Comportamento

Golpe do IPVA: empresa identifica 40 sites falsos do imposto; veja como se proteger

Endereços usam estética das páginas oficiais para enganar suas vítimas

Golpe do IPVA: empresa identifica 40 sites falsos do imposto; veja como se proteger
(Foto: Envato Elements)

Usuários das redes e contribuintes de todo o Brasil devem ficar atentos a uma nova onda de golpes identificada pela empresa de cibersegurança Kaspersky. A empreitada criminosa conta com nada menos do que 40 domínios falsos e utiliza a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) como disfarce para enganar suas vítimas.

Ao buscar o termo IPVA no Google, diversos links são apresentados como patrocinados (ou sponsored, em inglês), para dar credibilidade à farsa e aparecer entre os primeiros resultados. Isso significa que os criminosos estão usando ferramentas legítimas oferecidas pelo buscador para impulsionar suas fraudes.

O endereço criado pelos golpistas se passa pelo site oficial, apresentando uma réplica ao usuário. Ao solicitar o pagamento do IPVA ou a consulta de multas, a página falsa oferece a opção de pagamento via PIX ou boletos. Realizada a transferência, o dinheiro é destinado aos fraudadores.

Dicas para identificar golpes

Existem formas de identificar um site falso ou um golpe por trás de um pedido de dinheiro. É preciso ficar atento a alguns indicativos, como promessas muito vantajosas, contatos não solicitados ou pedidos imediatos de dinheiro. Além disso, a Kaspersky alerta para erros gramaticais, que podem acusar a ilegitimidade do endereço. Por isso, é importante ter alguns sinais em mente e tomar medidas:

  • Pesquise o endereço do site;
  • Fique atento a erros gramaticais;
  • Desconfie de promessas;
  • Golpistas sempre pedem dinheiro imediatamente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos