Hábitos financeiros de gerações Z e Alpha: mais gastos com vestuário e uso recorde das “caixinhas” do Nubank
Pesquisa do banco digital mostra aumento de poupanças definidas como “Presentes de Natal”, “Amigo Secreto” e “Parcelas Ano Novo”; veja como os jovens consomem
Jovens das gerações Z e Alpha ampliam gastos com lazer e consumo pessoal no fim do ano e reforçam reservas financeiras nas "caixinhas" do Nubank. (Foto: Adobe Stock)
Os hábitos financeiros das gerações Z e Alpha ganham contornos característicos com a proximidade das festas de fim de ano. Dados inéditos do Nubank (ROXO34) mostram aumento tanto no uso das “caixinhas” (cofrinhos virtuais e personalizados dentro do aplicativo) quanto nos gastos com vestuário, eletrônicos e lazer.
Segundo informações obtidas pelo E-Investidor, a análise dos padrões de consumo de novembro e dezembro de 2025 mostra um crescimento de 33% nos gastos com vestuário, 25% com eletrônicos e 35% com lazer.
Ao mesmo tempo, despesas em categorias como restaurantes e supermercados registraram queda entre 10% e 14% entre usuários menores de idade, indicando uma realocação do orçamento para itens associados às celebrações e ao consumo pessoal.
Jovens ampliam reservas financeiras nas Caixinhas do Nubank
Jovens das gerações Z e Alpha usam ferramentas digitais, como as “caixinhas” do Nubank, para organizar gastos e poupança. (Foto: Adobe Stock)
A funcionalidade “caixinhas” do Nubank também registra picos de uso no fim do ano. Em dezembro de 2024, o valor médio guardado foi 28% maior do que em novembro, com depósitos médios de R$ 334. Em 2025, dados preliminares apontam a repetição desse comportamento.
Além disso, os clientes têm nomeado suas “caixinhas” de forma proativa com metas ligadas às festas, com milhares de registros intitulados “Presentes de Natal”, “Amigo Secreto”, “Parcelas Ano Novo”, “Rifa Natalina”, “Caixinha de Natal” e “Natal e Ano Novo”.
O hábito de presentear também ganhou um viés mais digital e personalizado. Houve um aumento significativo nas transferências via Pix acompanhadas de mensagens temáticas, como “presente de natal pra vc” e “feliz ano novooo!”. O volume dessas mensagens enviadas por usuários mais do que triplicou entre outubro e novembro de 2025.