Comportamento

Conheça 3 novas expressões do mercado que significam problema para o Brasil

Basta mudar um pouco as perspectivas de mercado para os analistas apresentarem novos jargões

Conheça 3 novas expressões do mercado que significam problema para o Brasil
Reflation trade, flattening e bear steepening, conheça as novas expressões do mercado financeiro. (Foto: Cecilie Arcurs/peopleimages.com em Adobe Stock)
  • Para o brasileiro, reflation trade siginifica, na prática, maiores limites à redução de juros do Banco Central
  • Bear steepening - o inclinamento de baixa do mercado - que indica uma expectativa de desaceleração econômica no futuro
  • O flattening pode acontecer nos EUA porque a curva de juros por lá está invertida

Basta mudar um pouco as perspectivas de mercado para os analistas financeiros apresentarem ao público novas expressões que sintetizam o momento do ambiente de negócios. E as mais recentes expressões não são muito favoráveis ao Brasil.

O reflation trade, por exemplo, é um termo que volta a ser utilizado para descrever a dinâmica forte da economia dos Estados Unidos, ante uma expectativa, até então, contrária, com todo mundo esperando um processo desinflacionário na maior economia do mundo.

Para o brasileiro, isso significa que, mesmo uma inflação em desaceleração por aqui – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março em 0,16% veio abaixo do previsto – pode não ser suficiente para o Banco Central (BC) dar continuidade a sua política de redução de juros e estímulo à economia.

Com a economia americana forte o bastante para pressionar a inflação por lá, os juros americanos se impõem ao Brasil. As taxas dos EUA estimulam a saída de capital estrangeiro do País, que valoriza o dólar e pressiona os preços domésticos. “Esse movimento começa a causar impactos na curva de juros brasileira e a limitar o alcance do Banco Central em relação à queda da Selic“, diz João Piccioni, gestor de fundos da Empiricus Gestão.

No contexto geral do reflation trade, os investidores internacionais costumam dar preferência a ativos que se beneficiam do crescimento econômico e da elevação das taxas de juros.

Outras expressões do mercado financeiro

Essa elevação de taxas americanas traz o risco de outro jargão não muito simpático ao Brasil neste momento: o flattening, ou nivelamento. Isso pode acontecer porque lá, como dizem os analistas, os juros estão com a curva invertida.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Diferente do Brasil, onde os juros de curto prazo são menores, nos EUA a ponta longa é que está negociando a taxas inferiores. “A gente tem visto os juros de dez anos acelerarem, indo em direção aos juros mais curtos”, diz Piccioni. O nivelamento de curva mostra que o mercado passa a exigir mais juros, acreditando numa inflação persistente.

Esse é o cenário de higher for longer, ou juros altos por mais tempo. Em março, os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram além das previsões, impulsionados pelos custos crescentes de combustível e habitação. Isso gerou incertezas adicionais sobre se o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) iniciará a redução da taxa de juros este ano.

O pior quadro nesta conjuntura seria o de bear steepening – o inclinamento de baixa do mercado –, que indica uma expectativa de desaceleração econômica no futuro. No bear steepening, a ponta de juros longo começa a subir com mais velocidade que os juros curtos. “Se isso acontecer nos EUA, provavelmente veremos no Brasil também. A meu ver, apostas direcionais em quedas de juros no Brasil meio que vão ficar como carta fora do baralho”, opina Piccioni.

E juros altos não precisam de jargão para explicar o que significa, já que reduzem o consumo e o investimento, levando a uma desaceleração na economia.

Confira os novos jargões do mercado financeiro

Reflation Trade é uma tática de investimento usada quando se espera que a economia melhore. Normalmente, essa estratégia é usada quando a economia está se recuperando de uma fase de desaceleração ou recessão e caminhando para o crescimento

Flattening da curva é um efeito que ocorre quando as taxas de juros de longo prazo de títulos de renda fixa se aproximam ou se igualam às taxas de curto prazo. Isso geralmente acontece quando a economia pode estar caminhando para inflação ou recessão.

Bear steepening é quando a curva de rendimento se alarga devido ao aumento das taxas de juros de longo prazo em um ritmo mais rápido do que as taxas de curto prazo. Isso geralmente indica que há uma expectativa de inflação ou um aumento generalizado dos preços na economia.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos