- A intenção dos brasileiros em ir às compras mostra o quanto são adeptos às inovações tecnológicas em busca de comodidade dos serviços
- O metaverso promete oferecer uma experiência imersiva de quatro dimensões ao unir o mundo real com o mundo virtual
- A pesquisa consultou 6 mil consumidores de sete países entre os meses de agosto e setembro deste ano
Imagina ir às compras sem precisa de sair casa e ainda ter o direito de experimentar os produtos antes de efetuar o pagamento. A possibilidade parece até surreal diante das ferramentas tecnológicas acessíveis que limitam o espaço físico com o digital.
Leia também
Mas o metaverso promete quebrar essa barreira entre esses dois mundos ao propor uma experiência imersiva em quatro dimensões e, com o desenvolvimento dessa tecnologia, o simples ato de experimentar um produto sem sair de casa pode se tornar viável. E é nesta experiência que metade dos brasileiros estão de “olho”.
Segundo uma pesquisa realizada pela FIS Global, empresa de soluções tecnológicas para o varejo, bancos e instituições financeiras, 50% dos consumidores brasileiros informaram que utilizariam o metaverso para ir às compras nos próximos 12 meses.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A afirmação faz parte de um estudo que buscou analisar os hábitos do consumidor e do sistema de embedded finance, estrutura que ajuda incluir serviços em espaços virtuais, em diferentes ambientes, como metaverso. Os resultados ajudam a direcionar as estratégias das companhias no mercado.
A pesquisa consultou ao todo 6 mil pessoas de sete países – Brasil, Reino Unido, Austrália, Cingapura, Estados Unidos, Hong Kong e Índia – entre os meses de agosto e setembro deste ano. Desse total, mil consumidores são brasileiros.
Segundo Anderson Lucas, vice-presidente de Negócios da FIS, os números reforçam o quanto o brasileiro é adepto às novas tecnologias. Assim como o PIX, o estudo mostrou que a tendência é o metaverso possa ser bastante utilizado no País.
“A evolução da comodidade, da agilidade e também a pandemia incentivaram o uso desses ambientes virtuais, como o e-commerce, e essa experiência reforçou esses aspectos (do perfil mais adepto à inovação tecnológica) na pesquisa”, diz.
Ir às compras não seria a única atividade realizada pelos brasileiros no metaverso. Na pesquisa, 42% dos brasileiros também informaram que utilizariam para atividades de jogos, 39% para participar de reuniões ou eventos virtuais. Já para os serviços bancários, 27% dos entrevistados afirmaram que iriam utilizar o metaverso. Desse total, a maior adesão corresponde às gerações Y e X.
Publicidade
O interesse dos brasileiros por essa inovação tecnológica para realizar alguns serviços também pode ser explicado por outras frentes. De acordo com Cristiano Kruel, CIO da StartSe, escola internacional de negócios, a prestação de serviços de indústrias e instituições pouco convenientes ao brasileiro além da distância entre as regiões em virtude do porte continental do país ajudam os brasileiros a ter esse perfil mais adepto às tecnologias.
“Quando vejo estes espaços virtuais, plataformas e marketplaces, eu percebo que são máquinas de atenção e isto gera tráfego de gente. E onde existe gente existe oportunidade para novos negócios”, diz Kruel.