• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Rumo aos 2 milhões: corretoras tentam ampliar número de mulheres na B3

Clear, Rico e Easynvest são exemplos de casas com projetos para atrair novas investidoras 

Por Jenne Andrade

18/05/2021 | 3:00 Atualização: 18/05/2021 | 11:17

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Abril deste ano cravou uma meta almejada há décadas. O número de mulheres investidoras na Bolsa de Valores chegou, pela primeira vez, à marca de 1 milhão. No quarto mês do ano existiam 1.007.982 contas femininas na B3, um aumento de 611% em pouco mais de três anos, entre dezembro de 2017 e abril de 2021.

Leia mais:
  • As 10 principais mulheres do mercado financeiro brasileiro
  • Cinco mulheres que influenciam os investimentos mundiais
  • Camila Farani: "Diversidade é agenda urgente das empresas"
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar de ainda representar a minoria (27,34%) em relação ao total de pessoas físicas que investem, é um evento a ser comemorado. Há pouco tempo, todo esse público de investidoras era apenas um sonho distante na cabeça de algumas visionárias e visionários.

Magliano Filho, ex-presidente da Bolsa de Valores, morto em janeiro deste ano, chegou a fazer um projeto ‘Mulheres em Ação’ ainda nos anos 2000 para levar educação financeira e ampliar a participação feminina na então Bovespa. Naquela época eram cerca de 15 mil mulheres na Bolsa (17,63%) e 70 mil homens (82,37%).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As mulheres são muito eficientes, têm a racionalidade e o sentido profundo das coisas. Contratamos duas senhoras e elas começaram a divulgar a Bolsa de valores e foram para o Brasil inteirinho e até para o exterior”, disse o ex-presidente, em entrevista dada ao E-Investidor. “Foram excepcionais, devemos a ampliação do acesso do público feminino, e do público em geral, a elas.”

É de projeto em projeto que o acesso à Bolsa começa a se tornar mais igualitário. Ter conhecimento financeiro e fazer investimentos  contribui para melhorar o bem-estar das mulheres de uma forma geral em todas as fases da vida. Pensando nisso, reunimos iniciativas recentes de corretoras, pensadas para impulsionar mais investidoras para a B3 e acelerar à marca de 2 milhões.

Clear Corretora

Em março deste ano, a Clear lançou o movimento ‘Rumo ao Milhão’. Como a marca foi rapidamente batida, a intenção agora é literalmente dobrar a meta. A corretora está lançando um novo desafio chamado “Rumo aos Dois Milhões”, que na prática visa chegar aos 2 milhões de investidoras até o próximo Dia Internacional da Mulher, em março de 2022.

Para isso, a casa deve lançar vários projetos. Um deles será o “Armário em Ação”, em que irá convidar influenciadoras a venderem peças de roupa e acessórios que não utilizam mais para aportar o dinheiro em ações na B3. Algumas das influencers que participarão de iniciativa são Pietra Guerra (@guerranomercado), Bea Aguillar (@bea_aguillar) e Ariane Campolini (@ariane_campolim), analistas da Clear.

“Muitas mulheres têm o hábito de pegar coisas que elas não usam mais e vender. A ideia, portanto, é transformar esse dinheiro parado em dinheiro com vida, dinheiro em ação”, afirma Bruno Sattim, coordenador de Marketing da Clear Corretora. “Queremos fazer iniciativas recorrentes, não só eventos isolados.”

Publicidade

Um segundo projeto será uma websérie com investidoras experientes e novatas falando sobre a importância da presença feminina no mercado de investimentos. Haverá também uma sessão no canal do Youtube da Clear, o ‘Elas por Elas’, que trará histórias de mulheres inspiradoras na Bolsa.

Na visão de Pietra Guerra, analista da Clear Corretora, a mudança do mercado em direção à diversidade é inevitável. “No final do dia, é importante trazer investidoras, para nós sermos as tomadoras de decisões sobre as nossas finanças e o nosso futuro”, explica. “Normalmente, quando as mulheres entram na Bolsa, elas entram com mais certeza e maior conhecimento sobre os riscos. Ou seja, entram na B3 e ficam. Diferente dos homens, que vemos muita rotatividade.”

A preocupação em atrair esse público vem dando frutos. Atualmente, uma em cada quatro mulheres que investem na Bolsa o fazem por meio da Clear Corretora. No total, a marca tem cerca de 250 mil mulheres ativas na B3. “Temos ainda poucas referências femininas no mercado para fazer essa identificação”, explica Guerra. “Os projetos estão aí para trazer essas referências, mostrar para as mulheres que existem muitas investidoras extremamente bem-sucedidas e que elas podem fazer parte desse mundo também.”

Rico Investimentos

Paula Zogbi, analista da Rico Investimentos, relata que uma das estratégias de casa para atrair investidoras é justamente pensar na diversidade dentro da corretora. “Temos a Bettina Roxo como uma das principais porta-vozes, nosso time de research tem 3 mulheres e 1 homem. Nossos vídeos são muito bem equilibrados, não só com apresentadores e apresentadoras, mas com convidados”, explica a especialista. “Não usamos termos engravatados. Em todos os nossos conteúdos usamos linguagem inclusiva.”

A Rico também deu início a um atendimento mais personalizado para ampliar a questão da identificação do público feminino com o mercado de investimentos. “É uma coisa nova, mas temos buscado fazer com que clientes mulheres que prefiram ser atendidas por especialistas mulheres, tenham essa possibilidade”, afirma Zogbi.

Publicidade

Em setembro de 2020, a XP lançou o fundo de investimentos multimercado ‘Trend Lideranças Femininas’, que permite o acesso dos investidores ao mercado americano e acumula alta de 23,17% desde a criação. O portfólio é composto por companhias que valorizam a liderança feminina. O produto é também distribuído pela Rico e parte da estratégia de identificação.

“Queremos que as mulheres tenham independência financeira tanto quanto os homens. Isso é prejudicial para a liberdade da mulheres, já que no mundo em que vivemos, liberdade financeira também é liberdade de fazer escolhas”, ressalta Zogbi. “Como empresa, também é importante para gente que o máximo de pessoas invistam.”

Um dos reflexos dessa preocupação com ‘mostrar’ a diversidade para atrair o público feminino para a Bolsa, está no canal do Youtube da Rico. “Desde agosto do ano passado, quando a Bettina entrou como porta-voz, o número de mulheres subiu para mais de 40% dos inscritos”, conclui Zogbi.

Easynvest

Há 4 anos, a Easynvest criou o projeto ‘Nós, Mulheres Investidoras’, que visa aproximar o público feminino do mercado financeiro. Além de trazer conteúdos sobre finanças em diversos formatos, como vídeos, podcasts e textos, a iniciativa tem o objetivo fazer com que as mulheres se sintam confortáveis para começar a fazer investimentos.

No Facebook, a corretora também tem um grupo só para as investidoras, que já conta com 3,4 mil membros. “Percebemos que existia um amplo número de mulheres que não se identificavam com fontes de informação tradicionais sobre o mundo dos investimentos e queriam falar e serem ouvidas. Passamos a mergulhar fundo neste universo, criando um núcleo de mulheres dentro da corretora para liderar este movimento”, afirma a corretora no site do projeto.

Publicidade

De acordo com Giselle Mendes, fundadora do projeto e coordenadora de comunicação da Easynvest, em 2017 apenas 25% dos investidores da Easynvest eram mulheres. Atualmente, elas correspondem a 37% dos clientes da corretora. A maioria possui perfil moderado (38,66%) e investe principalmente em ações (32,6%), CDBs (29,5%) e fundos imobiliários (20,5%).

“A informação não é escassa, mas a comunicação dessas informações é muito voltada para o mundo masculino”, afirma Mendes. “Então o movimento ‘Nós, Mulheres Investidoras’ foi pioneiro no mercado financeiro, já que em 2017 ainda não existiam pessoas falando de educação financeira para mulheres. No começo existiu uma resistência muito grande, tanto entre as mulheres que não investiam, quanto com as investidoras experientes. Mas fomos ganhando tração aos poucos.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
26/12/2025 4h56 (delay 15min)
Câmbio
26/12/2025 4h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como viver de renda fixa em 2026: quanto investir, quais riscos considerar e como montar a carteira de investimentos

  • 2

    Tesouro Direto atrai 240 mil investidores com títulos rendendo até 22% no ano; veja oportunidades para 2026

  • 3

    AZUL4 sai de cena: Azul adota nova forma de negociação na B3; veja o que muda

  • 4

    O fim da era Buffett: as cinco lições e segredos do maior investidor da história

  • 5

    O que está por trás da alta anual de 241,5% da Cogna e por que o setor de educação voltou ao radar do mercado

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja números que o ChatGPT escolheria
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja números que o ChatGPT escolheria
Imagem principal sobre o Dicas para economizar em viagem de final de ano
Logo E-Investidor
Dicas para economizar em viagem de final de ano
Imagem principal sobre o 4 dicas para economizar com os presentes de Natal
Logo E-Investidor
4 dicas para economizar com os presentes de Natal
Imagem principal sobre o Ceia de Natal: 5 dicas para economizar na refeição
Logo E-Investidor
Ceia de Natal: 5 dicas para economizar na refeição
Imagem principal sobre o Quina de hoje (23): SÃO R$ 10 MILHÕES SORTEADOS EM NOVO HORÁRIO; veja
Logo E-Investidor
Quina de hoje (23): SÃO R$ 10 MILHÕES SORTEADOS EM NOVO HORÁRIO; veja
Imagem principal sobre o Calendário do INSS: veja quando começam os pagamentos em 2026
Logo E-Investidor
Calendário do INSS: veja quando começam os pagamentos em 2026
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (23/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (23/12)
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: saiba qual concurso teve mais de 50 ganhadores
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: saiba qual concurso teve mais de 50 ganhadores
Últimas: Comportamento
Por que a Geração Z está “desistindo” da casa própria e mudando sua relação com trabalho e dinheiro
Comportamento
Por que a Geração Z está “desistindo” da casa própria e mudando sua relação com trabalho e dinheiro

Com imóveis cada vez menos acessíveis, jovens gastam mais do que economizam, reduzem esforço no trabalho e recorrem a investimentos arriscados, apontam pesquisas acadêmicas nos EUA

21/12/2025 | 05h30 | Por Sydney Lake, da Fortune
Bolha de IA? Harari, Burry e Dalio, gurus do Vale do Silício, explicam como veem a euforia que domina as bolsas
Comportamento
Bolha de IA? Harari, Burry e Dalio, gurus do Vale do Silício, explicam como veem a euforia que domina as bolsas

Disparada dos investimentos no setor divide nomes influentes das finanças globais, que discordam sobre o risco de um estouro iminente

18/12/2025 | 09h34 | Por Isabela Ortiz
Era pós-Buffett avança: Berkshire nomeia novo CFO e analistas alertam para mais saídas
Comportamento
Era pós-Buffett avança: Berkshire nomeia novo CFO e analistas alertam para mais saídas

Após quatro décadas, CFO histórico deixa o cargo e reforça a transição de poder na Berkshire, às vésperas da saída de Warren Buffett

17/12/2025 | 17h31 | Por Sheryl Estrada, da Fortune
Hábitos financeiros de gerações Z e Alpha: mais gastos com vestuário e uso recorde das “caixinhas” do Nubank
Comportamento
Hábitos financeiros de gerações Z e Alpha: mais gastos com vestuário e uso recorde das “caixinhas” do Nubank

Pesquisa do banco digital mostra aumento de poupanças definidas como “Presentes de Natal”, “Amigo Secreto” e “Parcelas Ano Novo”; veja como os jovens consomem

17/12/2025 | 10h00 | Por Camilly Rosaboni

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador