaca os processos que deverão apresentar maior crescimento de relevância e investimentos nas empresas dos mercados financeiro e de capitais: 80% apontaram a comunicação digital, seguida de investimentos em construção de marca (ou branding) e gestão de marca (64%).

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Depois vêm identidade, reputação e imagem (39%) e engajamento com participantes do mercado (stakeholders), (31%). Outro dado revelado pela pesquisa é que a mídia própria (conteúdo original distribuído pelos canais da empresa) é considerada a mais valiosa para os participantes, seguida por mídia conquistada (cobertura da mídia tradicional), mídia compartilhada (mídia social e influenciadores online), e, por fim, a menos valiosa foi a mídia paga (publicidade e conteúdo de marca).

Na visão dos profissionais consultados, a adequação da linguagem, de conteúdo e de canais, a conciliação da comunicação com um ambiente altamente regulado e o aumento do foco em educação financeira são os principais aprimoramentos que devem ser realizados no curto e médio prazos.

Para os próximos anos, a pesquisa revela que os principais desafios são construir e/ou manter a confiança da marca (56%), adequar as estratégias de comunicação à transformação digital que o setor vem vivenciando (54%), lidar com a evolução digital e redes sociais (43%), estabelecer o link entre a comunicação e a estratégia de negócio (41%) e compatibilizar os desafios de comunicação com a regulação do nosso mercado (40%).

Investimentos

Diante do maior interesse em temas ambientais, sociais e de governança nas análises de investimento (ESG, na sigla em inglês), é esperado o envolvimento crescente das empresas neste assunto: 42% já se comunicam em questões sociais e 45% pretendem se comunicar nos próximos dois anos, segundo a pesquisa.

Somente 13% das empresas não pretendem se comunicar em relação às questões sociais. Em relação aos temas da pauta, o incentivo à educação (47%) é o principal, seguido da defesa do meio ambiente (14%) e do combate à desigualdade (8%).

Panorama

A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e maio de 2021. Entre as empresas entrevistadas, 90% são privadas nacionais, 6% privadas internacionais e 4% têm capital misto (público e privado). Entre os segmentos representados, as gestoras são 60% das participantes do estudo. Em seguida, estão as corretoras (11%) e os bancos múltiplos (7%).