Comportamento

É mais vantajoso financeiramente comprar on-line ou nas lojas físicas?

Pessoas preferem frequentar lojas físicas nos setores de mercearia, roupas, beleza e móveis, aponta estudo

É mais vantajoso financeiramente comprar on-line ou nas lojas físicas?
Comércio varejista (Foto: Envato Elements)
  • De acordo com os resultados financeiros da Adyen, processadora tecnológica global de pagamentos digitais, 56,4% das transações financeiras de empresas com canais físicos e digitais foram processadas presencialmente no ano de 2023

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, houve um boom de compras on-line que redefiniu os parâmetros do varejo. Hoje existem dois mundos: o e-commerce e o das lojas físicas. Pensando nisso, é possível constatar que há diferenças entre eles, principalmente no que tange o planejamento financeiro. Afinal, é mais vantajoso comprar on-line ou presencialmente?

A economista Paula Sauer, que também é psicóloga e professora de finanças pessoais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), afirma que o fator que gera mais impacto nessa decisão é o preço e o quanto as pessoas pretendem gastar.  “O consumidor tem a expectativa de encontrar boas ofertas, ou seja, preços mais baixos nas lojas físicas, e isso o agrada sempre. É isso o que vai maximizar sua satisfação”, afirma.

Leia Mais:  Dia do Consumidor: como se proteger de golpes nas compras online?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com os resultados financeiros da Adyen, processadora tecnológica global de pagamentos digitais, 56,4% das transações financeiras de empresas com canais físicos e digitais foram processadas presencialmente no ano de 2023.

“Em teoria comprar em uma loja on-line, deveria ser mais barato, mas nem sempre é isso o que acontece”, diz a economista. “Em alguns casos, o preço do frete e o prazo de entrega podem representar um problema. Muitas vezes, produtos importados pagam uma taxa de importação, que vai encarecer ainda mais o produto”, afirma.

Os setores em que os consumidores mais possuem preferência por frequentar as lojas físicas é o de groceries ou mercearia (76%), roupas (53%), beleza (47%) e móveis (64%), conforme aponta o Relatório Varejo 2023 da Adyen, pesquisa feita em parceria com a Opinium Research LLP e Censuswide, e que reuniu respostas de 36 mil consumidores em 26 países.

As lojas físicas se tornaram mais rápidas

O estudo aponta que mais da metade das pessoas (55%) prefere pagar com contactless, ou seja, fazer pagamento por aproximação. Além disso, o autoatendimento, que atualmente existe em quase todo estabelecimento de grande porte, permite um processo mais ágil e eficiente. Sem filas demoradas e sem necessidade de interações, as pessoas têm cada vez mais aderido a essa forma de pagamento autônoma.

Para a economista, trata-se de um processo empoderador para as pessoas que vão consumir. “É até mesmo mais divertido do que ficar no caixa observando o valor aumentar paulatinamente, enquanto gerenciamos como o funcionário coloca nossas compras na sacola”, diz.

Outros fatores que influenciam

59% dos entrevistados dizem que preferem ir até as lojas para experimentar itens. Paula Sauer salienta que é fundamental ter em mente que comprar é um “ato social”, ou seja, representa a maneira com que as pessoas se comunicam com o mundo. “Através das nossas roupas ou do que consumimos, tentamos literalmente comprar em lojas, o nosso ‘eu ideal’. Para chegar nele, é preciso observar o mundo que se quer pertencer”, diz.

Tanto as lojas digitais quanto as físicas possuem estratégias importantes, os chamados “gatilhos” que tem como objetivo estimular o consumo. Essas estratégias são cada vez mais sofisticadas, e conduzem o consumidor a tomada de decisão pelas compras sem que ele se dê conta. Para a especialista, não existe ambiente neutro. Tudo é pensado. “Cheiros de experiências marcantes, de casa de vó, de comida gostosa, de maresia, do primeiro namorado. Ainda não conseguimos reproduzir isso digitalmente”, diz a economista.

Publicidade

“São texturas no chão em lugares estratégicos que fazem com que o consumidor ande mais rápido ou mais devagar, luzes, música, cores, perfumes, temperatura, disposição nas gôndolas”, afirma Paula Sauer. “Tudo pode ser milimetricamente construído para fazer com que o cliente tenha uma melhor experiência de consumo e um maior desembolso financeiro.”

Podem ser destacados alguns exemplos de experiências como os showrooms, que consistem na exposição dos produtos à venda em que é possível adentrar e experimentar, observação por meio de realidade aumentada, cafeterias dentro da loja, eventos, entre outros.

Afinal, qual dos dois é melhor?

De acordo com o especialista em varejo e fundador da All Set, Leopoldo Jereissati, ambas as formas de consumir estão a cada dia mais caminhando juntas. “Essa é uma barreira que já foi ultrapassada porque os canais on-line são vastos e úteis para a pesquisa. Mas, a experiência física conta muito”, diz.

Ele ainda ressalta que hoje em dia há uma tentativa de equiparar os preços entre lojas físicas e on-line. O valor muitas vezes é determinado pelo local no presencial. Porém, com o uso de algoritmos e dados armazenados, muitas vezes esse preço é personalizado.

“Elas sabem que você pode pagar um pouco mais, e outra pessoa pode pagar menos. Existe uma individualização”, afirma o especialista. “Isso se vê, por exemplo, no uso de carros por aplicativo. Muitas vezes duas pessoas estão no mesmo lugar, vão correr uma distância parecida e os preços são diferentes.”

Leia Mais: 4 dicas de como economizar com transporte por aplicativo

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos