Comportamento

Nova corrida do ouro: gigantes se mexem para ganhar vantagem com IA

Gigantes da tecnologia apostam em inteligência artificial como a próxima grande inovação

Nova corrida do ouro: gigantes se mexem para ganhar vantagem com IA
ChatGPT potencializou disputa entre empresas tech. Foto: REUTERS/Florence Lo
  • Empresas de tecnologia têm apostado pesado em inteligência artificial
  • Os grandes nomes do Vale do Silício, como Alphabet e Microsoft, querem se tornar as líderes no desenvolvimento de tecnologias em AI

As gigantes da tecnologia estão prestes a apostar alto na inteligência artificial. Empresas que vão desde a Microsoft à Meta estão dizendo aos investidores que a IA é uma “grande oportunidade” de crescimento – e estão prometendo grandes investimentos para superar as rivais.

As menções a “IA”, “aprendizado de máquina” e termos relacionados dispararam na última rodada de divulgação de resultados das empresas, de acordo com uma análise da Bloomberg News das transcrições dos anúncios de 15 das maiores empresas de software e semicondutores.

A IA parecia imune, mesmo quando o corte de gastos monopolizava as conversas: havia mais de 200 menções a termos relacionados ao assunto, de longe o maior registro desde que começou a receber menções consideráveis nas divulgações de resultados das empresas de tecnologia americanas em 2013.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A maioria dos principais players do Vale do Silício tem produtos de IA em desenvolvimento há anos. Mas a disputa foi oficialmente declarada após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em novembro. O chatbot de IA generativa que se tornou uma febre ressoou pelo setor como um sinal de alerta.

“Deixe-me reconhecer: a IA se tornou um assunto importante nas conversas este ano”, disse o CEO da International Business Machines, Arvind Krishna, na divulgação de resultados de sua empresa no mês passado. “Estive em Davos e o tema talvez tenha vindo à tona em quase todas as discussões sobre tecnologia – o que está acontecendo com a IA, assim como o que está acontecendo com a OpenAI.” O ChatGPT, disse ele, é o mais recente de uma série de avanços importantes que arrebataram o setor, sendo comparável ao Watson, da IBM, e ao DeepMind, do Google.

As divulgações de resultados deixaram uma coisa clara: todo mundo quer se tornar um líder de IA – ou pensa que já é. Aqui está o que alguns dos principais executivos das gigantes da tecnologia disseram nas últimas semanas:

– “Há mais de seis anos, falei pela primeira vez que o Google é uma empresa que prioriza a IA. Desde então, somos líderes no desenvolvimento de IA” – Sundar Pichai, CEO da Alphabet.

– “Vamos ser líderes na era da IA, conscientes de que o valor máximo da empresa é criado durante as mudanças de plataforma” – Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Publicidade

– “Um dos meus objetivos para a Meta é aprofundar nossa pesquisa para nos tornarmos uma liderança na IA generativa, assim como já somos líderes em nosso trabalho com a IA de recomendação” – Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

“A Tesla é de fato uma das principais empresas de IA do mundo. Isso é meio que um grande negócio, com a IA sendo usada tanto para softwares como para hardwares” – Elon Musk, CEO da Tesla.

Enquanto isso, a empresa de semicondutores Advanced Micro Devices (AMD) está interessada em lucrar com os investimentos enormes em hardware que a nova tecnologia exigirá.

“Nos próximos anos, uma das nossas maiores oportunidades de crescimento será a IA, que está no início da transformação de praticamente todos os serviços e produtos da indústria”, disse Lisa Su, CEO da AMD.

A Meta começou a mencionar a IA em suas divulgações de resultados em 2013, quando anunciou a formação de um grupo de pesquisa de IA para interpretar todo o conteúdo compartilhado no Facebook. Desde então, as menções aumentaram lentamente em todo o setor e começaram a ter um papel de maior destaque a partir de 2016. Embora naquela época a conversa a respeito da nova tecnologia tivesse seus altos e baixos, agora ela é oficialmente inevitável./TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos