O concurso premia três profissionais em cada uma das 26 categorias, divididas por setores econômicos. Eles foram eleitos via voto eletrônico pela própria comunidade de imprensa. Além de Bretas, foram premiados na categoria “Financeiro” Mateus Fagundes, do Broadcast/Agência Estado; Ana Estela, da Folha de S.Paulo; e Denise Campos de Toledo, da TV Gazeta/Rádio Capital.
A Cecom classifica os escolhidos como “nomes consagrados do jornalismo” e destaca o trabalho aprofundado de todos eles em suas áreas de atuação. Com seus trabalhos, afirma a instituição, ajudam a sociedade a se informar, a compreender o contexto e a conhecer os setores econômicos que colaboram para a tomada de decisões, além de municiar acadêmicos e governos com valiosos dados. “É um esforço notório, que exige muito conhecimento especializado, pesquisas exaustivas, contatos permanentes com as fontes e senso crítico para entender a conjuntura e propor cenários futuros”, afirma a Cecom, na divulgação dos vencedores.
A organização do prêmio ressalta, ainda, a importância de jornalistas como os premiados em uma era caracterizada pela hiperinformação e pelas notícias falsas. “Os profissionais especializados são fundamentais para separarmos o joio do trigo na apuração de notícias e combater as fake news, os boatos e as notícias mal apuradas, sejam ela de boa ou de má fé.” Confira os ganhadores de todas as categorias aqui.
Mais destaques do E-Investidor
Valéria Bretas também foi premiada como os 50 jornalistas +Admirados de Economia, Negócios e Finanças 2024. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 25 de novembro, em São Paulo. O E-Investidor e as repórteres Luíza Lanza e Jenne Andrade chegaram até a etapa final do prêmio.