Comportamento

Banco Central autoriza pagamentos por WhatsApp

Presidente da instituição, Roberto Campos Neto afirma ver 'casamento' entre mídias sociais e finanças

Banco Central autoriza pagamentos por WhatsApp
Foto: REUTERS/Dado Ruvic
  • O Banco Central (BC) autorizou nesta terça-feira (30) pagamentos pelo Whatsapp, incluindo transferências, pré-pago e depósitos operados por Mastercard e Visa
  • Aplicativo também pode ser um "iniciador de transações de pagamentos" por meio do Facebook Pagamentos do Brasil

O Banco Central (BC) autorizou nesta terça-feira (30) pagamentos pelo WhatsApp, incluindo transferências, pré-pago e depósitos operados por Mastercard e Visa. O aplicativo também pode ser um “iniciador de transações de pagamentos” por meio do Facebook Pagamentos do Brasil.

Entretanto, o BC informou em nota que as autorizações não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, ainda em análise. “O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, afirmou a instituição.

Mais cedo, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o WhatsApp teria aprovação da instituição para efetuar pagamentos. A declaração foi feita em um evento virtual do Banco Daycoval que ocorreu nesta terça-feira (30), transmitido pela internet.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O WhatsApp vai ser aprovado em breve para fazer pagamentos no Brasil. Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”, afirmou Neto.

A ferramenta de pagamentos do WhatsApp foi suspensa pelo BC em junho. Logo após o seu lançamento, o regulador decidiu bloqueá-lo sob a justificativa de rever questões de competição e privacidade.

Com o WhatsApp Pay, usuários pessoa física e jurídica poderão fazer pagamentos e transferências pelo próprio aplicativo de mensagem. Basta ter um cartão de crédito ou débito associado à conta.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos