“Emprestar sua conta bancária pode te envolver em crime”, alerta ABBC sobre fraude no Dia dos Pais
A Associação Brasileira de Bancos lista as fraudes mais comuns para a data e explica a prática, cada vez mais frequente, do "aluguel de conta bancária"
Entenda quais são os golpes mais comuns do período, segundo a ABBC (Foto: Adobe Stock)
Com a aproximação do Dia dos Pais, cresce a preocupação com golpes financeiros cada vez mais comuns para esta época do ano. Para conscientizar a população sobre os riscos, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) está promovendo uma campanha chamada “Tem Cara de Golpe”, em que explica as principais modalidades de fraude do período.
Uma das práticas criminosas é o “aluguel de contas bancárias“, na qual criminosos convencem pessoas a emprestarem suas contas em troca de um pagamento periódico. Uma vez emprestada, a conta pode ser usada para movimentar dinheiro ilegal, fruto de outros golpes financeiros. Nesse tipo de esquema, não apenas o golpista, mas o dono do perfil bancário pode ser responsabilizado. “Mesmo sem participação direta no crime, quem cede sua conta pode estar envolvido em fraudes ou lavagem de dinheiro e responder legalmente por isso. Jamais empreste sua conta ou dados”, diz a ABBC.
Um segundo golpe comum envolve a criação de sites falsos que replicam marcas famosas e atraem usuários com descontos agressivos nos produtos. Além de nunca receberem os itens, quem faz a compra também tem os dados bancários copiados e posteriormente usados em outras fraudes. A ABBC alerta também para mensagens promocionais e “urgentes” recebidas via SMS ou WhatsApp, que podem redirecionar o usuário para esse tipo de site malicioso.
Existem ainda as falsas centrais de atendimento, em que criminosos se passam por funcionários de bancos ou operadoras de cartão para colher dados financeiros sensíveis da vítima. “Nenhuma instituição solicita senhas ou códigos por telefone. Em caso de dúvida, contate diretamente o canal oficial”, afirma a ABBC. Por último, o consumidor deve ter cuidado com a “entrega de produtos com maquininha adulterada” ou “golpe do falso motoboy” – quando um criminoso se apresenta como um entregador de brindes ou prêmios e solicita o pagamento de uma taxa por meio de uma maquininha com visor danificado. Com isso, valores muito superiores ao informado são cobrados.
Também é possível que o entregador peça uma foto da vítima, que pode ser usado para tentar invadir contas ou abrir cadastros em instituições financeiras. “Em datas como o Dia dos Pais, o volume de transações cresce exponencialmente, e os riscos também. Por isso, consumidores e empresas precisam manter uma postura preventiva. Segurança digital não depende apenas de tecnologia, mas, principalmente, de comportamento. Usar autenticação em duas etapas, manter dispositivos atualizados, verificar a legitimidade de ofertas, nunca ceder a pedidos para emprestar sua conta bancária e não compartilhar senhas são atitudes que fazem toda a diferença”, diz Leandro Vilain, CEO da ABBC.
Como não cair em golpe no Dia dos Pais?
Veja as nove dicas selecionadas pela ABBC para não ser pego em uma fraude durante a data comemorativa.
1- Desconfie de promoções com preços muito abaixo do mercado. Golpes costumam usar ofertas chamativas como isca.
2 – Digite o endereço da loja diretamente no navegador. Evite acessar links enviados por mensagens ou redes sociais.
Publicidade
3 – Antes de pagar um boleto, confira os dados do beneficiário. Qualquer divergência pode indicar fraude.
4 – Ative a autenticação em duas etapas nos aplicativos bancários e de compras online.
5 – Não compartilhe senhas, códigos ou dados pessoais por telefone, SMS ou mensagens em aplicativos.
6 – Nunca empreste ou ceda sua conta bancária ou chaves Pix para terceiros. Contas laranja são usadas em golpes e podem envolver você em crimes.
Publicidade
7 – Evite fazer pagamentos em maquininhas com visor danificado ou pouco visível.
8 – Fique atento a mensagens urgentes com links suspeitos. Na dúvida, fale com sua instituição financeira por canais oficiais.
9 – Instale antivírus e mantenha seu celular e computador atualizados.