

Se o drama de sucesso da HBO “Succession” – que trata de sucessão empresarial familiar – deixou algum ensinamento ao mundo dos negócios seria este: você nunca deve esperar que algo seja simplesmente entregue a você pela empresa da sua família — especialmente uma de bilhões de dólares. Jon Paul Pérez aprendeu isso da maneira mais difícil. Décadas depois, o trabalho árduo compensou e ele agora está assumindo como CEO da companhia.
Após se formar na faculdade, o filho do bilionário do setor imobiliário de Miami, Jorge Pérez, perguntou ao seu pai quando ele poderia começar a trabalhar na empresa familiar, a Related Group, mas a resposta não foi o que ele queria ouvir: “Você não vai trabalhar para mim”, lembrou Pérez à CNBC’s Inside Wealth.
Embora Jon Paul tenha admitido que ficou chocado com a severidade, talvez não seja surpreendente que seu pai não quisesse arriscar sua reputação de um gestor de US$ 60 bilhões em ativos contratando seu filho apenas porque são parentes. Então, Pérez adotou uma abordagem simples, mas não convencional: ele colocou as habilidades do filho à prova fazendo-o trabalhar para seu amigo próximo e parceiro de negócios.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Fortune entrou em contato com a Related Group e a família Pérez para comentar, mas não teve retorno.
Experiências de Jon Paul antes da sucessão na Related Group
Em vez de começar sua carreira na Related Group após se formar na Universidade de Miami, Jon Paul, relutantemente, dirigiu-se a Nova York para subir os degraus da carreira por conta própria. Pérez disse a todos os seus filhos que, para um dia trabalharem para ele, tinham antes que passar pelo menos cinco anos no difícil mercado imobiliário de Nova York e obter um mestrado de uma escola de negócios de primeira linha.
“Eu disse a eles que só porque eu fui bem-sucedido no setor imobiliário eles não devem escolher algo pelo qual não tenham paixão”, contou. “Porque a vida é muito difícil como ela é e se você acorda todos os dias e faz algo apenas para ganhar dinheiro ou que você realmente não gosta, não vai funcionar”, disse Pérez à CNBC. “Eu não queria que o resto da empresa sentisse que eles foram trazidos por causa de seu sobrenome.”
Jon Paul começou como analista na Related Companies, uma empresa de propriedade de um amigo próximo da família e bilionário, Stephen Ross – que, até 2022, também possuía uma participação minoritária na empresa de Perez. Ele mais tarde obteve um MBA da Kellogg School of Management da Northwestern University — a escola de negócios número três dos Estados Unidos, de acordo com os rankings da Fortune.
Desafios e lições na transição de liderança familiar
Até 2012, Jon Paul havia adquirido experiência suficiente (aos olhos de seu pai) para se juntar à Related Group, mas ainda não lhe foi imediatamente entregue um portfólio de alto perfil. Ele começou como liderança do negócio de aluguel e trabalhou seu caminho para cima.
Mas o amor duro de seu pai – em seu planejamento sucessório – compensou. Jon Paul agora está assumindo como diretor executivo do negócio da família, empresa na qual ele vai administrar ao lado de seu irmão, Nick. Seu pai, que se tornará presidente executivo, diz que seus filhos finalmente mereceram isso. “Ambos ganharam seus cargos na companhia tendo trabalhado por mais de uma década em posições responsáveis tanto fora quanto dentro da empresa”, disse Pérez ao The South Florida Business Journal.
Publicidade
E depois de provar a si mesmo para o trabalho, assumir o lugar do patriarca da família não parece nada intimidador. Assim, Jon Paul parece pronto para o novo desafio. “Eu só quero produzir. Não me importo quem recebe o crédito”, disse ele, em 2022.
*Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com (c.2024 Fortune Media IP Limited) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.