- De acordo com dados do Banco Central, 24,999 bilhões de milhas expiraram nos dois primeiros trimestres de 2022
- Com o total de pontos esquecidos, uma viagem para Paris poderia ser feita 178 mil vezes.
- O desperdício de milhas é um problema corriqueiro, já que não é uma informação que as pessoas mantêm no radar e, portanto, na hora de comprar uma viagem, a conta final fica bem mais cara
O brasileiro deixou vencer 83,3 bilhões de milhas desde que a pandemia de Covid-19 assolou o País, no final do primeiro trimestre de 2020. Aquele ano, inclusive, foi o que mais houve milhas de cartão de crédito expiradas, 30,8 bilhões sem contar o primeiro trimestre – neste caso seriam 38 bilhões de milhas. Mas 2022 deve bater o recorde desde a pandemia, pois apenas nos dois primeiros trimestres (últimos dados disponíveis), as milhas expiradas somaram 24,9 bilhões.
Leia também
Os dados são do Banco Central, que reuniu informações sobre milhas desde 2011 até o final do segundo trimestre de 2022. No último período disponível, o estoque de milhas de cartão de crédito somava 249,6 bilhões, sendo que de abril a junho de 2022 foram adquiridas 72,3 bilhões de novas milhas. Neste mesmo intervalo de tempo, 39,4 bilhões de milhas foram convertidas em benefícios como, por exemplo, passagens aéreas.
As milhas estão diretamente associadas ao turismo. Companhias aéreas e o ecossistema de negócios do setor se acostumaram a oferecer serviços e produtos tendo as milhas do cartão de crédito como meio de pagamento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Uma viagem de classe econômica de São Paulo ao Rio de Janeiro pela companhia aérea Gol, no site MaxMilhas, está valendo 9.000 pontos. Com o total de 24,9 bilhões de milhas que expiraram de janeiro a junho de 2022, seria possível realizar essa viagem 2,7 milhões de vezes. Caso o voo fosse para Paris, no aeroporto Charles de Gaulle, a TAM oferece passagens a 140.200 pontos, então, o total de pontos perdidos em 2022 equivale a 178 mil viagens deste trecho.
As pesquisas das passagens aéreas foram realizadas nesta sexta-feira (28) e os valores podem se alterar de acordo com o site, o dia, o local da pesquisa e as características da viagem que o usuário escolher.
Os dados sobre milhas expiradas vêm à tona na semana em que o setor de turismo foi assolado pelo escândalo da Hurb. Conhecida por comercializar pacotes de viagens com preços abaixo do convencional, a empresa se encontra em dificuldades de assumir os compromissos com clientes e parceiros.
Com a retomada das atividades após o arrefecimento da pandemia de Covid-19 e a disparada dos preços de hotéis e passagens de avião, a empresa não está conseguindo encontrar tarifas promocionais para honrar as obrigações. Com isso, viagens estão sendo seguidamente adiadas. Entenda o caso nesta reportagem.
- Tem viagem comprada com a Hurb? Veja quais são os seus direitos
Dicas
Para não perder novas oportunidades de viajar, confira algumas dicas:
- Concentre os gastos em apenas um cartão de crédito e o acúmulo de milhas em um programa ou companhia aérea.
- Acompanhe as promoções do cartão de crédito e dos programas de pontos que podem oferecer bônus em transferências
- Sempre cheque promoções nos sites de viagens para milhas
- Avalie a possibilidade de comprar uma passagem com dinheiro + milhas
- Caso não queira utilizar suas milhas para viajar, também é possível conseguir descontos e produtos com os pontos conqquistados.
* Com participação de Wladimir D’Andrade
Publicidade