• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Como essa executiva transformou a paixão por milhas em um cargo de diretoria

Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul, é um das duas únicas mulheres à frente de programas de fidelidade

Por Luíza Lanza

12/08/2023 | 7:37 Atualização: 11/08/2023 | 17:04

Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul. (Foto: Divulgação/Azul)
Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul. (Foto: Divulgação/Azul)

Há alguns anos, as milhas aéreas vêm se popularizando como uma ferramenta para reduzir os custos de um dos sonhos mais comuns entre os brasileiros: viajar cada vez mais. Não raro, ouvimos por aí histórias de quem viajou utilizando esse benefício, dicas para acumular mais pontos, e até rankings dos melhores programas de fidelidade. Agora, imagine fazer disso uma profissão.

Leia mais:
  • 7 dicas sobre programas de milhas, segundo uma especialista da Azul
  • Como organizar a sua primeira viagem com milhas
  • Como escolher um cartão de crédito pelas vantagens dele
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também: O segredo do casal que usa milhas para viajar o mundo

Foi assim que a executiva Cristina Yoshida trilhou seu caminho até a diretoria de negócios do Tudo Azul, o programa de milhagem da Azul (AZULL4). Ela já era uma acumuladora assumida de milhas e, depois de 7 anos na companhia aérea, conseguiu unir o conhecimento adquirido como consumidora para liderar o programa de fidelidade da empresa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Já viajei para Maldivas duas vezes, reservei hotéis na Europa, Ásia e Caribe e fiz passeios entre cidades em viagens internacionais só com os pontos que acumulei”, conta a executiva. Nesta outra reportagem, ela dá 7 dicas para transformar as milhas em viagens e produtos.  

Para ela, as milhas e os pontos são uma forma de viver experiências ou consumir produtos pelos quais dificilmente você pagaria em dinheiro. Passagens de primeira classe ou hotéis mais chiques, por exemplo. Mas Yoshida destaca que não se trata apenas disso: “É uma forma de economizar e poder gastar em outras atividades na sua viagem.”

Atualmente, Yoshida é uma das duas únicas mulheres entre as lideranças dos programas de fidelidade na Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Antes de entrar na Azul, em 2016, a executiva se formou em engenharia civil, na Escola Politécnica da USP e tem no currículo empresas como Citibank, United Airlines e Walt Disney World.

Agora à frente de um dos principais pilares da rentabilidade da Azul, a executiva quer unir a experiência acumulada na carreira àquela que adquiriu como viajante. “Como sempre gostei muito de viajar e vivenciei a importância das viagens para o meu enriquecimento cultural e profissional, eu acho que meu maior desafio hoje é criar uma nova cultura de entendimento sobre programa de fidelidade e colaborar para que o turismo seja o caminho de desenvolvimento das pessoas e do nosso País”, explica.

Novidades no TudoAzul

O programa de fidelidade da Azul está completando 14 anos em 2023. Nos últimos três anos, foram 4 milhões de novos clientes, mesmo em meio à crise da covid-19 que paralisou o mercado de turismo e viagens. Ao todo, já são 16 milhões de clientes.

Publicidade

O plano agora é encerrar 2023 com o dobro do faturamento em comparação ao resultado de 2019, o último ano antes da pandemia.

Para isso, a companhia vem anunciando novas parcerias e iniciativas para atrair clientes e ganhar espaço nesse mercado. Para além dos 150 destinos em voos da Azul e dos 3 mil de companhias parceiras, é possível adquirir pacotes, reservas em hotéis e outros produtos ligados turismo pelo marketplace do TudoAzul.

Em uma das iniciativas mais recentes, a empresa anunciou uma parceria com a Elite International Realty, uma empresa imobiliária da Flórida, nos Estados Unidos. Clientes que comprarem imóveis por intermédio dessa imobiliária, nos EUA ou nos Emirados Árabes Unidos, vão ganhar entre 100 mil e 500 mil pontos no TudoAzul.

Atualmente, o programa de fidelidade representa 20% do faturamento da companhia aérea.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • azul4
Cotações
01/10/2025 5h29 (delay 15min)
Câmbio
01/10/2025 5h29 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Fundos de crédito deixam os de ações para trás e miram R$ 1 trilhão; veja como aproveitar essa tendência

  • 2

    Dólar tem queda em setembro e amplia perdas no ano para 13,8%; qual a projeção para outubro?

  • 3

    Em mês de recordes, Ibovespa fecha setembro com alta de 3%; o que vai mexer com o mercado em outubro?

  • 4

    Alta agressiva no radar: Tesouro IPCA+ pode chegar a 22% com ajuste nos juros

  • 5

    Veja 5 ações para ter rendimento de até 23% na primeira semana de outubro, segundo a Terra Investimentos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o INSS libera calendário de outubro: veja quando o pagamento vai cair na sua conta
Logo E-Investidor
INSS libera calendário de outubro: veja quando o pagamento vai cair na sua conta
Imagem principal sobre o Tele Sena: quem pode apostar no título de capitalização?
Logo E-Investidor
Tele Sena: quem pode apostar no título de capitalização?
Imagem principal sobre o Quanto custa o chocolate mais caro do mundo?
Logo E-Investidor
Quanto custa o chocolate mais caro do mundo?
Imagem principal sobre o Casa própria: onde fica o metro quadrado mais caro do Brasil em 2025?
Logo E-Investidor
Casa própria: onde fica o metro quadrado mais caro do Brasil em 2025?
Imagem principal sobre o Quanto custa construir uma casa de 100m² no sudeste do Brasil?
Logo E-Investidor
Quanto custa construir uma casa de 100m² no sudeste do Brasil?
Imagem principal sobre o Tele Sena: passo a passo para cadastrar e consultar os resultados dos sorteios
Logo E-Investidor
Tele Sena: passo a passo para cadastrar e consultar os resultados dos sorteios
Imagem principal sobre o 5 segredos dos americanos mais ricos para acumular fortuna
Logo E-Investidor
5 segredos dos americanos mais ricos para acumular fortuna
Imagem principal sobre o Por que muitos aposentados da Geração X estão voltando ao trabalho?
Logo E-Investidor
Por que muitos aposentados da Geração X estão voltando ao trabalho?
Últimas: Comportamento
O que o Goldman Sachs procura em um profissional para iniciar a carreira no banco
Comportamento
O que o Goldman Sachs procura em um profissional para iniciar a carreira no banco

Diretora-executiva do banco americano lista o que observa em candidatos que estão no início da carreira

27/09/2025 | 17h13 | Por Bruno Andrade
O que uma recusa milionária do ator Matthew McConaughey ensina sobre propósito e dinheiro
Comportamento
O que uma recusa milionária do ator Matthew McConaughey ensina sobre propósito e dinheiro

Ator explica por que rejeitou oferta milionária de Hollywood e alerta sobre crise de propósito entre homens mais jovens

27/09/2025 | 17h00 | Por Nick Lichtenberg, da Fortune
O rei mais rico do mundo tem 17 mil imóveis e uma fortuna de US$ 43 bilhões; veja quem ele é
Comportamento
O rei mais rico do mundo tem 17 mil imóveis e uma fortuna de US$ 43 bilhões; veja quem ele é

Maha Vajiralongkorn recebeu patrimônio de sua família em 2018; herança inclui diferentes imóveis

27/09/2025 | 11h35 | Por Beatriz Rocha
De olho na IA: como millennials e Gen Z usam tecnologia para decidir investimentos
Comportamento
De olho na IA: como millennials e Gen Z usam tecnologia para decidir investimentos

Eles têm recorrido à IA para orientações, desde finanças pessoais básicas e educação financeira até questões mais complexas, como declaração de impostos e investimentos

27/09/2025 | 07h00 | Por Jessica Coacci, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador