Comportamento

6 séries e filmes sobre fundadores de grandes empresas

A criação de empresas como Uber e Wework serviu de inspiração para produtos audiovisuais

6 séries e filmes sobre fundadores de grandes empresas
Joseph Gordon-Levitt e Babak Tafti em cena de 'Super Pumped: A Batalha pela Uber'. Foto: Showtime
  • A vida pessoal, a glória e a ruína de fundadores de grandes empresas servem de base para filmes e séries que estão disponíveis nas plataformas de streaming
  • Nesta lista preparada pelo E-Investidor, você confere uma seleção de produções lançadas nos últimos sete anos

A vida pessoal, a glória e a ruína de fundadores de grandes empresas servem de base para filmes e séries que estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Essas produções mostram que o êxito nos negócios quase sempre é um caminho difícil, repleto de conflitos com concorrentes e problemas financeiros. Há quem utilize de métodos antiéticos e até ilegais para conseguir salvar a própria empresa (em alguns casos, a si mesmo).

Nesta lista preparada pelo E-Investidor, você confere uma seleção de produções lançadas nos últimos sete anos. Elas contam histórias desses empreendedores que, com inteligência e ambição, expandiram seus negócios mundo afora, mas também flertaram com o perigo e o fracasso.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

DeLorean: Do motor ao crime

O veículo DeLorean ficou célebre mundo afora ao aparecer no filme De Volta para o Futuro (1985). O carro é uma criação de John DeLorean (Lee Pace), que pretendia revolucionar a indústria automobilística. Ao conhecer o vizinho Jim Hoffman (Jason Sudeikis), DeLorean entra em uma trama policial, envolvendo o tráfico de drogas e o FBI, ao mesmo tempo em que precisa de dinheiro para salvar sua empresa da falência.

Onde ver: disponível para locação no Apple TV, Amazon Prime, Google Play e YouTube.

Fome de Poder

Publicidade

Lançado em 2016, o filme conta a história de Ray Kroc (Michael Keaton), um vendedor de máquinas de milk-shake que, em 1954, recebe uma encomenda de seis aparelhos de uma lanchonete chamada McDonald’s, em que os clientes fazem o pedido e são atendidos rapidamente.

Ele se oferece como representante comercial da companhia, localizada em San Bernardino, Califórnia, passa a expandi-la e, por vias que passam longe da ética, acaba assumindo o negócio que se tornou um sucesso mundial no lugar dos irmãos Dick (Nick Offerman) e Mac Macdonald (John Carroll Lynch).

Onde ver: HBO Max. Também disponível para locação no Apple TV, Google Play e YouTube.

Steve Jobs

Publicidade

O fundador da Apple já foi tema de séries, filmes e livros. Mas este longa-metragem de 2015, dirigido por Danny Boyle, traz uma perspectiva interessante, mostrando três momentos-chave da vida de Jobs (Michael Fassbender) que envolvem lançamentos de produtos. Ao mesmo tempo, ele precisa lidar com questões pessoais envolvendo a filha, Lisa. O filme é baseado em uma biografia escrita por Walter Isaacson e tem no elenco Kate Winslet e Jeff Daniels.

Onde ver: disponível para locação no Apple TV, Google Play e YouTube.

Super Pumped – A Batalha pela Uber

Baseada em livro de Mike Isaac, a série conta a história de Travis Kalanick (Joseph Gordon-Levitt), o fundador da Uber. Depois de conseguir o apoio financeiro do investidor Bill Gurley (Kyle Chandler), o CEO da companhia enfrenta reguladores e concorrentes para manter e expandir a empresa de transporte, utilizando métodos nem sempre legais.

Publicidade

Enquanto tenta manter a Uber de pé, Kalanick consegue como aliada Arianna Huffington (Uma Thurman) e entra em atritos com grandes empresas como a Apple e o Google.

Onde ver: Paramount+

The Dropout (2022)

Elizabeth Holmes largou a faculdade de Engenharia Química, na Universidade de Stanford, para fundar a Theranos. Ela prometia fazer exames diagnósticos precisos a partir de gotas de sangue, que poderiam diagnosticar doenças como câncer.

Publicidade

Muitos acreditaram na ideia, até que em 2015 um inquérito foi aberto para investigar a empresa. Neste ano, Holmes foi condenada por fraude. Na série, Amanda Seyfried interpreta Holmes.

Onde ver: Star+

Wecrashed

O empreendedor Adam Neumann (Jared Leto) tenta apresentar várias ideias a investidores, sem sucesso. Até que ele conhece Rebekah Neumann (Anne Hathaway), se apaixona por ela e monta uma empresa de escritórios compartilhados que se tornaria globalmente famosa: a WeWork.

Publicidade

Ao lado do discreto e tímido sócio Miguel McKelvey (Kyle Marvin), Neumann busca expandir a marca e consegue um investimento de Masayoshi Son (Kim Eui-sung), fundador do SoftBank. Mas as extravagâncias do empresário, que diz que a função da WeWork é “elevar a consciência mundial”, o fazem entrar em choque com pessoas-chave do negócio.

Onde ver: AppleTV+

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos