O Corpus Christi será comemorado em 30 de maio neste ano. O feriado não tem uma data fixa e varia de acordo com a Páscoa e o Carnaval. Apesar de não compor a lista de feriados nacionais, o Corpus Christi é instituído por lei municipal em 14 capitais brasileiras, entre elas São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Belém (PA).
Leia também
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estabeleceu feriado bancário no dia 30 de junho de 2024. Portanto, agências não farão atendimento presencial nesta data. Carnês e contas (água, luz, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia seguinte. A Febraban orienta os clientes a utilizarem canais digitais para a realização de transferências nos dias em que não houver expediente nas agências.
Tampouco a Bolsa de Valores brasileira vai operar no feriado de Corpus Christi. Assim, não serão realizadas negociações nos mercados de renda fixa, renda variável, exchange-traded fund (ETF), derivativos ou de qualquer outra natureza. O mesmo vale para o Tesouro Direto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agências dos Correios também não trabalham no dia 30 de maio deste ano. Já para o comércio, o funcionamento de lojas e shoppings é facultativo, seguindo a regra que se aplica para o trabalho aos domingos. Todos os segmentos mencionados retomam suas atividades normalmente na sexta-feira (31), dia seguinte ao feriado.
Nos municípios em que o Corpus Christi é considerado ponto facultativo, os órgãos públicos não funcionam. Já o setor privado pode (ou não) aderir à data, e os trabalhadores dessas empresas estão sujeitos a eventuais acordos coletivos (ou de forma direta) com seus patrões.