O que este conteúdo fez por você?
- Um dos primeiros passos para quem quer começar a investir é abrir uma conta em uma corretora de investimentos para efetuar as operações
- Mas, antes de escolher, o investidor precisa avaliar bem os produtos oferecidos, taxas cobradas, home broker e reputação
- Pensando nesse último ponto, o E-Investidor solicitou ao Reclame Aqui um levantamento sobre as 47 corretoras presentes na plataforma; veja o ranking das melhores avaliadas
Um dos primeiros passos para quem quer começar a investir é abrir uma conta em uma corretora de investimentos para efetuar as operações. Mas essa pode não ser uma escolha tão simples. Leque de produtos oferecidos, home broker, taxas cobradas, registros e certificações, reputação – tudo isso precisa ser avaliado antes de decidir qual empresa será a ponte entre o investidor e o mercado de capitais.
Leia também
Para avaliar esse último ponto, a reputação, não faltam rankings na internet. Afinal, uma boa forma de entender melhor sobre o serviço prestado é ouvir a opinião de outros clientes sobre a qualidade do atendimento, tempo de resposta etc.
Leia também: Conflito de interesses faz vítimas entre investidores brasileiros
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Pensando nisso, o E-Investidor solicitou ao Reclame Aqui uma análise dos perfis das 47 corretoras de investimento disponíveis na plataforma. O levantamento mostra que, entre janeiro e julho de 2023, foram registradas 16.949 reclamações gerais. Vale ressaltar que o levantamento é feito com base somente nos critérios avaliados pela plataforma do Reclame Aqui e há outros fatores, em uma análise mais ampla, que podem se considerados para formar um ranking das melhores corretoras para investir.
O número é mais baixo que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram apontadas 17.562 reclamações. No acumulado de 2022, foram 27.794 postagens feitas por clientes na plataforma reclamando de corretoras.
As 5 principais reclamações são: qualidade do serviço, cobrança indevida, mau atendimento, problemas com login e senha, e propaganda enganosa.
- Trocar de corretora de investimentos ficará mais fácil na B3. Veja como
O Reclame Aqui montou ainda um ranking com as 10 corretoras com melhor reputação na plataforma em 2023. A nota é calculada com base em alguns critérios:
- Índice de resposta: porcentagem de reclamações respondidas pela corretora no Reclame Aqui;
- Média das avaliações: leva em consideração as reclamações finalizadas e avaliadas pelos clientes;
- Índice de solução: porcentagem de reclamações finalizadas e avaliadas em que os consumidores consideraram que o problema foi resolvido;
- Índice de novos negócios: porcentagem de clientes que, após ter as reclamações finalizadas e avaliadas, informaram que voltariam a utilizar os serviços da corretora.
Tudo isso entra na conta para que o Reclame Aqui faça uma avaliação de 0 a 10 para os serviços prestados. Entre 10 e 8, a reputação é considerada ótima; entre 7,9 e 7, boa; entre 6,9 e 6, regular; entre 5,9 e 5, ruim. Abaixo de 5, o Reclame Aqui considera que a empresa é “não recomendada”.
As empresas com índices de atendimento considerados excelentes pela plataforma ganham o selo RA1000.
Publicidade
Para que a reputação seja validada, a plataforma checa as notas com o índice de resposta da página da corretora. Se esse indicador for inferior a 50%, a empresa automaticamente é categorizada como “não recomendada”. “Isso é feito para garantir que empresas que não respondem a seus consumidores não sejam beneficiadas, pois todos os parâmetros analisados são obtidos a partir do atendimento realizado pelas empresas”, destaca o Reclame Aqui.
Veja o ranking com as 10 corretoras com melhor reputação no Reclame Aqui em 2023:
A Exness é um dos casos em que a reputação aparece como "não recomendada" porque o índice de resposta às reclamações é igual ou inferior a 50%. Em nota, a empresa informou que está ciente da falta de respostas, mas que, como não faz captação ou ofertas públicas de serviços e produtos no Brasil, além de não estar regulamentada na CVM, não tem como objetivo que "respostas ou engajamento com os usuários no Reclame Aqui sejam mal interpretados como qualquer tipo de atividade promocional ou como forma de atrair mais cadastros ou clientes", informou.
Publicidade