Durante a Expert XP 2025, o escritor e investidor americano Morgan Housel, autor do best-seller A Psicologia Financeira um dos livros mais influentes da última década sobre comportamento no mercado, falou em entrevista ao E-Investidor sobre como a lógica do sucesso nos investimentos mudou ao longo do tempo.
Segundo Housel, por boa parte do século 20, ganhar dinheiro no mercado financeiro dependia diretamente da capacidade matemática. “Se você estivesse escolhendo ações ou fazendo investimentos, a pessoa mais inteligente ganhava”, disse.
Esse cenário, no entanto, mudou radicalmente. “Antes, a informação estava atrás da cortina. Hoje, ela é pública. Todo mundo tem acesso. E. com a inteligência artificial, todos conseguem fazer os cálculos certos. Não há mais muito valor nisso”, afirmou.
Para o autor, o diferencial agora está no comportamento. “Se há 30 anos você precisava de um PhD em matemática para ser o melhor investidor, hoje você precisa entender de psicologia, a sua e a dos outros. É aí que está a diferença entre ganhar e perder”, explicou.
Ele não nega a importância dos dados e dos números, mas defende que fatores como medo, ganância e comparação pesam mais do que nunca nas decisões financeiras. “O lado comportamental é o que faz toda a diferença hoje”, concluiu. Para Morgan Housel, as verdadeiras virtudes que fazem um bom investidor são humildade e paciência.