

Autor do best-seller A Psicologia Financeira, Morgan Housel conversou com o E-Investidor durante a Expert XP 2025. O escritor americano revelou quais comportamentos mais prejudicam os investidores.
Publicidade
Autor do best-seller A Psicologia Financeira, Morgan Housel conversou com o E-Investidor durante a Expert XP 2025. O escritor americano revelou quais comportamentos mais prejudicam os investidores.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Para ele, especialmente no início da jornada, os maiores tropeços são o excesso de confiança e a impaciência. Em retrospecto, o autor relembra a própria juventude. “Ninguém é mais certo de si do que um jovem, especialmente homens jovens. Eu também fui assim. Quando tinha uns 21 anos, achava que sabia como o mundo funcionava, que minha visão era a correta, que todos os outros estavam errados.”
Housel contou ao E-Investidor que quando era mais jovem, “estava certo de tudo, convicto de que sua visão era a mais clara e racional”. Completou: “Com o tempo, a gente percebe que muita coisa em que acreditamos era conveniente, não necessariamente verdadeira.”
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Essa autoconfiança exacerbada, somada à pressa, forma a receita clássica para decisões financeiras ruins. “Muita gente acha que investir no longo prazo significa um ano. Talvez cinco. Mas quem entende história dos mercados sabe que longo prazo de verdade é pelo menos dez anos”, explicou o escritor.
Segundo Housel, a falta de perspectiva de tempo é uma das razões mais comuns para iniciantes desistirem cedo, se frustrarem ou caírem em armadilhas do tipo “ganhe dinheiro rápido”. “O mercado testa sua paciência o tempo todo. E muitos jovens ainda não aprenderam a perder com humildade”, comentou.
O autor vê um problema estrutural na forma como as redes sociais moldam a mentalidade dos investidores: com tantas histórias de ganhos rápidos, lucros estratosféricos e promessas impossíveis, a própria passagem do tempo parece uma perda de tempo.
A análise de Housel resgata um dos temas centrais de seu livro, A Psicologia Financeira: a ideia de que não são fórmulas, gráficos ou modelos matemáticos que determinam o sucesso no mercado, e sim a capacidade de lidar com as próprias emoções e frustrações.
“Entender que pessoas diferentes enxergam o mundo de formas diferentes é um aprendizado fundamental” , afirmou.
Publicidade
Atualmente, a lição da paciência pode ter alçado o posto de lugar comum, ou de obviedade, mas, segundo Housel, ela precisa ser aprendida por todo investidor que quiser ter sucesso no mercado financeiro. Especialmente para quem ainda acredita que investir é uma questão de genialidade e não de tempo, humildade e constância.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador