Comportamento

El Salvador se torna o 1º país a aprovar Bitcoin como moeda corrente

Congresso do país aprovou a Lei do Bitcoin na madrugada desta quarta-feira (9)

El Salvador se torna o 1º país a aprovar Bitcoin como moeda corrente
Cartazes de bitcoin em frente a restaurante em El Salvador (FOTO:REUTERS/Jose Cabezas/File Photo)
  • A pequena nação da América Central se torna a primeira a adotar a criptomoeda como moeda corrente, ao lado do dólar
  • O presidente do país, Nayib Bukele escreveu em um tweet dizendo que a nova lei vai trazer inclusão financeira, investimentos, turismo, inovação e desenvolvimento econômico para El Salvador

Na madrugada desta quarta-feira (9), o congresso de El Salvador aprovou uma lei para adotar o Bitcoin como uma das moedas legais do país. A pequena nação da América Central se torna a primeira a adotar o ativo digital como moeda corrente, ao lado do dólar.

 

O presidente do país, Nayib Bukele escreveu em um tweet dizendo que a nova lei vai trazer inclusão financeira, investimentos, turismo, inovação e desenvolvimento econômico para El Salvador.

“O uso de bitcoin será opcional para indivíduos e não trará riscos para os usuários”, disse o presidente. Além disso, o governo garantirá a conversibilidade em dólares no momento da transação por meio de um trust (organização empresarial) criado no banco de desenvolvimento do país, o BANDESAL.

Em El Salvador, o uso do Bitcoin como moeda de curso legal entrará em vigor em 90 dias, e a cotação BTC/dólar será definida pelo mercado. Segundo a Lei, a criptomoeda deve ser aceita pelas empresas quando oferecida como pagamento por bens e serviços. Além disso, as contribuições fiscais também poderão ser pagas com o ativo digital.

Publicidade

De acordo com a Reuters, os analistas consultados pela agência de notícias disseram que a medida pode complicar as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI). El Salvador busca captar de mais de US$ 1 bilhão com a entidade.

No acumulado das últimas 24 horas, o Bitcoin está em alta de 10,4% cotado a US $35.169,96.

Na contramão

Também nesta quarta-feira (9), o The Block, empresa de research de criptoativos, descobriu que os dois dos maiores serviços de internet da China, Baidu e Weibo, versões chinesas do Google e do Twitter, parecem estar realizando um esforço em conjunto para censurar palavras-chaves referentes às três principais corretoras de criptomoedas: Binance, Huobi e OKEx.

Ao pesquisar no Baidu a palavra Binance, por exemplo, o motor de buscas não traz nenhum resultado, o mesmo vale para as outras duas corretoras. Mas, ao pesquisar por “Binance App”, os resultados voltam a aparecer, o que pode mostrar que a censura está sendo feita gradativamente.

*Com informações da Reuters

 

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos