Comportamento

Vai comprar imóvel? Então veja 3 simuladores de financiamento

A simulação dá uma forte ideia de quanto você pagará pelo financiamento, em quantas parcelas e por quanto tempo

Vai comprar imóvel? Então veja 3 simuladores de financiamento
O custo final do financiamento pode ser três vezes maior do que o valor do imóvel (Foto: Envato Elements)

Quem está com planos de adquirir um imóvel por meio do financiamento deve saber que a simulação é uma parte importante antes de fechar o acordo. A simulação dá uma forte ideia de quanto pagará pelo financiamento, em quantas parcelas e por quanto tempo. Assim, você que procura um imóvel para comprar terá certeza de qual financiamento se mostra viável para a sua realidade orçamentária.

Se a aquisição do imóvel faz parte da sua estratégia de investimento, não deixe de conferir essa reportagem: Imóvel ou renda fixa, o que rende mais e em qual deles você deve investir

Nesta matéria, o E-Investidor lista três simuladores de financiamento de imóveis para ajudar na compra da casa ou apartamento.

Simulador Caixa de Financiamento

Para simular por meio do sistema da Caixa, é preciso acessar este link. Ao clicar no botão “Simulador Habitacional CAIXA”, você será direcionado ao site da Caixa, onde poderá fazer a simulação de seu financiamento e conferir detalhes sobre prazos e condições.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na página, você deverá preencher dados iniciais, como indicações se o financiamento será realizado em nome de pessoa física ou jurídica, o tipo de financiamento, valor aproximado do imóvel, entre outras informações. Na sequência, deverá preencher os seus dados, como número de CPF, renda familiar, data de nascimento e telefone para contato.

Em seguida, escolha uma das opções de financiamento apresentadas e logo depois verá o resultado.

No final do processo de simulação, o interessado deve visitar um Correspondente Caixa Aqui (CCA) ou uma agência do banco para prosseguir com a contratação.

Simulador da XP Investimentos

XP Investimentos anunciou nesta terça-feira (18) o lançamento do simulador de financiamento imobiliário da corretora. Os clientes poderão consultar as taxas dos principais bancos do mercado para tomar uma melhor decisão na hora de fechar o contrato.

No aplicativo da XP, deve-se buscar pela opção de “Simulação de Financiamento Imobiliário” e então preencher os campos indicados, que incluem valor total do imóvel, valor da entrada e número de parcelas que deseja pagar. O usuário também tem a opção de sinalizar que pretende usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento.

Assim, o app calcula as taxas oferecidas por cada banco, permitindo que o cliente compare as opções e escolha aquela que melhor se adeque aos seus objetivos.

Publicidade

Após o cliente decidir com qual empréstimo seguir, ele é direcionado a um consultor da Direto, fintech de soluções imobiliárias, dados e softwares, pertencente à parceria da XP e com a Direcional Engenharia. O profissional entrará em contato, via e-mail ou telefone, para continuar o atendimento e orientar sobre os próximos passos.

A XP vai oferecer a novidade para todos os clientes que possuem conta na corretora e desejam realizar um financiamento de no mínimo R$ 300 mil, sem contar o valor da entrada. Inicialmente, a função estará disponível apenas para a compra de imóveis residenciais, mas em breve deve se estender para comerciais, terrenos ou construção.

Simulador do Itaú

Primeiramente, o interessado deve acessar este link, que o direcionará a página Financiamento Imobiliário Itaú. Insira o seu CPF na caixinha “simule o financiamento do seu novo imóvel” e, em seguida, preencha os campos com nome completo, e-mail e celular.

Ao avançar, você deverá informar o tipo de imóvel, seu valor e o valor de entrada, a data de nascimento do interessado e por quantos anos o imóvel irá ser financiado. A partir daí, verá duas opções de financiamento. Basta clicar em “seguir com estas condições” no financiamento que mais te interessa.

Após essa etapa, complete o cadastro com informações sobre sua renda, endereço atual e mais algumas opções sobre o financiamento.