• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Grupo quer empresas do Brasil com 30% de mulheres no conselho até 2025

Pesquisa mostrou que elas não estão no conselho de 4 em cada 10 empresas que abriram capital na B3 desde 2020

Por João Paulo dos Santos

23/09/2021 | 18:00 Atualização: 23/09/2021 | 18:00

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

(João Santos, especial para o E-Investidor) – As mulheres representam 14% dos membros de conselhos administrativos das empresas brasileiras, sejam elas de capital aberto ou fechado. Aumentar esse número é o objetivo do Grupo 30% Club. A taxa no nome da organização criada no Reino Unido é o objetivo do grupo de trabalho na representação feminina no alto escalão empresarial.

Leia mais:
  • Homens, brancos, de meia-idade: o perfil dos CFOs no Brasil
  • As mulheres conseguem retornos maiores no longo prazo, diz Órama
  • Investimento em lideranças femininas faz fundo saltar 35% em 12 meses
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com 14% de participação, o Brasil fica atrás de países da Europa e até mesmo de nações da América do Sul como a Colômbia, que tem um percentual de 17% de cargos nos conselhos das empresas ocupados por mulheres.

O 30%, que atua em 18 países, trabalha em contato com empresas para mostrar a importância do olhar para o ESG, principalmente na questão da diversidade de gênero. O grupo tem por metodologia o convencimento através de pesquisas e dados e não de forma mandatória.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O movimento 30% no Brasil não mede esforços para propor agendas estratégicas de ampliação da participação de mulheres em conselhos de administração. Sair dos 14% e chegar aos 30% é a nossa grande meta até 2025”, disse Beatriz Cabral, Head do Grupo de Comunicação do 30%.

Pesquisa recente do grupo feita com a Ernst & Young concluiu que das 54 empresas que abriram capital (IPO) no Brasil em 2020 e no primeiro semestre de 2021, 41% delas não tinham nenhuma mulher no conselho. A apenas 7% tinham 30% das cadeiras com mulheres.

Para Fábio Coelho, CEO da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capital) e membro do Advisory Board do 30%, a diversidade promove uma leitura de mundo mais abrangente. “Existe um comportamento dos investidores, principalmente aqueles que estão numa pegada mais global, de observar as empresas que têm esse percentual de participação de mulheres. É uma leitura de governança que ocorre globalmente. Os próprios investidores na hora de votar nas assembleias para composição de conselho observam se existe essa diversidade”, disse Coelho.

Segundo o CEO da AMEC, o 30% Club busca demonstrar esses comportamentos e sensibilizar os executivos em relação ao tema para alcançar não só a meta de 30% de mulheres nos conselhos até 2025, mas também no curto prazo poder ver ao menos uma mulher ocupando o cargo nos conselhos brasileiros.

Publicidade

Ele também entende que o grupo foco da pesquisa com empresas que abriram capital é importante porque algumas dessas companhias estão prestes a fazer sua primeira assembleia de votação de conselho.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversidade
  • Empresas
  • Environmental Social and Governance (ESG)
  • IPO
Cotações
02/03/2026 16h55 (delay 15min)
Câmbio
02/03/2026 16h55 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje bate máxima, petróleo dispara e juros sobem com guerra no Oriente Médio; Petrobras ganha mais de 3%

  • 2

    Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais

  • 3

    Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo; ouro e prata sobem quase 3%

  • 4

    Pix em 2026: aproximação, pagamentos automáticos e novas regras moldam o futuro

  • 5

    Quem é o investidor estrangeiro que banca o rali do Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Imagem principal sobre o Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Logo E-Investidor
Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Imagem principal sobre o Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Logo E-Investidor
Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Imagem principal sobre o Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Logo E-Investidor
Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Últimas: Comportamento
Copom deve cortar Taxa Selic em março mesmo com conflito no Oriente Médio, afirma estrategista
Comportamento
Copom deve cortar Taxa Selic em março mesmo com conflito no Oriente Médio, afirma estrategista

Para especialista, posição periférica do Brasil no mercado global de petróleo dá suporte para flexibilização monetária

02/03/2026 | 16h53 | Por Arícia Martins
Feito para homens, ocupado por elas: como o mercado financeiro tenta se adaptar ao público que sempre ignorou
Comportamento
Feito para homens, ocupado por elas: como o mercado financeiro tenta se adaptar ao público que sempre ignorou

Para especialistas, produtos, comunicação e assessoria foram historicamente estruturados para um perfil que, durante décadas, tinha nome e gênero definidos

02/03/2026 | 08h00 | Por Murilo Melo
O bunker dos bilionários: a ilha de Miami onde Bezos e Zuckerberg buscam privacidade total
Comportamento
O bunker dos bilionários: a ilha de Miami onde Bezos e Zuckerberg buscam privacidade total

Exclusividade, segurança 24 horas e imóveis que chegam a US$ 200 milhões transformam Indian Creek Island em um dos endereços mais fechados e disputados dos Estados Unidos

01/03/2026 | 08h00 | Por Marco Quiroz-Gutierrez, da Fortune
Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais
Comportamento
Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais

Jovens impulsionam crescimento de discos, CDs e livros físicos ao buscar identidade e experiências fora das telas

28/02/2026 | 07h30 | Por Luba Kassova, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador