• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Influencers de finanças aumentam influência com crise do coronavírus

Especialistas montaram uma cobertura especial nesta crise

Por E-Investidor

03/04/2020 | 19:15 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

Nathalia Arcuri ampliou as horas de programação com a crise coronavírus: orientação financeira e alívio para o marasmo. (Reprodução/ YouTube)
Nathalia Arcuri ampliou as horas de programação com a crise coronavírus: orientação financeira e alívio para o marasmo. (Reprodução/ YouTube)

(Murilo Basso, especial para o E-Investidor) – O coronavírus confinou milhões de pessoas em casa, com a preocupação extra de como manter as contas em dia – e o próprio emprego ou negócio – até o fim do distanciamento social. A combinação que tem tirado o sono de muitos exigiu adaptações e aumentou o ritmo de trabalho de uma categoria cada vez mais ativa na orientação financeira dos brasileiros: os digital influencers de finanças pessoais. Se nos últimos meses os vídeos ao vivo, as newsletters e os cursos tinham como mote aproveitar o crescimento da bolsa de valores e o início da retomada econômica, agora o foco é em ajudar os seguidores a sobreviverem aos efeitos da crise – entre os quais, o tédio da quarentena.

Leia mais:
  • As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Carol Sandler
  • 31 cursos gratuitos de educação financeira para fazer na quarentena
  • 50 séries, filmes, livros e podcasts sobre dinheiro para a quarentena
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Montamos uma cobertura especial da crise do coronavírus: todo o nosso planejamento de conteúdo foi alterado para poder dar apoio às nossas leitoras e seguidoras neste momento tão difícil. Incluímos na pauta vídeos e textos com a explicação do que está acontecendo na nossa economia. Lançamos um material diário de fechamento dos mercados que traduz os acontecimentos do dia e é postado assim que os mercados fecham e enviado como uma newsletter especial”, explica Carol Sandler, do canal “Finanças Femininas”. 

O mesmo caminho foi seguido por Nathalia Arcuri, da plataforma “Me Poupe!”. Desde que a necessidade de isolamento foi estabelecida, a produção de conteúdo de conscientização e dicas práticas foi intensificada. “Já foram quatro palestras ao vivo gratuitas em nosso canal do YouTube, com média de 18 mil pessoas simultâneas e 100 mil acessos em 12 horas”, conta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nossos maiores esforços têm sido pra desmistificar fake news sobre o vírus e ajudar as pessoas a gerar renda. Na semana passada lançamos a campanha ‘Não espalhe o vírus, espalhe informação’, que tem o objetivo de incentivar as pessoas a levarem informações reais umas para outras de forma leve e descontraída. Estamos contando com o apoio de médicos infectologistas, advogados, professores e uma rede engajada de profissionais para garantir que a informação seja coerente com a realidade”, completa Nathalia.

Confinados e engajados

Carol Sandler, do Finanças Femininas
Carol Sandler, do “Finanças Femininas”. (Luiza Ferraz/Divulgação)

Ainda que a crise causada pela pandemia prejudique trabalhos externos dos influencers, ela não interfere na maior parte da atividade deles: a produção de conteúdo, já que a maioria esmagadora dos vídeos, fotos e publicações podem ser produzidos dentro da própria casa. Do outro lado da tela, o conteúdo se torna uma forma de as horas em casa passarem mais rápido. E um estímulo ao consumo, mesmo com as perspectivas financeiras incertas. O avanço da Covid-19 pelo país fez com que as compras pela Internet disparassem – cerca de 40% na primeira quinzena de março, segundo dados da empresa de inteligência de mercado Compre e Confie.

Carol Sandler contabiliza um crescimento expressivo no número de views no YouTube e em posts no Instagram – tanto no feed quanto nos Stories. “O engajamento dos posts cresceu, assim como o número de cliques na nossa newsletter (que era semanal e se tornou diária). Vale também destacar o crescimento do engajamento nas lives: as lives no Instagram ‘bombaram’ e passamos a fazer transmissões diárias – tanto sozinhas, quanto com parceiros”, diz ela.

“Tivemos um aumento de 20% nas visualizações em nossos conteúdos após o dia 12. O que queremos agora é dar base para que as pessoas consigam passar por esse período turbulento, com apoio e conhecimento”, complementa Nathalia.

Engajamento é a moeda corrente no mundo dos influenciadores digitais. Despertar a interação do público, seja com comentários ou compartilhamentos, é capaz de tornar um influenciador mais valioso mesmo que com uma base menor de seguidores. Processo acelerado quando se fala sobre um tema específico e para um público bem definido.

Publicidade

“Quando falamos de influenciador digital, falamos sobre nicho, mesmo entre os gigantes. O [youtuber] Whindersson Nunes, por exemplo, é menos conhecido do público mais amplo do que uma atriz de novelas da Globo, tenha ele quantos seguidores tiver. O número de seguidores é um fato, mas o tamanho do impacto que aquele influenciador tem junto a um público específico também deve ser considerado”, explica Thiago Sanches Costa, coordenador do curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Impacto que precisa ser muito bem dosado em um momento de grande comoção popular, como o causado pela pandemia.

“Muitas pessoas perderam emprego ou tiveram sua renda reduzida. Faremos o possível para ajudar essas pessoas. Estamos, inclusive, investindo em uma plataforma gratuita que atuará como facilitadora para micro e pequenas empresas, autônomos e desempregados, oferecendo conteúdos descomplicados e conectando esses empreendedores a soluções imediatas”, explica Nathalia.

“Temos de saber ouvir: entender quais são as dúvidas mais frequentes, dores e dificuldades. Com isso, conseguimos produzir conteúdos relevantes e interessantes diariamente. E precisamos apoiar a sociedade. Não dá para ficar produzindo conteúdos alarmistas que só causem pânico nas pessoas para gerar cliques fáceis”, completa Carol.

Publicidade

Assim, a influência digital pode sair da crise maior do que entrou. A pesquisa “O Brasil e os Influenciadores Digitais”, divulgada pela Ibope Inteligência no fim de 2019, apontou que 52% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital nas redes sociais. Ainda, metade dos usuários de Internet no país já adquiriu serviços ou produtos indicados e 35% já visitaram algum lugar sugerido por influencers.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Carol Sandler
  • Coronavírus
  • Influencer
  • Nathalia Arcuri
Cotações
07/12/2025 12h48 (delay 15min)
Câmbio
07/12/2025 12h48 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Melhores salas VIP do Brasil 2025: onde ficam, como acessar e quais valem mais para as viagens de fim de ano

  • 2

    Por que Warren Buffett parou de presentear sua família com US$ 10 mil em dinheiro vivo no Natal?

  • 3

    Ibovespa hoje tomba e tem maior queda desde fevereiro de 2021 com possibilidade de Flávio Bolsonaro como candidato em 2026

  • 4

    IOF nas stablecoins: nova regra do BC pode encarecer envio de dinheiro ao exterior a partir de 2026

  • 5

    Copa do Mundo de 2026: veja os grupos definidos, quais seleções são as favoritas e que país lidera as apostas para conquistar o Mundial

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: vendas exclusivas começam em dezembro; veja data
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: vendas exclusivas começam em dezembro; veja data
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja calendário de pagamento de dezembro de 2025
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja calendário de pagamento de dezembro de 2025
Imagem principal sobre o Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Meu INSS
Logo E-Investidor
Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Meu INSS
Imagem principal sobre o Dispensa do IPVA: como funciona?
Logo E-Investidor
Dispensa do IPVA: como funciona?
Imagem principal sobre o Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números do concurso 3555 hoje (05)
Logo E-Investidor
Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números do concurso 3555 hoje (05)
Imagem principal sobre o FGTS: veja contribuição exigida para usá-lo no financiamento de imóveis até R$ 2,25 milhões
Logo E-Investidor
FGTS: veja contribuição exigida para usá-lo no financiamento de imóveis até R$ 2,25 milhões
Imagem principal sobre o Conta de luz mais barata em dezembro de 2025: quanto será economizado?
Logo E-Investidor
Conta de luz mais barata em dezembro de 2025: quanto será economizado?
Imagem principal sobre o Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Telefone da Previdência Social
Logo E-Investidor
Como consultar o número do PIS/PASEP pelo Telefone da Previdência Social
Últimas:
Timemania de ontem (06): NINGUÉM ACERTOU O TIME DO CORAÇÃO; veja detalhes
Loterias
Timemania de ontem (06): NINGUÉM ACERTOU O TIME DO CORAÇÃO; veja detalhes

O sorteio da Timemania do último sábado (06) terminou sem ganhadores na categoria principal

07/12/2025 | 12h12 | Por Jéssica Anjos
Dia de Sorte de ontem (06): ninguém acerta os 7 números e prêmio acumula no concurso 1149
Loterias
Dia de Sorte de ontem (06): ninguém acerta os 7 números e prêmio acumula no concurso 1149

O último concurso da Dia de Sorte, realizado no último sábado (06), terminou sem ganhadores na faixa principal

07/12/2025 | 11h50 | Por Jéssica Anjos
Tele Sena Semanal de hoje (07): SORTEIOS FORAM REALIZADOS; veja como foi o 81º sorteio
Loterias
Tele Sena Semanal de hoje (07): SORTEIOS FORAM REALIZADOS; veja como foi o 81º sorteio

Sorteio deste domingo foi transmitido pelo SBT e revelou ganhadores das rodadas principais e do Giro da Semana

07/12/2025 | 11h21 | Por Jéssica Anjos
Resultado da Quina de ontem (06): SEM GANHADORES, PRÊMIO ACUMULA; veja
Loterias
Resultado da Quina de ontem (06): SEM GANHADORES, PRÊMIO ACUMULA; veja

O sorteio da Quina deste último sábado (06) não teve ganhadores na categoria principal da premiação

07/12/2025 | 11h16 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador