• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Geração Z prefere canais digitais para investir e aceita mais risco

Eles são os que mais ouvem os influenciadores digitais em suas redes sociais

Por Estadão Conteúdo

10/08/2022 | 15:01 Atualização: 11/08/2022 | 8:48

Levantamento da Anbima aponta que geração Z tem maior apetite ao risco em  investimentos. foto: Envato Elements
Levantamento da Anbima aponta que geração Z tem maior apetite ao risco em investimentos. foto: Envato Elements

Por Bruna Camargo – A Geração Z – jovens entre 16 e 25 anos – é a que mais recorre a canais digitais para entender melhor sobre os investimentos disponíveis no mercado e a que mais ouve os influenciadores digitais em suas redes sociais nessa busca por informação sobre o melhor produto.

Leia mais:
  • Inflação muda comportamento no País, diz pesquisa da CNI; Veja como
  • Por que é arriscado investir na bolsa dos EUA, apesar de altas recentes
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando decide investir, essa geração também é a mais tecnológica, usando preferencialmente aplicativos de instituições financeiras, e, ao escolher onde vai aplicar seu dinheiro, está mais aberta a produtos financeiros de maior risco, como criptomoedas e ações.

Os dados que mostram esse panorama são do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha, e que nesta quinta edição traz recortes também por geração.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, avalia que o resultado mostra uma “mudança de comportamento clara entre as gerações”, com um processo de digitalização acelerada que tem uma forte adesão das gerações mais novas. “Os dados sobre o acesso a canais digitais da Geração Z mostram realmente um ponto de inflexão, com um número muito mais significativo do que as demais gerações aderindo aos canais digitais para buscar informações, decidir como e onde aplicar e implementar essa decisão”, afirma o executivo.

Busca por informações é via canais digitais

Os canais digitais – ou seja, aplicativos e sites de bancos e corretoras, portais de notícias, fóruns on-line e blogs – têm a preferência de 40% dos investidores da Geração Z, maior porcentual entre todos os grupos quando estimulados e apresentadas múltiplas respostas sobre qual o principal meio na busca por informações sobre investimentos. Os influenciadores digitais também são relevantes, com índice de 12%, proporção que chega a ser o dobro da média da população (6%).

Entre os chamados Millenials – pessoas entre 26 e 40 anos -, 32% têm preferência por canais digitais e 9% acompanham os influenciadores. Os números vão caindo conforme as gerações avançam: na Geração X – pessoas entre 41 e 60 anos – os números são respectivamente 22% e 3%, e entre os chamados Boomers – 61 a 75 anos -, são 13% e 2%. Nas respostas espontâneas e sobre canais específicos de mídia, YouTube (59%) e Instagram (52%) se destacam entre as preferências da Geração Z, ante uma média de 37% e 25%, respectivamente, quando observados os dados de todas as gerações que procuram informações sobre investimento.

A televisão é o meio favorito entre a Geração X (39%), os Boomers (46%) e as pessoas com mais de 76 anos (51%). Portais e sites são mais utilizados pela Geração Z (32%) e Millenials (30%), enquanto o WhatsApp e revistas ou jornais têm respectivas médias de 22% e 20% entre as gerações.

Preferência por aplicativos de banco

Quando questionados sobre o principal meio utilizado para fazer um aporte financeiro, o aplicativo do banco foi a resposta de 54% dos investidores da Geração Z, seguida pela preferência por ir pessoalmente ao banco (15%) e os aplicativos de corretoras de investimentos (11%).

Os investidores Millenials têm comportamento parecido, enquanto as outras gerações destoam, com a ida presencial ao banco liderando as respostas da Geração X (52%), dos Boomers (71%) e das pessoas com mais de 76 anos (81%).

Poupança segue como principal aplicação

A poupança ainda é o investimento mais utilizado pelos jovens da Geração Z (14%), mas o porcentual é bem menor quando comparado às outras gerações, como os Boomers (28%). Os olhares também estão atentos aos produtos financeiros mais novos, como as moedas digitais/criptomoedas (5%), e os de maior risco, como ações (3%). Na média, esses produtos são utilizados por 2% das pessoas.

Publicidade

“Outro traço importante é o fato de os investidores mais jovens estarem arriscando e experimentando mais, tendo um interesse muito grande, por exemplo, em criptomoedas”, afirma Billi, da Anbima. “Ter uma carteira um pouco mais arriscada faz sentido quando se é jovem: você tem o tempo a seu favor. O que precisamos sempre lembrar é que isso faz sentido dentro de uma carteira diversificada, sem estar exposto só a um risco específico e com um portfólio que esteja adequado aos seus objetivos”, ressalta o executivo.

Bancos tradicionais são mais conhecidos

O levantamento também apontou a diferença no conhecimento das instituições financeiras entre as gerações mais novas e as mais antigas. Os bancos digitais foram citados espontaneamente por 17% de todas as pessoas da Geração Z, seguido dos Millenials (14%). Na outra ponta, somente 1% das pessoas com 76 anos ou mais mencionaram as instituições financeiras digitais.

Já os bancos tradicionais foram citados por 45% das pessoas, na média, com maior menção entre os Millenials (50%), seguido pelas Gerações X (45%) e Z (43%). Corretoras são conhecidas por 4% dos investidores, na média.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Anbima
  • Bancos
  • Comportamento
  • Conteúdo E-Investidor
  • Criptomoedas
  • dinheiro
  • Instagram
  • Investimentos
  • WhatsApp
  • Youtube
Cotações
13/07/2025 5h02 (delay 15min)
Câmbio
13/07/2025 5h02 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    IVVB11: o que é, qual sua composição e como investir nesse fundo?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Casas de € 1 na Europa atraem americanos que fogem da crise, mas a ‘dolce vita’ tem pegadinhas

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 4 despesas que quase todo mundo admite jogar dinheiro fora
Logo E-Investidor
4 despesas que quase todo mundo admite jogar dinheiro fora
Imagem principal sobre o É mãe solo? Veja os benefícios que você pode ter em 2025
Logo E-Investidor
É mãe solo? Veja os benefícios que você pode ter em 2025
Imagem principal sobre o Veja quais produtos podem ficar mais caros com as novas tarifas de Trump
Logo E-Investidor
Veja quais produtos podem ficar mais caros com as novas tarifas de Trump
Imagem principal sobre o Qual ação de frigorífico será mais afetada pelas tarifas de Trump?
Logo E-Investidor
Qual ação de frigorífico será mais afetada pelas tarifas de Trump?
Imagem principal sobre o Você sabe o que é liquidez? Entenda por que ela é importante para seus investimentos
Logo E-Investidor
Você sabe o que é liquidez? Entenda por que ela é importante para seus investimentos
Imagem principal sobre o Quer economizar, mas sem abrir mão do aquecedor? Veja 5 dicas
Logo E-Investidor
Quer economizar, mas sem abrir mão do aquecedor? Veja 5 dicas
Imagem principal sobre o Conta de luz fica mais cara durante o inverno? Entenda
Logo E-Investidor
Conta de luz fica mais cara durante o inverno? Entenda
Imagem principal sobre o Procurando um carro novo? Veja quais doenças dão desconto na compra
Logo E-Investidor
Procurando um carro novo? Veja quais doenças dão desconto na compra
Últimas: Comportamento
Como americanos estão usando o overbooking para ganhar dinheiro e voar de graça
Comportamento
Como americanos estão usando o overbooking para ganhar dinheiro e voar de graça

Companhias aéreas oferecem benefícios que chegam a US 10 mil por conta de voos superlotados; e nos EUA há quem tire vantagem disso

12/07/2025 | 09h00 | Por Sasha Rogelberg, da Fortune
Um guia para investidores jovens e experientes protegerem seu dinheiro em momentos de crise
Comportamento
Um guia para investidores jovens e experientes protegerem seu dinheiro em momentos de crise

Recorde de candidaturas para estágio na Goldman Sachs destaca competitividade e oportunidades de crescimento na indústria financeira.

05/07/2025 | 08h00 | Por John Waggoner, da Fortune
Quem são os brasileiros que fazem renda extra com venda de itens usados na web?
Comportamento
Quem são os brasileiros que fazem renda extra com venda de itens usados na web?

Venda de produtos de ‘segunda mão’ na OLX vira alternativa de renda diante do endividamento e do custo de vida

05/07/2025 | 07h30 | Por Igor Markevich
Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo
Comportamento
Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

Em tempos de volatilidade econômica, a riqueza se torna um tema cada vez mais politizado

29/06/2025 | 16h17 | Por Eleanor Pringle, da Fortune
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador