Comportamento

Pandemia impulsionou serviços digitais e educação financeira

Estudo do Mercado Pago aponta que fintechs e ferramentas digitais de pagamento ajudaram na inclusão financeira

O influenciador pode usar as redes sociais para impulsionar uma ação específica e lucrar com isso. (Foto: Pixabay)
  • A pesquisa foi realizada entre julho e agosto de 2021, com pessoas de 16 a 65 anos, de nível socioeconômico médio-baixo e em cinco países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México
  • 80% dos entrevistados no Brasil acreditam que mais educação e informação sobre serviços financeiros são necessários
  • 61% dos brasileiros afirmam que o interesse neste tema aumentou a partir do uso de carteiras digitais

As carteiras digitais e as soluções de pagamento facilitaram a entrada e o interesse das pessoas no sistema financeiro. A conclusão faz parte de um estudo realizado pelo Mercado Pago, maior fintech da América latina, em parceria com a Trendsity, consultoria especializada em pesquisas de mercado.

A pesquisa, realizada em cinco países da América Latina, mostra que a pandemia de coronavírus impulsionou a inclusão financeira: 1 em cada 4 usuários começou a utilizar ferramentas digitais de pagamentos a partir de março de 2020.

Considerando os países que participaram do estudo, o Brasil apresentou o maior nível de interesse em finanças. Por outro lado, é o que apresenta menor nível de conhecimento no setor: 80% dos entrevistados do país acreditam que mais educação e informação sobre serviços financeiros são necessários; 61% afirmam que ocorreu um maior interesse neste tema a partir do uso de carteiras digitais e serviços oferecidos por fintechs.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Gabriela Szprinc, head de pagamentos do Mercado Pago, conta que 7 a cada 10 usuários bancarizados carecem de educação financeira no Brasil. De acordo com a pesquisa, há espaço para avanço da educação e inclusão financeira da população.

“Com base no estudo, constatamos que, além de atingir níveis elevados de novos usuários de carteiras digitais, o Brasil é o país com maior nível de interesse em termos financeiros”, disse em  comunicado à imprensa.

A pesquisa traz ainda um destaque importante: 60% dos usuários têm interesse em poupar e investir.

Inclusão pela pandemia

Apesar das carteiras digitais atuarem como motivadoras para as pessoas entrarem no sistema financeiro, a pandemia da covid-19 foi citada como um dos fatores que acelerou a adesão dos serviços. Cerca de 91% dos vendedores que utilizam carteiras digitais garantem que a oferta de novos meios de pagamentos permitiram alcançar mais clientes durante a pandemia.

A adesão foi impulsionada por jovens e mulheres de classe média baixa, que tem como principais fontes de consulta para aprender sobre ferramentas digitais a comunicação boca a boca, seguida pelas redes sociais e conteúdos na internet.

Pelos resultados apresentados no estudo, dá para perceber que existe uma grande procura por aprender sobre múltiplos aspectos financeiros, especialmente investimentos, meios de pagamento digitais e segurança.

Mulheres ainda são minoria

Apesar das mulheres representarem  boa parte da adesão aos pagamentos digitais, quando olhamos a participação delas no sistema financeiro na América Latina percebemos que ainda são minoria. Em nenhum país, mulheres e homens têm o mesmo nível de conhecimento financeiro.

Segundo dados da pesquisa, a diferença é de 7% entre os gêneros. No total, 57% dos homens têm conta em banco, contra 51% das mulheres. Apenas 10% delas conseguem poupar dinheiro contra 16% dos homens. No Brasil, enquanto 31% dos homens foram capazes de responder corretamente a 3 das 4 perguntas financeiras usadas no teste de conhecimento, apenas 24% das mulheres acertaram.