Luis Stuhlberger, da Verde Asset Management (Foto: Iara Morselli/Estadão)
O gestor e sócio da Verde Asset, Luis Stuhlberger, afirmou que embora o mercado comente que a taxa de juros real de equilíbrio esteja entre 2% a 3%, na sua opinião se encontra mais próxima de 4%. Ele indicou que isso se deve ao teto dos gastos, tema com o qual mostrou preocupação ao longo de sua apresentação em painel do evento realização em São Paulo sobre mercado de capitais pela Anbima e B3.
Stuhlberger disse que o controle da inflação brasileira é também dificultado pelo fato de o Brasil ter uma das economias mais indexadas do mundo. “Jogar a inflação para 5% e para abaixo, será outro ponto de dificuldade, especialmente se houver mais gastos”, pontuou. Ao mesmo tempo, ele vê como outra grande dificuldade as intenções de qualquer governo de trazer o juro para um dígito.
O gestor também fez previsões a respeito de uma eventual vitória do candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta outra reportagem. E explicou ainda o motivo de ser tão difícil ter retorno na Bolsa de Valores, como mostra essa outra reportagem.