• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Como essa executiva transformou a paixão por milhas em um cargo de diretoria

Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul, é um das duas únicas mulheres à frente de programas de fidelidade

Por Luíza Lanza

12/08/2023 | 7:37 Atualização: 11/08/2023 | 17:04

Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul. (Foto: Divulgação/Azul)
Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul. (Foto: Divulgação/Azul)

Há alguns anos, as milhas aéreas vêm se popularizando como uma ferramenta para reduzir os custos de um dos sonhos mais comuns entre os brasileiros: viajar cada vez mais. Não raro, ouvimos por aí histórias de quem viajou utilizando esse benefício, dicas para acumular mais pontos, e até rankings dos melhores programas de fidelidade. Agora, imagine fazer disso uma profissão.

Leia mais:
  • 7 dicas sobre programas de milhas, segundo uma especialista da Azul
  • Como organizar a sua primeira viagem com milhas
  • Como escolher um cartão de crédito pelas vantagens dele
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também: O segredo do casal que usa milhas para viajar o mundo

Foi assim que a executiva Cristina Yoshida trilhou seu caminho até a diretoria de negócios do Tudo Azul, o programa de milhagem da Azul (AZULL4). Ela já era uma acumuladora assumida de milhas e, depois de 7 anos na companhia aérea, conseguiu unir o conhecimento adquirido como consumidora para liderar o programa de fidelidade da empresa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Já viajei para Maldivas duas vezes, reservei hotéis na Europa, Ásia e Caribe e fiz passeios entre cidades em viagens internacionais só com os pontos que acumulei”, conta a executiva. Nesta outra reportagem, ela dá 7 dicas para transformar as milhas em viagens e produtos.  

Para ela, as milhas e os pontos são uma forma de viver experiências ou consumir produtos pelos quais dificilmente você pagaria em dinheiro. Passagens de primeira classe ou hotéis mais chiques, por exemplo. Mas Yoshida destaca que não se trata apenas disso: “É uma forma de economizar e poder gastar em outras atividades na sua viagem.”

Atualmente, Yoshida é uma das duas únicas mulheres entre as lideranças dos programas de fidelidade na Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Antes de entrar na Azul, em 2016, a executiva se formou em engenharia civil, na Escola Politécnica da USP e tem no currículo empresas como Citibank, United Airlines e Walt Disney World.

Agora à frente de um dos principais pilares da rentabilidade da Azul, a executiva quer unir a experiência acumulada na carreira àquela que adquiriu como viajante. “Como sempre gostei muito de viajar e vivenciei a importância das viagens para o meu enriquecimento cultural e profissional, eu acho que meu maior desafio hoje é criar uma nova cultura de entendimento sobre programa de fidelidade e colaborar para que o turismo seja o caminho de desenvolvimento das pessoas e do nosso País”, explica.

Novidades no TudoAzul

O programa de fidelidade da Azul está completando 14 anos em 2023. Nos últimos três anos, foram 4 milhões de novos clientes, mesmo em meio à crise da covid-19 que paralisou o mercado de turismo e viagens. Ao todo, já são 16 milhões de clientes.

Publicidade

O plano agora é encerrar 2023 com o dobro do faturamento em comparação ao resultado de 2019, o último ano antes da pandemia.

Para isso, a companhia vem anunciando novas parcerias e iniciativas para atrair clientes e ganhar espaço nesse mercado. Para além dos 150 destinos em voos da Azul e dos 3 mil de companhias parceiras, é possível adquirir pacotes, reservas em hotéis e outros produtos ligados turismo pelo marketplace do TudoAzul.

Em uma das iniciativas mais recentes, a empresa anunciou uma parceria com a Elite International Realty, uma empresa imobiliária da Flórida, nos Estados Unidos. Clientes que comprarem imóveis por intermédio dessa imobiliária, nos EUA ou nos Emirados Árabes Unidos, vão ganhar entre 100 mil e 500 mil pontos no TudoAzul.

Atualmente, o programa de fidelidade representa 20% do faturamento da companhia aérea.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • azul4
Cotações
17/11/2025 11h36 (delay 15min)
Câmbio
17/11/2025 11h36 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Quanto uma pessoa precisa juntar para se aposentar? Veja como chegar lá

  • 2

    Ibovespa hoje: MBRF (MBRF3) salta mais de 11% no dia e 33% na semana; Yduqs (YDUQ3) tomba

  • 3

    ‘Show de horrores’ na B3: conheça ações que, assim como a Hapvida, tombaram mais de 40% em um único pregão

  • 4

    Tesouro Nacional lança plataforma para monitorar investimentos em projetos sustentáveis

  • 5

    De Paris à Amazônia: 6 hotéis sobre a água que você precisa conhecer

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Imagem principal sobre o FGTS Rio Bonito do Iguaçu: veja passo a passo para solicitar
Logo E-Investidor
FGTS Rio Bonito do Iguaçu: veja passo a passo para solicitar
Imagem principal sobre o Famílias podem financiar casas mais caras do Minha Casa, Minha Vida; entenda
Logo E-Investidor
Famílias podem financiar casas mais caras do Minha Casa, Minha Vida; entenda
Imagem principal sobre o FGTS Rio Bonito do Iguaçu: quem pode solicitar?
Logo E-Investidor
FGTS Rio Bonito do Iguaçu: quem pode solicitar?
Imagem principal sobre o Como montar uma reserva de emergência para o seu pet em 2025
Logo E-Investidor
Como montar uma reserva de emergência para o seu pet em 2025
Imagem principal sobre o Fies: quem pode aderir à renegociação?
Logo E-Investidor
Fies: quem pode aderir à renegociação?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: beneficiários têm até dezembro para fazer acompanhamento em saúde; veja onde
Logo E-Investidor
Bolsa Família: beneficiários têm até dezembro para fazer acompanhamento em saúde; veja onde
Imagem principal sobre o Detran-SP: o que é a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos
Logo E-Investidor
Detran-SP: o que é a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos
Últimas: Comportamento
De Paris à Amazônia: 6 hotéis sobre a água que você precisa conhecer
Comportamento
De Paris à Amazônia: 6 hotéis sobre a água que você precisa conhecer

Uma nova geração de hotéis sobre a água conquista viajantes com conforto, design ecológico e o som hipnótico das ondas

15/11/2025 | 17h00 | Por Nora Walsh, da Fortune
Os 4 erros financeiros que levam aposentados a ficar sem dinheiro na velhice – e como evitá-los
Comportamento
Os 4 erros financeiros que levam aposentados a ficar sem dinheiro na velhice – e como evitá-los

Aumento da expectativa de vida exige planejamento e disciplina; especialistas apontam o caminho

13/11/2025 | 18h17 | Por Letícia Correia, especial para o E-Investidor
Por que jovens da Geração Z gastam tanto? Especialista autor de best-seller aponta um bom motivo
Comportamento
Por que jovens da Geração Z gastam tanto? Especialista autor de best-seller aponta um bom motivo

Escritor de 'A Psicologia Financeira' diz que gastos com carros, roupas de grife e experiências luxuosas dizem muito sobre a geração

13/11/2025 | 17h23 | Por Jessica Coacci, da Fortune
Como aproveitar a Black Friday 2025 e ainda reduzir seu impacto ambiental
Comportamento
Como aproveitar a Black Friday 2025 e ainda reduzir seu impacto ambiental

Especialistas explicam papel do planejamento financeiro na busca por escolhas mais éticas

11/11/2025 | 08h00 | Por Luísa Giraldo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador