Comportamento

Número de mulheres na Bolsa ultrapassa a marca de 1 milhão

Há dois anos, existiam apenas 388 mil investidoras na bolsa de valores brasileira

Número de mulheres na Bolsa ultrapassa a marca de 1 milhão
Investidora brasileira é mais independente que os homens quando o assunto é administrar os aportes. Foto: Pixabay
  • O número de investidoras na Bolsa de Valores atingiu a marca histórica de 1 milhão em abril: as mulheres somam agora 1.007.982 de CPFs na B3
  • A participação feminina no mercado de capitais deu um salto nos últimos quatro anos. Entre 2017 e 2020, o crescimento no número de CPFs foi de quase 500% 

O número de investidoras na Bolsa de Valores atingiu a marca histórica de 1 milhão em abril: as mulheres somam agora 1.007.982 de CPFs na B3. Os dados são do relatório de perfil de investidores pessoas físicas, divulgado pela organização ao final de cada mês.

O crescimento de contas femininas na Bolsa deu um salto nos últimos quatro anos. Para efeito de comparação, entre 2009 e 2016, a quantidade de investidoras chegou a cair de 136.062 mil para 130.265 mil no período. Entre 2017 e 2020, entretanto, o crescimento foi de quase 500%, de 141.738 mil para 847.585 mil.

As sucessivas quedas nas taxas de juros no País contribuíram para o movimento de alta. A Selic chegou no piso histórico de 2% no ano passado, o que intensificou a migração de investidores da renda fixa para a renda variável e atraiu os brasileiro que estavam ainda iniciando nos investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Carol Paiffer, CEO da Atom S.A e líder do movimento para a ampliação de mulheres na Bolsa, o ‘Rumo a 1 milhão’, fala sobre a importância dessa marca histórica. “Quando falamos do universo feminino, estamos falando não só de a mulher entender a importância do dinheiro dela e de não ser refém de terceiros, mas também de entender que ela é um agente de transformação”, afirma. “São elas que ficam mais com os filhos, vão ao supermercado e decidem o que está caro ou que está barato. Tudo isso pode gerar uma mudança de comportamento cultural no País e fazer o brasileiro sair do endividamento para o investimento.”

Rumo aos 30%

Apesar do momento histórico, a participação das mulheres no mercado de capitais ainda tem muito potencial de expansão. Esses 1 milhão de CPFs femininos ainda representam uma parte minoritária, de apenas 27,34% do total. O volume financeiro do público feminino também é menor, de R$ 104,4 bilhões, contra R$ 400,67 bilhões de investidores homens.

“A nossa intenção não é parar no 1 milhão, é continuar progredindo. E que venham as próximas metas a serem batidas”, afirma Paiffer.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos