Comportamento

Facebook lança Messengers Room, concorrente do Zoom

Messenger Rooms vai abrigar até 50 pessoas por videoconferência

Facebook lança Messengers Room, concorrente do Zoom
Tela demonstrativa do Messengers Room: 50 usuários simultâneos por videoconferência e operação a partir do Messenger e do Facebook. (Divulgação/ Facebook)
  • Messengers Room funcionará tanto no Facebook e no Messenger. Videoconferências podem abrigar até 50 pessoas
  • Serviços de vídeo explodiram em meio à pandemia, liderados pelo Zoom e o Houseparty
  • Facebook também anunciou aumento no número de usuários nas chamadas de vídeo por Whats App

(Rachel Lemann, WP Bloomberg) – O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (24), o lançamento de um novo serviço de videoconferência ao vivo, setor alavancado por milhões de pessoas presas em casa em todo o mundo em meio à pandemia de coronavírus. O recurso, chamado Messenger Rooms, permite que os usuários conversem com até 50 pessoas por vez – semelhante ao Zoom, Houseparty e outros serviços de videoconferência que viram seus negócios crescerem nas últimas semanas.

O presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, classificou o movimento como outra maneira de o Facebook manter as pessoas conectadas, em um anúncio transmitido ao vivo. A videoconferência tornou-se uma necessidade durante a pandemia, alternativa de comunicação para as relações de trabalho e familiares. Tornou-se, inclusive, um destino para happy hours e festas de dança.

O Zoom, em particular, foi beneficiado. A empresa de videoconferência disse recentemente que o número de pessoas que participam das chamadas em um único dia aumentou de 10 milhões no final de dezembro para mais de 200 milhões de pessoas agora.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A versão gratuita do Zoom limita as chamadas a 40 minutos até você se inscrever para uma assinatura paga, mas pode acomodar 100 pessoas. O Messenger Rooms do Facebook é, de certa forma, mais limitado – ele deve ser iniciado no Facebook ou Messenger, embora outras pessoas que ingressam não precisem ter uma conta no Facebook. E é limitado a um total de 50 pessoas. Mas a empresa disse que o Messenger Rooms será gratuito e não terá limite de tempo.

O novo recurso do Facebook também permite que os usuários entrem e saiam da maneira que desejarem – embora dê para restringir quem tem acesso aos ambientes -, bem como o recém-popular aplicativo Houseparty.

O Facebook tem uma vantagem no jogo de streaming de vídeo, por já trazer mais de 2 bilhões de usuários embutidos. Mas também carrega os problemas recentes pela disseminação de fakenews na plataforma e controvérsias sobre privacidade, corroendo a confiança das pessoas no serviço. A companhia diz que não vai “ver ou ouvir” as vídeo chamadas.

Vídeo no WhatsApp vai acomodar até 8 pessoas

O WhatsApp, um serviço de mensagens de propriedade do Facebook, será expandido para permitir oito pessoas em cada chamada, acima das atuais quatro.

O Facebook disse que 700 milhões de pessoas estão conversando diariamente em vídeo chamadas no Messenger e no WhatsApp.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos