Publicidade

Comportamento

Poupança perde espaço entre principais destinos para economias

Produtos financeiros, por outro lado, tiveram alta entre os principais destinos para o dinheiro guardado

Poupança perde espaço entre principais destinos para economias
  • Pela primeira vez em quatro anos, a Poupança perdeu espaço entre os investimentos preferidos para destinar o dinheiro guardado
  • Já os produtos financeiros avançaram entre os favoritos, com 53% da população que conseguiu economizar apostando em outras aplicações de renda fixa e variável
  • Segundo a Anbima, é a primeira vez que os produtos financeiros ultrapassaram a soma de todos os outros destinos dados para as economias

Pela primeira vez em quatro anos, a Poupança perdeu espaço entre os investimentos preferidos para guardar dinheiro. Em 2020, 30 milhões de brasileiros direcionaram as economias para a caderneta (29%), uma queda de oito pontos percentuais em relação a 2019. Ainda assim, a aplicação mais famosa do País fechou o ano passado com saldo de mais de R$ 1 trilhão.

Já os produtos financeiros avançaram entre os favoritos, com 53% da população que conseguiu economizar apostando em outras aplicações de renda fixa e variável – em comparação ao ano anterior, a alta é de 11 pontos percentuais neste segmento. Os grandes destaques são os fundos (5%) e títulos privados (5%), que juntos somam cerca de 10 milhões de investidores, o dobro de adeptos em relação a 2019.

Os dados são da 4ª edição da pesquisa ‘Raio X do Investidor’’, feita pela ANBIMA em parceria com o DataFolha entre 17 de novembro e 17 de outubro de 2020, com 3408 pessoas economicamente ativas de todo o País. Os participantes do estudo tem 16 anos ou mais e pertencem às classes A, B e C. Segundo a instituição, é a primeira vez que os produtos financeiros ultrapassaram a soma de todos os outros destinos dados para as economias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A redução da taxa básica de juros estimulou as pessoas a diversificarem seus investimentos na busca por rentabilidade. Isso explica o crescimento nas aplicações em produtos um pouco mais arriscados, como títulos privados e fundos de investimento”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da ANBIMA.

Diferenças econômicas

O interesse por aplicações financeiras, que não a Poupança, vai crescendo conforme sobem as classes sociais. No ano passado, 48,3% dos brasileiros da classe A escolheram produtos financeiros como destino para suas economias, universo que aumentou 20 pontos percentuais em relação a 2019. Entre os brasileiros da classe B, o crescimento foi de 7,2 pontos, passando de 21,4% para 28,6%. Na classe C, a preferência por produtos financeiros manteve-se em 12,6%.

 

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos