Comportamento

O que você precisa saber sobre criptomoedas antes de maratonar ‘Billions’

A produção é um prato cheio para quem se interessa pelo mercado financeiro

O que você precisa saber sobre criptomoedas antes de maratonar ‘Billions’
Foto: Pixabay
  • O isolamento social adotado como uma das principais medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus deixou todo mundo em casa
  • Com isso, a Netflix ganhou 15,7 milhões de assinantes só no primeiro trimestre de 2020
  • A quinta temporada da série Billions é um prato cheio para quem se interessa e tem curiosidade sobre o mercado financeiro

(Murilo Basso, Especial para o E-Investidor) – Quinta temporada da série da Netflix (FLX34) tem como pano de fundo o universo das criptomoedas, Bitcoin e blockchain.

O isolamento social adotado como uma das principais medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus deixou todo mundo em casa e, consequentemente, reduziu as opções de lazer. Nesse cenário, maratonar seriados virou um dos passatempos preferidos e a Netflix ganhou 15,7 milhões de assinantes só no primeiro trimestre de 2020. Uma das séries disponíveis no catálogo do serviço é “Billions”, cuja quinta temporada estreou em maio, com episódios lançados semanalmente.

A produção é um prato cheio para quem se interessa e tem curiosidade sobre o mercado financeiro. A trama gira em torno do embate entre dois homens que estão em lados opostos da lei: o indicado ao Oscar Paul Giamatti é o procurador de Justiça Chuck Rhoades, enquanto Damian Lewis, conhecido por sua atuação em “Homeland”, é o dono de uma empresa de investimentos que faz corretagem de ações na Bolsa de Valores e lança mão de práticas não ortodoxas do ponto de vista legal, por assim dizer, para enriquecer.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O cenário principal da série é Nova York, o mesmo de diversas outras produções do gênero, como os filmes “Wall Street” e “As Golpistas”.

Por mais que, por si só, o mercado financeiro não seja assim tão simples de compreender, a temporada mais recente da série traz entre as histórias de seu enredo um tema ainda menos palatável, pelo menos por enquanto, por parte do grande público: criptomoedas. Tanto que a produção da série precisou contratar um consultor para a atual temporada, no caso, o escritor Ben Mezrich, autor do livro “Bitcoin Billionaires: A True Story of Genius, Betrayal, and Redemption” (“Bilionários do Bitcoin: uma verdadeira história de genialidade, traição e redenção”, em tradução livre).

Mas se você não tem nenhum amigo que entenda do assunto e possa atuar como seu próprio consultor especial, não se preocupe! O eInvestidor vai explicar os principais pontos que envolvem esse universo para que você não fique “boiando” enquanto maratona a quinta temporada de “Billions” na Netflix.

Criptomoedas, Bitcoin e tokens

O primeiro ponto que precisa ser compreendido diz respeito às criptomoedas, moedas digitais baseadas em criptografia. De forma bastante coloquial, a criptografia consiste em uma tecnologia de segurança que “bagunça” a informação enviada a um receptor para que um terceiro, caso haja interceptação, não seja capaz de decodificar o conteúdo.

Basicamente, os dados são embaralhados em uma ponta e desembaralhados na outra, como proteção. É a criptografia que confere segurança aos ativos digitais. E não pense que se trata de uma técnica nova: o primeiro uso conhecido da criptografia reside em hieróglifos irregulares que foram esculpidos em monumentos do Antigo Egito, há quase 5 mil anos.

O Bitcoin, nada mais é, do que uma criptomoeda. Ele não é, entretanto, uma criptomoeda qualquer: é a primeira e a mais conhecida. Criptomoedas e Bitcoin, portanto, nasceram juntos. A moeda foi apresentada ao mundo em 2008, criada por um grupo de rebeldes da computação, que dominam a criptografia, sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Considera-se que o Bitcoin foi a responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre, processo de revolução que ainda está no início.

Publicidade

A principal característica do Bitcoin, nesse sentido, é sua descentralização. “A ideia era justamente se colocar contra o domínio, a proteção e o controle de uma só pessoa, organização ou governo. A lógica da operação era que ela seria descentralizada.

Ninguém é dono do Bitcoin. Nenhum governo ou organização tem condição de mudar as regras do jogo. Um governo tem o poder centralizado de emissão de moedas tradicionais, mas não tem do Bitcoin”, explica Jorge Renato de Souza Verschoore, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

É preciso frisar, portanto, que não existe um banco por trás do Bitcoin, vez que a sua rede não é controlada por uma autoridade central. Além disso, qualquer desenvolvedor pode ser acesso ao seu código-fonte para verificar como a moeda funciona – ou, ainda, para se inspirar e criar a sua própria criptomoeda (existem até sites e programas de criação).

Relativamente ao Bitcoin, outro ponto que deve ser destacado é que ele não é infinito, vez que o limite definido por seu algoritmo é de 21 milhões de unidades, valor que deve ser alcançado somente em 2140 – ou seja, nenhum de nós estará por aqui para ver isso acontecer. Já o cálculo do valor do Bitcoin não foge às regras mais tradicionais – e mesmo sendo uma moeda descentralizada, também não está imune às leis do mercado.

Questões como lei da oferta e procura, aceitação no mercado e aumento do número de carteiras digitais influenciam. Há, ainda, o token. Embora muitos acreditem também se tratar de uma moeda digital, ele está tipicamente vinculado a algum ativo real, é a sua representação digital.

Publicidade

Pode, também, possuir algum tipo de utilidade, como o acesso a um serviço. Já a tokenização, do ponto de vista tecnológico e jurídico, seria o processo de criar a representação digital
de um ativo real.

Blockchain e confiabilidade

Para entender sobre criptomoedas também é fundamental saber o que é a tecnologia blockchain, rede aberta onde as moedas são negociadas e que serve como uma espécie de livro contábil das transações. No blockchain são registradas informações como a quantia de criptomoedas transacionada, emissor e receptor, data da transação, entre outras.

Esses dados são armazenados em blocos, sendo que a cada 10 minutos no blockchain, um novo bloco de transações é formado, ligando-se ao anterior.

Daí o nome “cadeia de blocos”. Dessa forma, é praticamente impossível modificar qualquer informação. “Se eu quiser fazer um ataque ao Banco Central, uma instituição centralizada, todas as
informações estarão em um sistema.

A partir do momento em que as criptomoedas ou blockchains são descentralizados, é como se tivesse vários ‘Bancos Centrais’. Cada um deles possui as informações de todas as operações. É descentralizado no sentido de que esses bancos centrais, que possuem todas as informações, vão acumulando dados e se por acaso algum deles sumir, os Bitcoins continuarão sendo reconhecidos. Há mais segurança”, afirma Johnny Silva Mendes, professor dos cursos de Economia e Administração da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

No blockchain, as informações não ficam, portanto, armazenadas em um computador central, mas em milhares de máquinas espalhadas por todo o planeta, sendo que cada uma possui cópia integral do banco de dados. Não existe, nesse sentido, um único ponto de ataque, como ocorreria em uma instituição financeira centralizada e tradicional.

Mineração

É dentro do blockchain que são criadas as moedas digitais, num processo chamado de “mineração”. O criador – ou criadores – do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, idealizou a mineração a fim de tornar a rede sustentável.

Publicidade

Os mineradores precisam verificar e registrar a transação no bloco. Para tanto, a máquina deve estar ligada 24 horas por dia, para que as negociações sejam confirmadas e auditadas. “Quem coloca o computador à disposição para processar um bloco é remunerado com um percentual.

Toda vez que um computador completa uma transação, ele é premiado com uma porcentagem. É uma maneira de valorizar o processador e incentivar o minerador. É como se fosse mesmo uma mineração de ouro”, diz Verschoore. É preciso ressaltar, entretanto, que não é qualquer computador que dá conta de minerar Bitcoins atualmente. Quem almeja ser minerador precisa adquirir uma máquina com alta capacidade de processamento, geralmente montada especialmente para a função.

Alerta de spoiler

Um fato interessante é que há registros de mineração ilegal de criptomoedas. No primeiro episódio da quinta temporada de “Billions”, o telespectador acompanha uma operação policial em um galpão usado supostamente para mineração ilegal de Bitcoin.  Os proprietários do local estariam usando muita energia e prejudicando, assim, a cidade.

Na “vida real”, as autoridades sul-coreanas já detiveram mineradores de Bitcoins que usavam de forma fraudulenta eletricidade subsidiada para a função, como se estivessem exercendo outra atividade – fazendas e fábricas em áreas mais restritas do país recebem eletricidade a taxas mais baixas. Note-se que não era a mineração, propriamente dita, que era ilegal, mas o meio utilizado.

Por onde começo?

Se você ficou interessado em investir em criptomoedas, saiba que o primeiro passo é pesquisar uma exchange de confiança. São empresas que atuam como se fossem corretoras do ramo, e sua reputação pode ser verificada, inclusive, em sites como o Reclame Aqui e em comunidades voltadas a discutir o tema. Mendes lembra que pelo fato de qualquer um poder criar criptomoedas, deve-se tomar cuidado para descobrir qual é o projeto e objetivo por trás delas.

“Ao longo dos anos, você percebe que algumas criptomoedas que têm projetos sérios por trás têm negociado um determinado valor, e esse valor tem sido relativamente estável. É importante saber quem são as pessoas que desenvolveram o projeto, se elas têm seu próprio blockchain ou se a criptomoeda foi feita dentro de algum blockchain, se ela pode continuar existindo pelos anos ou se pode acabar sumindo com o tempo. A melhor medida é comprar com parcimônia e cuidado”, alerta.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos