Comportamento

Sete produções sobre empresas lançadas no streaming em 2022

Spotify e Uber estão entre as companhias que têm suas histórias contadas em séries

Sete produções sobre empresas lançadas no streaming em 2022
Amanda Seyfried é Elizabeth Holmes na série 'The Dropout'. Foto: 20th Television Searchlight
  • Ao longo de 2022, diferentes produções sobre o mundo dos negócios foram lançadas no streaming
  • Na Netflix, a minissérie “GameStop contra Wall Street” retrata como uma varejista de videogames se tornou alvo de disputa entre investidores amadores e grandes nomes de Wall Street
  • Casos associados a fraudes e a supostos golpes também não ficaram de fora

Ao longo de 2022, diferentes produções sobre o mundo dos negócios foram lançadas no streaming. Documentários e séries procuraram trazer histórias de empresas de destaque, como Spotify e Uber. Casos associados a fraudes e a supostos golpes também não ficaram de fora.

Na Netflix, a minissérie “GameStop contra Wall Street” retrata como uma varejista de videogames se tornou alvo de disputa entre investidores amadores e grandes nomes de Wall Street. Outra situação peculiar é a contada pelo documentário “Não Confie em Ninguém: A Caça ao Rei da Criptomoeda”, que investiga as teorias em torno da morte de Gerry Cotten, fundador de uma corretora de criptomoedas.

Para quem quiser conhecer os bastidores por trás de certas empresas, o E-Investidor preparou uma lista com 7 produções que reúnem desde exemplos de sucesso até condenações por fraude.

O Escândalo da Wirecard (2022)

O sucesso repentino da alemã Wirecard surpreendeu o mercado financeiro. A empresa de pagamentos chegou a integrar o DAX (principal índice de referência da Bolsa de Frankfurt), mas entrou com um processo de insolvência em 2020, após reconhecer que cerca de US$ 2,1 bilhões presentes em seus balanços nunca existiram.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O documentário, dirigido por James Erskine, mostra os desafios que os jornalistas do The Financial Times tiveram para expor o grande caso de fraude.

Onde ver: Netflix

GameStop contra Wall Street (2022)

A minissérie de três episódios mostra como a GameStop, varejista especializada em videogames, tornou-se centro da disputa entre investidores amadores e a elite de Wall Street.

Integrantes da comunidade WallStreetBets, do Reddit, promoveram a compra em massa dos papéis da varejista, em investida contra os chamados short-sellers (investidores que apostam na queda das ações de uma empresa). Os usuários do fórum se saíram vitoriosos, já que os papéis da GameStop tiveram forte alta no início de 2021.

Onde ver: Netflix

Som na Faixa (2022)

O relato ficcionalizado acompanha o processo de criação do Spotify, plataforma de streaming que revolucionou a indústria musical. Tudo começou quando o empreendedor Daniel Ek e seus parceiros viram uma oportunidade de negócio em meio à ameaça crescente da pirataria para o setor.

Publicidade

Eles conseguiram levar o projeto adiante e, em 2008, a plataforma entrou em operação. A série sueca conta com seis episódios, cada um com cinquenta minutos em média.

Onde ver: Netflix

Não Confie em Ninguém: A Caça ao Rei da Criptomoeda (2022)

A morte repentina do fundador da Quadriga Fintech Solutions (antiga QuadrigaCX), exchange de criptomoedas do Canadá, provocou desespero nos clientes da corretora. Gerry Cotten faleceu durante uma viagem à Índia no final de 2018, supostamente por complicações da doença de Crohn.

Como ele era o único que tinha a senha para acessar as carteiras dos investidores, cerca de US$ 190 milhões de seus clientes ficaram congelados. O documentário mostra as várias teorias que começaram a surgir sobre o caso, incluindo a hipótese de que o empresário forjou a própria morte para aplicar um golpe.

Onde ver: Netflix

Super Pumped – A Batalha pela Uber (2022)

A série se concentra na Uber e em seu cofundador, Travis Kalanick, interpretado pelo ator Joseph Gordon-Levitt.

Publicidade

Ao longo dos episódios, é possível acompanhar a trajetória conturbada da empresa, desde a sua criação até a expansão no mercado. Uma Thurman e Kyle Chandler também estão no elenco.

Onde ver: Paramount+

The Dropout (2022)

A Theranos, fundada em 2003, prometia trazer uma revolução: entregar exames de sangue precisos, que poderiam diagnosticar diferentes doença. A pessoa por trás do projeto, Elizabeth Holmes, logo ganhou destaque e chegou a ser capa de revistas como Forbes e Fortune. No entanto, em 2015, alguns testes começaram a colocar em dúvidaa tecnologia adotada pela empresa. No início deste ano, Holmes foi condenada por quatro crimes (três por fraude e um por conspiração). Amanda Seyfried interpreta a protagonista.

Onde ver: Star+

WeCrashed (2022)

A startup WeWork chegou ao mercado sendo bem recepcionada. Fundada por Adam Neumann, a empresa, que tinha como objetivo fornecer espaços de coworking, recebeu investimentos de diferentes bancos e fundos. . Donos de comportamentos excêntricos, Adam e sua esposa Rebekah Neumann tentaram associar uma imagem de inovação à startup, mas acabaram tomando decisões equivocadas, que comprometeram o lucro da WeWork.

O elenco da série de oito episódios conta com Anne Hathaway e Jared Leto nos papéis principais.

Publicidade

Onde ver: Apple TV+

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos