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- A pandemia da covid mudou muitas coisas, principalmente a forma como as pessoas lidam com dinheiro e investimentos
- Veja a visão de alguns executivos sobre quais aspectos do setor financeiro nunca mais serão os mesmos
(Lananh Nguyen e Yalman Onaran/ WP Bloomberg) – A pandemia do coronavírus e os sem precedentes lockdowns econômicos mudaram muitas coisas, incluindo a forma como as pessoas lidam com dinheiro e investimentos. Mas quais mudanças serão duradouras?
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Pedimos a alguns executivos suas opiniões sobre quais aspectos do setor financeiro nunca mais serão os mesmos.
Sheena Allen, Fundadora e CEO da CapWay Inc., um banco móvel focado em comunidades desbancarizadas.
Fomos acelerados para o que já era uma economia sem ‘dinheiro vivo’.
“A pandemia mudará para sempre a maneira como lidamos com dinheiro. Fomos acelerados para o que já era uma economia sem ‘dinheiro vivo’. A desigualdade só vai aumentar. Se eu estiver em uma cidade rural no Mississippi e for ao supermercado local e eles estiverem dizendo: ‘Ei, não vamos aceitar dinheiro vivo’, o que devo fazer? Não posso descer a rua e abrir uma conta no banco”
Chris Wooten, vice-presidente executivo da NICE Actimize
O uso generalizado de tecnologia baseada em nuvem teve, e continuará a ter, o maior impacto individual sobre os programas de vigilância de mercado
“A pandemia é um verdadeiro teste dos valores e da ética das empresas. Felizmente, o setor financeiro não precisa escolher entre operar em conformidade e colocar em risco a saúde das pessoas. Existe tecnologia baseada em nuvem que opera de qualquer lugar para garantir que nosso mercado seja gerenciado com eficiência. O uso generalizado de tecnologia baseada em nuvem teve, e continuará a ter, o maior impacto individual sobre os programas de vigilância de mercado muito tempo depois desta crise. A atenção à conformidade, juntamente com a conduta, mudou para sempre; e a nuvem veio para ficar”
Jean-Yves Fillion, CEO do BNP Paribas EUA
“Se você me dissesse há um ano que poderia dirigir um banco dos EUA com quase 90% da equipe trabalhando em casa, eu diria que você está louco. Mas tem sido assim há quase nove meses e isso vai fazer parte do novo normal. Se será 30%, 40% ou até mais no novo normal, é difícil dizer, mas muito mais pessoas trabalharão em casa. Estávamos sempre tentando otimizar nossa ‘pegada imobiliária’, mas agora estamos acelerando isso. Haverá necessidade reduzida de um grande espaço na sede.
A coordenação entre bancos centrais, governos e o setor financeiro estava muito melhor e mais forte desta vez. E também ajudou a economia a se recuperar mais rapidamente.
Em vez disso, teremos escritórios-satélite maiores e locais próximos de assessoria perto de onde as pessoas vivem. Por ser um canal positivo e construtivo para ajudar as pessoas a lidar com a pandemia, os bancos recuperaram parte da posição na sociedade que haviam perdido durante o período anterior à crise. A coordenação entre bancos centrais, governos e o setor financeiro estava muito melhor e mais forte desta vez. E também ajudou a economia a se recuperar mais rapidamente. Isso veio para ficar. A pandemia também acelerou a aceitação e a popularidade dos investimentos ESG [meio ambiente, social e governança], especialmente o componente S, ou seja, as causas sociais. As políticas fiscais em todo o mundo em um futuro próximo apoiarão o ESG e as finanças sustentáveis”
Jonathan Kellner, do Members Exchange
A ideia de mulheres poderem ficar em casa e criar filhos e ainda trabalhar, espero que tenha mudado para melhor.
“O recrutamento mudou para sempre: a maneira como você vai precisar competir por talentos, como você recruta pessoas e o que você está oferecendo a elas. A ideia de mulheres poderem ficar em casa e criar filhos e ainda trabalhar, espero que tenha mudado para melhor. Espero que isso seja democratizado e nos permita obter mais diversidade em todos os setores. Acho que é um grande ponto positivo”
Darrin Williams, do Southern Bancorp Inc.
“Antes da pandemia, muitos de nossos clientes resistiam às nossas ferramentas digitais (banco on-line, depósito móvel). Desde o fechamento dos lobbies das agências, os clientes foram incentivados a utilizar esses meios para realizar suas transações. Embora esses canais sempre tenham sido mais convenientes para o cliente, a adoção foi perfeita. Não é provável que esses clientes utilizem a filial como seu principal canal de comunicação conosco no futuro. Nossa força e fluxo de trabalho provavelmente mudaram para sempre. Antes da pandemia, os trabalhadores remotos eram a exceção. No entanto, encontramos muitas eficiências em uma força de trabalho remota.
Nossa força e fluxo de trabalho provavelmente mudaram para sempre.
Acredito que a nova geração de trabalhadores e muitos de nossos atuais membros exigirão o direito de trabalhar remotamente no pós-pandemia. Embora haja eficiência nesse acordo, também há custos intangíveis, como a perda de relacionamentos entre os funcionários e a construção de um ambiente de equipe. Vamos melhorar no gerenciamento desse tipo de força de trabalho, mas definitivamente mudou e continuará mudando em um ritmo rápido”
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